PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Pesquisa sobre os planos de saúde
Além do destaque especial para os resultados da avaliação dos planos de saúde, esta edição aborda temas polêmicos como reprodução assistida e clonagem.


CONSELHO
Novos serviços
Confira os novos serviços oferecidos aos médicos e como está se saindo a Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos


ENTREVISTA
“Conselhos devem aliar exercício profissional à promoção da cidadania”
Mário Saad, atual representante no CFM de São Paulo e diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, é nosso convidado especial deste mês.


ARTIGOS 1
“É preciso eleger deputados
comprometidos com a saúde”
Eleuses Paiva, presidente da AMB, e o movimento médico no processo político deste ano. Engajar-se é fundamental para a obtenção de vitórias na saúde do país.


ARTIGOS 2
“Nosso voto é a melhor arma para a mudança”
Erivaldo Guimarães, presidente do Simesp, lembra, em ano eleitoral, a importância de escolher candidatos que tenham, essencialmente, compromisso com o social.


ENTIDADES
Congresso de Política Médica
e Piores Planos de Saúde

Eleição 2002 e Pesquisa Datafolha: Congresso de Política Médica e a divulgação dos piores planos de saúde do país.


ESPECIAL
Os dilemas da reprodução assistida e da clonagem
O enfoque especial deste mês é imperdível: mesas redondas com temas-âncoras como o destino dos pré-embriões e a clonagem humana. Marco Segre e Enidio Ilário coordenaram os debates.


VIGILÂNCIA  SANITÁRIA
Cremesp é contra cobrança de taxa para vistoria em consultórios.
Veja por quê o Cremesp é contra a cobrança de mais esta taxa.


PARECER
“Exigência de farmacêutico para guarda de dispensário de medicamentos é ilegal”
Exigência não conta com amparo legal. Veja análise da legislação que fundamenta o parecer do Cremesp.


GERAL 1
De olho no site!
Novidades no site do Cremesp, Hospitalar 2002, Dia Mundial sem Tabaco e campanha de prevenção contra a Aids: acesse e informe-se!


AGENDA
Delegacia de S. José dos Campos tem nova sede. As participações e atividades do Cremesp durante o mês de junho você pode conferir aqui.


NOTAS
Lideranças Médicas em Votuporanga.
Oportunidades de Trabalho e a Copa Mundial de Futebol para Equipes Médicas em Barcelona são, também, destaques dessa seção.


GERAL 2
Em outubro, Brasil será o centro mundial da Bioética
Informe-se sobre o Congresso Mundial de Bioética e outras notícias, como a obrigatoriedade da implantação de bancos de leite humano na cidade de São Paulo.


ENSINO
Estudantes apresentam pesquisas em Ética Médica.
O projeto, coordenado por Reinaldo Ayer, reúne um total de 19 trabalhos de pesquisa na área de Ética Médica. Confira autores, resumos e orientadores de cada um deles.


GALERIA DE FOTOS



Edição 178 - 06/2002

GERAL 1

De olho no site!
Novidades no site do Cremesp, Hospitalar 2002, Dia Mundial sem Tabaco e campanha de prevenção contra a Aids: acesse e informe-se!


De olho no site do Cremesp

A grande novidade deste mês no site do Cremesp (http://www.cremesp.org.br) é o “Guia Médico”, já disponível para consultas on line, com o objetivo de facilitar o acesso de toda a sociedade aos profissionais da área médica.

As informações cadastrais básicas disponibilizadas no “Guia Médico” foram autorizadas para divulgação pelos médicos e reúnem o nome, número de inscrição no Conselho Regional de Medicina de São Paulo, especialidade (desde que registrada neste Conselho), endereço e telefone comercial (ou do consultório), além de fax e e-mail.

Para o Cremesp, a disponibilização desses dados tem o principal objetivo de promover e viabilizar a comunicação entre médicos e pacientes, contribuindo para o fortalecimento dessa relação com base na confiabilidade das informações disponíveis para consultas e autorizadas para divulgação pelo médico.

Ao acessar a home page do site, clique em “Guia Médico” para obter as informações necessárias para iniciar sua pesquisa. Você poderá pesquisar o profissional desejado a partir dos seguintes dados:

1.Nome
2.Número do CRM
3.Situação do Profissional

Ativo: médicos regularmente cadastrados neste Conselho; Inativo: refere-se aos médicos que estão com o registro cancelado e não exercem mais a profissão no Estado de São Paulo por vários motivos como: transferência para outros Estados, morte, suspensão ou razões pessoais como aposentadoria, cancelamento etc.;

Todos: médicos ativos e inativos.

4. Especialidade (lembre-se: a especialidade somente será encontrada se o médico a tiver registrado neste Conselho. Caso o médico não tenha registrado a especialidade, seu nome (ou CRM) não constará de nossa pesquisa por especialidade)

5. Cidade (mostra os médicos cadastrados, com ou sem a especialidade, na cidade escolhida para a busca)

As novidades do site do Cremesp não param por aí: outras estão a caminho para o segundo semestre, como a implantação do sistema Intranet (para a comunicação entre as delegacias, sedes e subsedes), a seção Mercado de Trabalho Médico (criando oportunidades para profissionais e empresas), o Fórum para Debates e Discussões sobre temas da atualidade, links para Trabalho Voluntário, o Centro de Perguntas e Respostas em Tempo Real (FAQ – Frequently Asked Questions) e muito mais.

Dúvidas e sugestões? Nos envie a sua: http://www.cremesp.org.br/sugestao/sugestao.htm

Estande do Cremesp e do CFM na Hospitalar 2002

O número de visitantes ao estande do Cremesp e Conselho Federal de Medicina (CFM) na Feira Hospitalar 2002 superou as expectativas. O evento foi realizado de 4 a 6 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, esteve na feira, juntamente com outros conselheiros federais de outros Estados.

Participantes da feira formaram filas em frente ao estande para receber as publicações médicas como “Iniciação à Bioética”, “Os Médicos e a Saúde no Brasil”, “Código de Ética Médica”, além do Jornal do Cremesp e da revista “Ser Médico”, editados pelo Cremesp. O estande divulgou também os serviços oferecidos pelos sites do Cremesp e do CFM.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, comemorado no dia 31 de maio, teve como tema Esporte Livre de Tabaco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a Coréia como sede oficial do lançamento da campanha, pois a Copa de 2002 é a primeira de toda a história livre do cigarro. Não foi permitido consumir ou vender cigarros nos estádios e nem fazer qualquer associação de propaganda de cigarro com o evento. A FIFA recebeu da OMS um prêmio pela iniciativa.

A data foi criada pela OMS para divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.

Tabagismo na Adolescência

Durante a formação da identidade, crianças e adolescentes miram-se nos hábitos dos mais velhos e podem ser tentados a imitar os fumantes. Segundo dados da OMS, 50% dos jovens que experimentam cigarro tornam-se fumantes na vida adulta.

Os adolescentes são um dos alvos dos esforços da OMS para controlar o tabagismo no mundo, pois pesquisas comprovam que 90% dos adultos fumantes começaram a fumar antes dos 19 anos, quando não tinham noção dos efeitos da nicotina. Em geral, em menos de um ano os adolescentes vão da fase de experimentação para a de dependência.

Pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Unifesp concluiu que houve um significativo aumento da experimentação do cigarro entre os adolescentes na faixa entre 10 e 18 anos, principalmente entre meninas.

Lançada nova campanha de prevenção à Aids

Foi lançada no dia 3 de maio, em São Paulo, pelo ministro da Saúde, Barjas Negri, a primeira campanha de prevenção à Aids dirigida aos homossexuais. O objetivo é estimular o uso freqüente da camisinha nas relações sexuais entre homens e reduzir o preconceito da sociedade, em particular entre profissionais de saúde, da educação e familiares, em relação às diferenças sexuais.

Estudo do Ministério da Saúde mostra que homens que fazem sexo com homens têm 11 vezes mais risco de contrair o vírus da Aids, se comparados com homens que mantêm relações sexuais apenas com mulheres. Atualmente, 0,4% da população heterossexual masculina está infectada pelo HIV, contra 4,5% dos que mantêm relações homossexuais. A Aids voltou a crescer entre os homossexuais jovens, com menos de 24 anos.

Dados do último Boletim Epidemiológico de Aids indicam que dos 222.356 casos de Aids (doentes) registrados pelo Ministério da Saúde desde o início da epidemia, 52.120 se referem à transmissão homossexual ou bissexual. Atualmente, as mulheres e heterossexuais usuários de drogas são as populações mais afetadas pelo HIV; mas pelo menos 1 em cada 5 brasileiros infectados pelo vírus da Aids, de um total de 600 mil, ainda são homossexuais.

A nova campanha, que já estreou na televisão, traz o filme “Respeitar as diferenças é tão importante quanto usar camisinha”. Além disso, material para serviços de saúde e escolas pretendem sensibilizar médicos, profissionais de saúde e professores para que aceitem as diferenças de orientação sexual, atuando contra o preconceito e na prevenção às DSTs e à Aids.

Este conteúdo teve 1435 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 147 usuários on-line - 1435
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior