PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ato Médico: fundamental para a população


ENTREVISTA
José Carlos de Souza Andrade, reitor da Unesp


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Programa de Controle da Qualidade Hospitalar


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Destaque para resposta do Secretário municipal ao Cremesp sobre Terapias Naturais


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Cresce mobilização por honorários


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
ANS impõe regras de contratos entre Planos de Saúde e profissionais da saúde


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
Prorrogada suspensão de novos cursos de Medicina


GERAL 1
Serviço de Destaque


GERAL 2
CFM traça novo perfil do médico brasileiro


GERAL 3
De olho nos sites: Cremesp, Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Entre os destaques, a comemoração dos 109 anos da Academia de Medicina


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
Uso de Nifedipina


DIA DA MULHER
Homenagem a Berta Sbrighi


GALERIA DE FOTOS



Edição 199 - 03/2004

AGENDA

Entre os destaques, a comemoração dos 109 anos da Academia de Medicina


Dia da Mulher

Conselheiras são homenageadas pela APM

 Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Paulista de Medicina (APM) realizou, no dia 8 de março, uma sessão solene dedicada a homenagear as mulheres médicas.

A cerimônia, realizada no auditório nobre da entidade, homenageou as conselheiras do Cremesp Marli Soares (diretora tesoureira) e Maria do Patrocínio Tenório Nunes.

Elas receberam um buquê de flores e um troféu comemorativo (fotos ao lado). A também conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi já havia sido homenageada da mesma forma, em 2003.

Estavam presentes ao evento deste ano o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral; diretores do Cremesp e da APM, conselheiros, entre outros convidados.

Foram homenageadas, ainda, Albertina Duarte Takiuti, coordenadora estadual da Saúde do Adolescente; e as presidentes de regionais da APM no Interior do Estado Maria do Socorro Ponciano, Arlete de Fátima Bellini, Izete Maesta Rodrigues, Mara Rudge, Karine Schluter, Katia Burles Guimarães, Doralice Marafioti e Silvana Maria Morandini.

Academia de Medicina de São Paulo comemora 109 anos

Completando 109 anos de existência, a Academia de Medicina de São Paulo realizou, no dia 10 de março, a comemoração de sua fundação, no salão nobre da Associação Paulista de Medicina (APM), na capital paulista.

Após a abertura da cerimônia, com discurso do presidente da entidade, Guido Arturo Palomba, foi entregue uma medalha comemorativa da Academia ao vice-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, pelas mãos da médica Yvonne Capuano, também acadêmica.

"Nesses 109 anos de existência, lutas, vitórias, glórias, altos e baixos, temos um só espírito: nunca esmorecer diante dos problemas. Comemoramos também a união das entidades médicas paulistas e brasileiras. Fazer parte deste grupo coeso é um presente para a Academia", destacou Guido Palomba ao Jornal do Cremesp.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, também esteve presente e falou aos convidados da solenidade. Compareceram, ainda,  José Erivalder Guimarães, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp); José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM; Cláudio Chaves, presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM); e José Alexandre de Souza Sittart, segundo-secretário da Associação Médica Brasileira, entre outros convidados.

A programação solene foi encerrada com o pronunciamento do vice-governador Cláudio Lembo. O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Gonzalo Vecina, também esteve presente.

História
A Academia de Medicina de São Paulo foi fundada no início de 1895, época em que se chamava Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Somente a partir de 1953 começou a ser denominada como Academia. Seu primeiro presidente foi Luiz Pereira Barreto.

A instituição preserva desde sua fundação a preocupação em proporcionar acesso ao conhecimento médico, seja pela troca de experiências em casos clínicos, seja pelo acesso aos estudos em si, com o objetivo de manter o médico sempre atualizado.

Presidente do Cremesp participa de reunião na FMUSP

A convite do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, Giovanni Guido Cerri, o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da reunião da Congregação da instituição, dia 5 de março, na Sala da Congregação da faculdade.

A reunião, que acontece bimestralmente, foi a primeira de 2004 e discutiu assuntos pertinentes à atuação da FMUSP. Dela participam membros da congregação, como diretores e professores da instituição.

A conselheira do Cremesp, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, também esteve presente à reunião.

Diploma de boa conduta ético-profissional

O médico Manoel Matheus Netto, CRM 7.515, de 85 anos, foi homenageado pelo Cremesp no dia 16 de março, em respeito aos 58 anos de atuação profissional sem antecedentes de problemas éticos profissionais.

A homenagem foi feita durante a realização da 3.097ª sessão plenária do Conselho, quando o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, entregou-lhe um diploma de boa conduta ético profissional, de acordo com a Resolução nº 53/1993.

Emocionado, Manoel Matheus - que ainda clinica na cidade onde mora, Vinhedo - lembrou sua esposa, que faleceu há três anos, e classificou a homenagem como "mais um privilégio que acontece em minha vida e pelo qual agradeço a Deus".   

O Cremesp já prestou a mesma homenagem a outros médicos da Unifesp e da USP.

Santo Amaro tem discussão sobre Prontuário Médico

O Cremesp, juntamente com a Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura de Santo Amaro, na capital paulista, realizou, no dia 2 de março, uma mesa redonda abordando o tema "Prontuário Médico".

Contando com a participação do conselheiro do Cremesp, João Ladislau Rosa, o evento teve como finalidade sensibilizar os profissionais de saúde sobre o correto preenchimento e preservação das informações contidas nos  prontuários médicos dos pacientes, a fim de melhorar o atendimento prestado pelas 14 unidades de saúde da Coordenadoria de Santo Amaro.
Participaram ainda da discussão Benjamin Ribeiro da Silva, subprefeito de Santo Amaro; Sonia Alves Sbarra, coordenadora de saúde de Santo Amaro; Cleide Mazuela Conavezi, representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren); e Odette de Godoy Pinheiro, representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP). O evento teve ainda o apoio da Universidade Santo Amaro (Unisa).


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 357 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.