PÁGINA 16
Qualidade de vida
Caminhada da Saúde reúne
centenas de participantes na Paulista
Evento do Cremesp visa estimular a prática de hábitos saudáveis por médicos e demais profissionais da área
Aproximadamente 300 pessoas, entre médicos, profissionais de diversos segmentos da saúde e público em geral participaram, na manhã do dia 21 de janeiro, da primeira edição da Caminhada da Saúde, promovida pelo Cremesp, com apoio de outros Conselhos da área. O evento teve por objetivo estimular a prática de exercícios físicos. “O profissional da Saúde cuida dos outros, mas, muitas vezes, deixa de cuidar de si próprio. A caminhada é uma ótima opção para a prática de hábitos saudáveis, que não tem custos, além de ser prazerosa”, afirmou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.
A largada aconteceu na Praça Oswaldo Cruz, após a realização de aquecimento e prática de alongamento, conduzida por profissionais do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4-SP). Os participantes percorreram um trajeto de 2,2 quilômetros pela avenida Paulista, com destino à sede do Cremesp, na rua Frei Caneca.
“Com esta caminhada, queremos despertar nos profissionais da saúde o interesse por atividades físicas, que, além de combater o sedentarismo, também estimulam o convívio social”, afirmou o diretor de Comunicação do Cremesp e idealizador do evento, Antonio Pereira Filho.
A caminhada também ganhou adesão dos Conselhos Regionais de Nutrição-3ª Região (CRN-3), de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito3), de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Hospital Oswaldo Cruz, da Santa Casa de São Paulo, Hospital Nove de Julho, Hospital do Coração (HCor), Hospital Sírio-Libanês, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Sociedade Paulista de Medicina Desportiva.
“O Cremesp apoiará iniciativas semelhantes que serão realizadas por outros Conselhos profissionais, ampliando e consolidando a iniciativa de promoção da saúde e de vida saudável”, afirmou Pereira.
Sondagem Grande SP
Mais de 70% dos médicos praticam atividades físicas
Um levantamento realizado entre 8.783 médicos da Grande São Paulo apontou que 72% dos entrevistados praticam exercícios físicos regularmente. A sondagem foi feita pelo Cremesp em janeiro de 2018. Dentre os profissionais que não se exercitam, 67,2% alegaram que não o fazem por falta de tempo e 20,9%, por falta de interesse.
“Os dados são positivos, mas é preciso continuar disseminando que exercícios físicos são indispensáveis e podem ser prazerosos. Aliados à alimentação adequada e bons hábitos, previnem doenças, proporcionam bem-estar e melhoram a qualidade de vida”, ressaltou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.