PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Reajuste do SUS ainda é insuficiente
Comentários de Gabriel Hushi sobre o valor atual das consultas do SUS, a questão das especialidades médicas e sobre as novidades do Centro de Bioética do Cremesp.


CONSELHO
Capacitação de Comissões de Ética e site: projetos prioritários do Centro de Bioética
Detalhes sobre o site de Bioética que deve estrear em outubro e a produção de módulo didático para Capacitação das Comissões de Ética Médica.


ENTREVISTA
“A saúde é um bem jurídico uno e indissolúvel”
Nosso convidado deste mês é Marlon Weichert, representante da Saúde junto ao Ministério Público Federal no Estado de São Paulo.


ARTIGOS
Balanço da Anvisa
Gonzalo Vecina, diretor presidente da Anvisa, e Elisaldo Carlini, ex-secretário nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, avaliam o órgão sob óticas particulares.


MEDICAMENTOS
Novos genéricos serão lançados no mercado
Em breve o número de genéricos no mercado brasileiro subirá para 603. Confira a chave do sucesso para a política de medicamentos neste setor.


ENTIDADES
Consulta do SUS tem reajuste
Os Planos de Saúde estão na mira desta Seção: confira dados e informações sobre denúncias


ESPECIAL
Especialidades médicas
Saiba como registrar seu título de especialista, quais as especialidades reconhecidas pelas entidades médicas, além de outras informações importantes sobre esta regulamentação.


SERVIÇO EXEMPLAR
Centro Infantil Boldrini. Resgatando a alegria das crianças com câncer
Conheça um pouco sobre este centro de referência e a descoberta da Síndrome de Brandalise


ATUALIZAÇÃO
A radiologia em transição
Informe-se sobre as novidades desta especialidade e como chegamos, hoje, à radiologia digital.


GERAL 1
De olho no site do Cremesp
Novidades do site, notícias do Fórum sobre a relação entre médicos e planos de saúde e um basta nas propagandas de bebidas alcoólicas. Confira!


AGENDA
Nova diretoria do Simesp toma posse e quer piso de R$ 3.161,00
Informe-se sobre as principais participações do Cremesp em eventos ocorridos durante o mês de junho


NOTAS
Nota oficial
Texto publicado na imprensa sobre a suspensão provisória do exercício profissional de Vanderson Bullamah


GERAL 2
“Médico legista deve opinar em procedimentos de averiguação de homicídio culposo?”
Entre outros assuntos desta Seção, veja Parecer do Cremesp a respeito dessa consulta.


DELEGACIAS
Designados mais nove delegados para as regionais da Capital
Acesse todas as novidades do mês ocorridas com nossas delegacias: novos delegados e todos os endereços do Cremesp no interior.


GALERIA DE FOTOS



Edição 179 - 07/2002

CONSELHO

Capacitação de Comissões de Ética e site: projetos prioritários do Centro de Bioética
Detalhes sobre o site de Bioética que deve estrear em outubro e a produção de módulo didático para Capacitação das Comissões de Ética Médica.


Capacitação de Comissões de Ética e site: projetos prioritários do Centro de Bioética

Duas das missões do Centro de Bioética do Cremesp encontram-se em pleno andamento: a produção do módulo didático que orientará o Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica e a organização do site na Internet, destinado tanto aos médicos e demais profissionais da Saúde, quanto à população leiga.

Implementado em janeiro deste ano por meio da Resolução nº 101 do Cremesp, o Centro de Bioética (sediado na Delegacia Metropolitana do Cremesp, à rua Domingos de Moraes, 1810, Vila Mariana) surgiu como um projeto, com finalidades que vão da produção e divulgação de conhecimentos sobre a matéria – através dos periódicos do Conselho e publicações específicas – à ênfase aos conceitos bioéticos e éticos, inseridos nos cursos de Medicina. Seis meses após o início dos trabalhos, pode-se dizer que muito já foi feito: em breve, serão disponibilizados o módulo teórico dirigido às Comissões de Ética Médica (CEMs) e o site na Internet.

