PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Pesquisa sobre os planos de saúde
Além do destaque especial para os resultados da avaliação dos planos de saúde, esta edição aborda temas polêmicos como reprodução assistida e clonagem.


CONSELHO
Novos serviços
Confira os novos serviços oferecidos aos médicos e como está se saindo a Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos


ENTREVISTA
“Conselhos devem aliar exercício profissional à promoção da cidadania”
Mário Saad, atual representante no CFM de São Paulo e diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, é nosso convidado especial deste mês.


ARTIGOS 1
“É preciso eleger deputados
comprometidos com a saúde”
Eleuses Paiva, presidente da AMB, e o movimento médico no processo político deste ano. Engajar-se é fundamental para a obtenção de vitórias na saúde do país.


ARTIGOS 2
“Nosso voto é a melhor arma para a mudança”
Erivaldo Guimarães, presidente do Simesp, lembra, em ano eleitoral, a importância de escolher candidatos que tenham, essencialmente, compromisso com o social.


ENTIDADES
Congresso de Política Médica
e Piores Planos de Saúde

Eleição 2002 e Pesquisa Datafolha: Congresso de Política Médica e a divulgação dos piores planos de saúde do país.


ESPECIAL
Os dilemas da reprodução assistida e da clonagem
O enfoque especial deste mês é imperdível: mesas redondas com temas-âncoras como o destino dos pré-embriões e a clonagem humana. Marco Segre e Enidio Ilário coordenaram os debates.


VIGILÂNCIA  SANITÁRIA
Cremesp é contra cobrança de taxa para vistoria em consultórios.
Veja por quê o Cremesp é contra a cobrança de mais esta taxa.


PARECER
“Exigência de farmacêutico para guarda de dispensário de medicamentos é ilegal”
Exigência não conta com amparo legal. Veja análise da legislação que fundamenta o parecer do Cremesp.


GERAL 1
De olho no site!
Novidades no site do Cremesp, Hospitalar 2002, Dia Mundial sem Tabaco e campanha de prevenção contra a Aids: acesse e informe-se!


AGENDA
Delegacia de S. José dos Campos tem nova sede. As participações e atividades do Cremesp durante o mês de junho você pode conferir aqui.


NOTAS
Lideranças Médicas em Votuporanga.
Oportunidades de Trabalho e a Copa Mundial de Futebol para Equipes Médicas em Barcelona são, também, destaques dessa seção.


GERAL 2
Em outubro, Brasil será o centro mundial da Bioética
Informe-se sobre o Congresso Mundial de Bioética e outras notícias, como a obrigatoriedade da implantação de bancos de leite humano na cidade de São Paulo.


ENSINO
Estudantes apresentam pesquisas em Ética Médica.
O projeto, coordenado por Reinaldo Ayer, reúne um total de 19 trabalhos de pesquisa na área de Ética Médica. Confira autores, resumos e orientadores de cada um deles.


GALERIA DE FOTOS



Edição 178 - 06/2002

AGENDA

Delegacia de S. José dos Campos tem nova sede. As participações e atividades do Cremesp durante o mês de junho você pode conferir aqui.


Presidente Prudente discute temas polêmicos.

“Prontuário Médico” foi o tema abordado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina no Estado de São Paulo, Gabriel David Hushi, em palestra proferida no evento promovido pela Delegacia do Cremesp em Presidente Prudente.

Realizado na Sociedade de Medicina da cidade, no dia 6 de junho, o seminário contou também com a presença do conselheiro Luiz Fernando Spínola Micuci, que falou sobre “Atestado de Óbito”.

Mais de 300 pessoas, entre médicos e estudantes do 6º ano de Medicina da Faculdade de Presidente Prudente, além do delegado da região Jaime Ribeiro Barbosa, prestigiaram as palestras e o debate, lotando o anfiteatro da Sociedade de Medicina.

Saesp promove sua 36ª Jornada

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), realizou, de 17 a 19 de maio, a 36ª Jornada Paulista de Anestesiologia – JOPA, no salão nobre do Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

O presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, esteve presente e participou da solenidade de abertura do evento e a conselheira Regina Parizi debateu as questões éticas e jurídicas na área de atuação da especialidade, juntamente com juízes e promotores.

Foram discutidos também temas como responsabilidade penal do anestesiologista e expansão do campo de atuação desse profissional, entre outros. Segundo o diretor e conselheiro do Cremesp Kazuo Uemura, “é um evento anual que, em função do seu cunho científico, é comparado ao Congresso Brasileiro de Anestesiologia; convidados de São Paulo e também de outros Estados comparecem”. O conselheiro João Eduardo Charles comentou: “a jornada foi de extrema importância pelo seu alto nível científico”.

Delegacia de São José dos Campos tem nova sede

Com o objetivo de facilitar e tornar mais confortável o acesso dos médicos e população, a Delegacia de São José dos Campos inaugurou, em 16 de maio, nova sede, passando a funcionar em uma avenida central e com estacionamento próprio – avenida Dr. Nelson D' Ávila, 389 salas 91, 92 e 93. A nova sede possui sala de reunião e local para atendimento ao público.

“Conseguimos no local uma boa divisão do espaço físico, o que foi muito importante para assumirmos nossa parte dentro do projeto de descentralização do Departamento de Fiscalização, aumentando consideravelmente o volume de trabalho e, conseqüentemente, de funcionários”, avaliou o diretor e conselheiro do Cremesp, Carlos Rodolfo Carnevalli.

Carnevalli ressaltou também a importante participação dos delegados de São José dos Campos. “Não podemos deixar de salientar a dedicação dos delegados João Primo Bellini Filho e Alcimar Alves de Souza Lima”.

Além de São José dos Campos, a delegacia atende os municípios de Caçapava, Caraguatatuba, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas.

Lideranças Médicas se reúnem em Piracicaba

A delegacia regional do Cremesp em Piracicaba realizou, no dia 22 de maio, o “1º Fórum de Lideranças Médicas de Piracicaba e região”. Foi sediado na regional da APM – Casa do Médico, entidade que, em conjunto com a prefeitura da cidade, apoiou o evento, que contou com cerca de 150 presentes.

A abertura foi de Gabriel David Hushi, presidente do Cremesp, e Antonio Amauri Groppo, presidente da APM local, tendo como tema principal “Prontuário Médico”.

“Tivemos a preocupação de tratar da importância do prontuário médico como documento de fé pública, tanto para registrar com fidelidade todo o histórico do paciente como para orientar outros colegas. É um instrumento ético-profissional e de defesa do médico”, lembrou o coordenador do fórum e delegado do Cremesp em Piracicaba, Francisco Petito Vieira.

Participaram ainda Regina Parizi Carvalho, presidente licenciada do Cremesp, com a palestra “Sigilo, responsabilidade de manutenção e direitos do paciente”; João Amaurício Pauli, vice-prefeito e secretário de saúde da cidade, com a palestra “Situação e atuação da rede pública de saúde; e Moacyr Esteves Perche, conselheiro do Cremesp, que falou sobre o tema “Padrões mínimos aceitáveis e prontuário único e eletrônico”.


Este conteúdo teve 1012 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 339 usuários on-line - 1012
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior