PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Discurso de posse do novo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino


ENTREVISTA
Clóvis Constantino: "é preciso resgatar o melhor da imagem do médico"


PLANOS DE SAÚDE 1
A padronização de contratos entre médicos e operadoras


PLANOS DE SAÚDE 2
Novembro terminam os trabalhos da CPI dos Planos de Saúde


CONSELHO
Mobilização nacional das Entidades Médicas


GESTÃO 2003-2008 2
A posse dos novos Conselheiros


GESTÃO 2003-2008 1
Medicina e Assistência à Saúde


GESTÃO 2003-2008
A nova diretoria do Conselho


CONJUNTURA
Destaque para a vitória do Comando Nacional da Saúde da defesa do orçamento


ENSINO MÉDICO
A indústria do diploma: 4 novos cursos a cada dia


INTERNET
De olho nos sites: Cremesp. Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Destaque para a sessão plenária do Cremesp nº 3.000


PARECER
Sedação Consciente recebe normatização do CFM


DIA DO MÉDICO
Homenagem ao Dr. Jair Xavier, CRM nº 0003


GALERIA DE FOTOS



Edição 194 - 10/2003

GESTÃO 2003-2008 1

Medicina e Assistência à Saúde


A importância do Cremesp para a Medicina e a assistência à saúde

O papel do Cremesp no cenário nacional foi um dos destaques das manifestações de autoridades e lideranças médicas que com­pu­seram a mesa dirigente da cerimônia de posse da gestão 2003-2008. O reconhecimento ao trabalho da gestão anterior (1998-2003) e as afirmações quanto às mais altas expectativas em relação ao novo corpo de conselheiros que tomou posse, também fizeram parte dos discursos, cujos principais trechos transcrevemos a seguir:

Oswaldo Yoshimi Tanaka
Secretário adjunto de Saúde, representando Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado de Saúde de São Paulo

“Em nome do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Saúde de São Paulo cumprimento os membros da mesa e os presentes. É com grande prazer que trago à posse dessa nova diretoria e dos membros do Conselho Regional a felicitação dos gestores estaduais.
O Cremesp tem sido um parceiro extremamente importante para nós, gestores estaduais, na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). O papel que vem desempenhando na defesa da ética médica e na busca do aprimoramento e da qualidade da atenção, sem dúvida, será mantido e perseguido nesta nova gestão.
Espero contar com essa parceria, para que possamos melhorar o nosso Sistema e que sejamos capazes de prover a Saúde com integralidade e maior eqüidade daqui para frente. Tenho a certeza de que o que espera a todos é muito trabalho”.

Gonzalo Vecina
Secretário de Saúde do Município, representando Marta Suplicy, prefeita de São Paulo

“Nos últimos cinco anos, a gestão do Cremesp foi muito profícua e produtiva, como acompanhamos de perto. A tarefa do novo Cremesp será difícil, porque não se pode esperar mais do mesmo, então há que se fazer o novo.
E fazer o novo frente ao sucesso que foram esses cinco anos será um desafio importante ao Dr. Clóvis e aos outros conselheiros que tomam posse. Mas é possível e eu tenho certeza que se conseguirá melhorar e representar digna e adequadamente os médicos do Estado de São Paulo.
A Medicina brasileira vai enfrentar grandes desafios nos próximos anos. As transformações pelas quais o SUS está passando exigirão do Cremesp novas posturas: vamos ter que nos redefinir. O que hoje está sendo discutido em termos do Ato Médico representará tarefa importante para os próximos  anos de construção do SUS no país.
Sei que o novo Conselho conseguirá dar continuidade à obra e às inovações que a gestão que se encerra conseguiu no espaço de cinco anos. Parabenizo os conselheiros que hoje deixam o cargo. A Secretaria Municipal de Saúde, a prefeita Marta e o município de São Paulo se colocam ao lado e à disposição dos novos conselheiros para que a luta que se inicia agora seja exitosa”.

Marcelo Miguel Alvarez Quinto
Presidente da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Femesp)

“Trago, em nome dos sete sindicatos dos médicos do Estado de São Paulo, o apoio que vocês precisarem para que esse CRM tenha sucesso. Nossa profissão vale a pena e estaremos juntos para fazê-la cada vez valer mais”.

Edson de Oliveira Andrade
Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

“Quero, nas pessoas do Clóvis (Constantino); do Gabriel (Hushi) e da Regina (Parizi), cumprimentar os médicos presentes e, principalmente, os conselheiros que saem e os que entram. Vim aqui fazer duas coisas: dar meu testemunho e fazer justiça.
Ser conselheiro não é fácil: quando decidimos assumir esse papel nos afastamos um pouco dos nossos familiares. Por isso, vi, com muita alegria, alguns deles vibrando muito quando foi feita a nominata dos seus parentes: isso mostra que ser médico, na realidade, não é um exercício individual e sim um exercício coletivo que começa com nossas famílias.
O Cremesp é um Conselho que conta com 100 mil médicos, trabalha com a Medicina mais pujante desse país na sua intensidade, no seu papel formador e na influência que exerce sobre a Medicina dos demais Estados. É atuante, participa, cria, propõe e serve de exemplo. É o bom e imenso coração da Medicina brasileira, sem qualquer desmerecimento a qualquer outra exercida em outro Estado. Reconhecer o trabalho de todos é apenas uma pequena amostra e não representa a quantidade e, principalmente, a qualidade do trabalho realizado.
O CFM se sente imensamente grato com a forma com que o Cremesp consegue ser sempre melhor a cada eleição, a cada discussão ampla e democrática, como foi feita para a escolha dos novos membros dessa Casa”.
Queria homenagear o Dr. Kazuo (Uemura), tesoureiro, por desempenhar uma tarefa difícil e ingrata, mas que, com certeza, corresponde ao trabalho anônimo de “carregador de piano” que cada conselheiro que sai dessa gestão desempenhou”. 

Eleuses Vieira de Paiva
Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)

“O grande apreço que nossa diretoria da AMB e os médicos desse país têm pelo Cremesp é demonstrado pela presença de colegas de quase todos os Estados da União, que compareceram para prestigiar esse novo corpo de conselheiros.
Tive a oportunidade de conviver com o Dr. Clóvis Constantino enquanto diretor administrativo da APM, e posso dizer que é uma figura ética, competente e agregadora.
Já contando com uma gestão extremamente competente no passado, agora damos mais um salto em direção ao trabalho unitário das entidades médicas no Estado.
Todos nós, médicos, acreditamos que enfrentaremos os inúmeros desafios do setor privado, do setor público e na parte de formação. Juntos, poderemos construir um futuro melhor”.

José Luiz Gomes do Amaral
Presidente da Associação Paulista de Medicina (APM)

“Hoje é uma noite de reconhecimento do trabalho daqueles que se dedicaram noite e dia, anos a fio, à busca da Justiça e do equilíbrio no exercício da nossa profissão.
É com enorme satisfação que vejo aqui alguém que conheço e que  se dedica integralmente ao Conselho, que é o Dr. José Cássio de Moraes.
Estamos entusiasmados e otimistas e há poucos que poderiam simbolizar melhor esse otimismo, absolutamente necessário nos momentos pelos quais estamos passando, que o nosso amigo Clóvis. Ele incorpora duplamente o papel de um grande médico e do conselheiro, aquele que a partir de agora conduz o destino da nossa profissão no Estado de São Paulo.
Olho para você, Clóvis, e vejo o pediatra que se debruça sobre a criança e a conforta. Penso em você como aquele que, ao chegar, tranqüiliza, serenamente os familiares, que nós guardamos no fundo do coração. Aquela imagem que certamente nos fez escolher a Medicina.
Certamente, você, como pediatra, é o primeiro médico que muitos conheceram e gostariam de ser. Lembro do meu pediatra, em quem me espelhei ao escolher a minha profissão. É um enorme prazer saber que você representa 42 pessoas que são muito iguais a você. Que têm nosso destino nas vossas mãos, nos vossos corações e nas vossas mentes”.


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 331 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.