“Inicialmente, voltamos nossos esforços à questão mais urgente, isto é, a capacitação das CEMs”, explica o professor Gabriel Oselka, coordenador do Centro. O objetivo é dar condições para que funcionem melhor do que hoje, fornecendo aos seus membros maior embasamento sobre a Bioética. “Às vezes, as pessoas não dominam completamente o tema, devido a sua origem ou formação prévia”, argumenta Oselka que, ao lado do cardiologista Max Grimberg, é o responsável pela organização do Curso de Capacitação das comissões. A urgência vem do fato de que a eleição das CEMs acontece em outubro – ocasião em que o material deverá estar pronto.

Instrumento fundamental
De acordo com Oselka, tendo em mãos recursos mais adequados, as CEMs poderão agir de forma mais ágil e sumária em suas atividades judicantes – como extensão do Cremesp – e, principalmente, como instrumento de aproximação entre os usuários de Serviços de Saúde e os médicos e, ainda, meios de educação continuada para médicos e outros profissionais de Saúde.

Site para diversos públicos
Outro projeto que também encontra-se em desenvolvimento é de um site focalizando a Bioética e Ética (www.bioetica.org.br), parte integrante do portal do Conselho Regional (www.cremesp.org.br). Entre as metas desse site – que, em médio prazo, pretende transformar-se em referência nacional sobre o assunto – estão: reforçar a identidade própria e a imagem institucional do Centro de Bioética e dar visibilidade às suas ações.

Objetivará também difundir os conceitos da Bioética não apenas entre os médicos: “queremos um conteúdo suficientemente atraente, de forma a chamar a atenção de colegas e demais profissionais de Saúde; de pessoas ligadas às ciências humanas e do público em geral, cada vez mais interessado nos dilemas referentes ao final da vida, reprodução assistida e genoma humano, entre tantos outros”, diz Oselka.

Dentro do conteúdo do site – que estará no ar até o início de outubro – fazem parte, entre outros itens, o acervo on-line da biblioteca do Cremesp; agenda, com cursos, eventos e oportunidades em Bioética; legislação envolvendo o tema; notícias na grande imprensa e em publicações especializadas, além de confiáveis links brasileiros e estrangeiros ligados à Bioética e à Ética Médica.

Objetivos centrais
Ao ser criado, o Centro de Bioética assumiu vários objetivos, entre eles:
- Em conjunto com a Câmara Técnica de Bioética do Cremesp, propor debates e difundir assuntos referentes ao tema;
- Implementar projetos e atividades na área da Bioética, por meio de parcerias e convênios com universidades, conselhos profissionais, sociedades de especialidades, fundações, entidades e organizações governamentais e não governamentais;
- Acompanhar e desenvolver estudos e reflexões, bem como opinar junto aos conselheiros e delegados do Cremesp;
- Contribuir para a realização de julgamentos simulados de caráter didático;
- Atuar como centro de estudos de referência em Bioética, incluindo a manutenção e atualização do acervo da biblioteca do Cremesp, a respeito do tema.

Centro vai colaborar com outros projetos do Cremesp
Além dos projetos em andamento, o Centro de Bioética quer empenhar-se em outras direções. De acordo com suas atribuições, deve auxiliar no Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa para Estudantes de Medicina. Trata-se de um programa de êxito, hoje em sua segunda turma, coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer. A intenção, diz Gabriel Oselka, é “colaborar para que essa iniciativa não só mantenha o sucesso, mas também para que seja aprimorada e expandida”.

Na mesma linha, o Centro de Bioética também deverá participar de uma forma mais intensa nos Julgamentos Simulados, meio eficaz para a difusão de dilemas e problemas ligados à ética profissional junto aos médicos.

Educação
Outro foco de interesse é o incentivo à educação em Bioética e Ética Médica, nas faculdades e universidades de Medicina e Saúde. “É um enorme desafio que todas as escolas médicas, sem exceção, estão buscando superar. Mas faltam recursos de diversas naturezas, desde econômicos, até em bibliografia especializada”, explica o professor. “Queremos começar a conversar com os responsáveis por esses cursos, para que direcionem recursos à melhora dessa área tão delicada e importante”.



Serviços

Consultoria Ética e Jurídica do Cremesp
Delegacia Metropolitana da Vila Mariana
Horário: das 13 às 18 horas, segunda, quarta e sexta-feira
Telefone: (11) 5908-5640
Endereço: rua Domingos de Morais, 1810, São Paulo/SP

Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos
Rua Botucatu, 394, São Paulo/SP
Telefones: 5579-5643 e 9616-8926

Este conteúdo teve 908 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 309 usuários on-line - 908
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior