PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Medida Provisória 232: novas regras de tributação entram em vigor em abril, sobrecarregando ainda mais de impostos pessoas físicas e jurídicas


ENTREVISTA
Isac Jorge Filho - novo presidente do Cremesp desde 1º de janeiro


POSSE
Conheça a composição da nova diretoria do Cremesp


CREMESP 1
A posse do novo presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, que substitui Clóvis F. Constantino, presidente do primeiro período da gestão


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO
A meta deste ano é implantar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos


CONJUNTURA
A questão do aumento da tributação sobre a prestação de serviços


ESPECIAL
Série SUS: o Jornal do Cremesp ouviu diretores de sete hospitais universitários na capital e no interior


ENSINO 1
Prova prática para Residência Médica começa a ser realizada em algumas Faculdades de Medicina do país


ENSINO 2
Acredite: MEC pode autorizar a abertura de mais cursos de Medicina na capital


ATUALIZAÇÃO
O atendimento de casos de infarto agudo do miocárdio em hospitais não-especializados


CREMESP 2
Propaganda Sem Bebida: especialista americano no assunto garante que estamos no caminho certo


NOTAS
Alerta Ético. Tema: o relacionamento entre profissionais de saúde no dia-a-dia de trabalho


ANOTE
Guia do Cremesp. Consulte os vários serviços oferecidos por esta Casa.


HISTÓRIA
Reportagem especial com Luiz Gonzaga Pinto Saraiva, médico e fotógrafo


GALERIA DE FOTOS



Edição 209 - 01/2005

POSSE

Conheça a composição da nova diretoria do Cremesp


Conheça os novos diretores do Cremesp

A seguir, a composição da nova diretoria, cujo presidente é Isac Jorge Filho:

Vice-presidente
Desiré Carlos Callegari
Foi diretor corregedor na primeira diretoria e substitui Bráulio Luna Filho. É anestesiologista, professor de Anestesiologia e membro da Congregação da Faculdade de Medicina da Fuabc. É também diretor de Defesa Profissional da Sociedade de Anestesiologia Estadual e chefe do serviço de Anestesiologia do Hospital Municipal Universitário de S. Bernardo do Campo. “Encaramos mais este desafio com muita vontade e responsabilidade, visando representar os médicos na luta pela sua valorização e dignidade”, destaca.

Tesoureiro suplente
Renato Françoso Filho
Cirurgião geral, substitui Kazuo Uemura. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. É também diretor da 14ª Região Distrital da APM e ex-presidente da APM regional de Piracicaba. Opina que “o Cremesp deve continuar empunhando suas bandeiras de luta em favor da classe médica, aliado às demais entidades médicas, com ações conjuntas”, catalizando sua força, recuperando a auto-estima e a mobilização dos médicos, reavendo o orgulho da profissão.

Comunicação
Luiz Carlos Aiex Alves
Foi diretor do Departamento de Fiscalização, e na nova diretoria, substitui Nacime Salomão Mansur. É psiquiatra do Hospital do Servidor Público Estadual, mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP e diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo. Foi presidente da Associação Médica do Iamspe. “Além de continuar o trabalho do Nacime, vou me valer da experiência de três anos como repórter da Folha de S. Paulo, quando estudava na Escola Paulista de Medicina. Acompanhando a tendência da grande imprensa, vou tentar tornar o Jornal do Cremesp mais dinâmico, com texto mais direto”. 

Primeiro-secretário
Henrique Carlos Gonçalves
Substitui Krikor Boyaciyan. É especialista em Pediatria, Medicina do Trabalho, Administração Hospitalar e Direito. Foi vice-presidente do Cremesp em três períodos e superintendente da autarquia hospitalar municipal regional do Tatuapé. É coordenador do Fórum dos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional de Saúde e membro da Comissão Especial de Presos, Exilados e Mortos Políticos. Defende “o resgate da dignidade do médico e da Medicina perante a sociedade”.

Corregedor
Krikor Boyaciyan

Foi diretor primeiro- secretário na última gestão e substitui Desiré Carlos Callegari no cargo de corregedor. É ginecologista obstetra, professor do Departamento de Obstetrícia da EPM/Unifesp, diretor secretário geral e diretor tesoureiro da Sogesp e secretário da Comissão de Mortalidade Materna da Febrasgo. “A atuação contínua e unida dos conselheiros determina a trajetória do Cremesp. A população e a categoria médica enfrentam sérias dificuldades. Há muito por fazer. O trabalho prossegue”, ressalta.

Jurídico
Adamo Lui Netto

Substitui José Henrique Andrade Vila. É oftalmologista, professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenador da Central de Transplantes de Córnea da Secretaria de Saúde estadual e diretor do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Destaca como objetivo “a manutenção da unidade médica, por ser a melhor alternativa para enfrentar a difícil situação em que se encontra o exercício da Medicina em nosso país, bem como a continuidade na luta pela implantação da CBHPM, entre outras metas”.

Segundo-secretário
Renato Azevedo Júnior

Permanece no cargo que ocupou nos primeiros 15 meses de gestão. É clínico e cardiologista, diretor da Associação Médica do Hospital Samaritano de São Paulo e ex-diretor do Hospital Municipal do Jabaquara. Na sua opinião, “o Cremesp continuará lutando pelas principais bandeiras dos médicos: implantação da CBHPM, aprovação da Lei do Ato Médico, unidade das entidades médicas, pelo SUS e contra a abertura indiscriminada de novas escolas médicas”.

Corregedor adjunto
Ruy Tanigawa
O cargo de diretor corregedor foi ocupado nos primeiros meses desta gestão do Cremesp por Antonio Pereira Filho. O atual diretor é médico acupunturista e também diretor da Associação Paulista de Medicina (APM), vice-presidente da Associação Brasileira de Acupuntura e diretor do Colégio Médico de Acupuntura. Tanigawa afirma que sua meta “é estabelecer uma contribuição participativa com a diretoria, para que os anseios da classe médica sejam alcançados”.

Delegacias da Capital
Antonio Pereira Filho

Na coordenadoria das Delegacias da Capital substitui João Ladislau Rosa. Reumatologista, Pereira é vice-presidente da Sociedade de Médicos Auditores do Estado de São Paulo e ex-diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). Um de seus objetivos na diretoria do Cremesp é “ampliar a atuação das cinco delegacias da Capital nos hospitais e locais de trabalho, principalmente com atividades didáticas, envolvendo temas de ética médica e Bioética”.

Tesoureira
Marli Soares

Ocupou o cargo de diretora tesoureira nos primeiros 15 meses da gestão 2003-2008 e continuará no cargo por mais 15 meses. É clínica médica e faz parte do quadro do Hospital Geral Público Vila Penteado, da Prefeitura de São Paulo. É também diretora do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e ex-delegada do Cremesp na Zona Oeste. Segundo Marli, “a Tesouraria dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, no sentido de proporcionar aos médicos do Estado maior praticidade no pagamento das anuidades do Conselho e justiça fiscal”.

Fiscalização
João Márcio Garcia

Anestesiologista, ex-presidente e atual tesoureiro da Sociedade Médica de Sorocaba, substitui Luiz Carlos Aiex Alves. É vice-diretor clínico e coordenador de Anestesiologia do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e da Santa Casa de Misericórdia de Votorantim. Pretende “dar continuidade às principais ações, em conjunto com as demais entidades médicas. A Fiscalização deverá fazer um trabalho mais pedagógico do que punitivo, sempre buscando a correção das  irregularidades detectadas”.

Delegacias do Interior
Kazuo Uemura
Foi tesoureiro suplente nos primeiros 15 meses e substitui Pedro Henrique Silveira na coordenadoria das Delegacias do Interior. É anestesiologista, diretor de Defesa Profissional da APM de Guarulhos, coordenador técnico-ético da Unimed de Guarulhos, vice-diretor de Assuntos Econômicos (1998/1999) e diretor da Saesp (1996/1997). Para Kazuo, “o Cremesp necessita da colaboração de seus delegados. Portanto, contamos com a participação deles para trabalharmos com a responsabilidade que nos foi outorgada”.


Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 265 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.