PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

ENTREVISTA (pág. 3)
Gabriel Wolf Oselka


NOTÍCIAS (pág. 4)
Plenária do Cremesp recebe ministro da Saúde e exige soluções para a crise


ESPECIAL (PÁG. 5)
Serviços exclusivos conferem destaque ao Conselho paulista


ESPECIAL (PÁG. 6)
Exposição registra pujança do Conselho paulista nas lutas em prol da Saúde


ESPECIAL (PÁG. 7)
Ações regionais foram referências para regulamentações no País


ESPECIAL (PÁG. 8)
O percurso do Cremesp rumo à regulamentação dos Conselhos de Medicina


ESPECIAL (PÁG. 10)
Médicos de SP ganham obra de arte exclusiva do artista plástico Guto Lacaz


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Presidente do Cremesp fala sobre papel dos Conselhos em congresso internacional


ESPECIAL (PÁG. 12)
O que nos reserva a Medicina dos anos futuros?


EU, MÉDICO (PÁG. 13)
Para médica, avanço tecnológico não significou avanço humano


EDITAIS (pág. 14)
Convocações


ESPECIAL (pág. 15)
Cremesp é um dos protagonistas do pensamento bioético no País


EDITORIAL (pág. 2)
Cremesp na vanguarda


GALERIA DE FOTOS



Edição 351 - 09/2017

ESPECIAL (PÁG. 10)

Médicos de SP ganham obra de arte exclusiva do artista plástico Guto Lacaz


Médicos de SP ganham obra de arte exclusiva do artista plástico Guto Lacaz

Para Guto Lacaz (destaque), cores representam os sintomas para diagnóstico

Em seu aniversário de 60 anos, o Cremesp faz uma homenagem especial aos médicos do Estado de São Paulo, presenteando-os com uma obra de arte exclusiva criada pelo artista plástico Guto Lacaz. Filho de médico, Guto também é ilustrador, cartunista e arquiteto. Ele passou a infância e adolescência acompanhando o trabalho de seu pai, o médico Carlos Lacaz. A Medicina sempre fez parte de sua vida – além do pai, há na família mais quatro médicos.

Com o título Diagnósticor, a obra original está reproduzida e acompanha esta edição do Jornal do Cremesp. “Fico muito contente quando alguém se lembra de mim e delega uma missão como essa. É um misto de orgulho e responsabilidade”, comenta.

A ideia, segundo o autor, foi eleger o estetoscópio como símbolo médico e o colocar diante de um conjunto de cores que representam os sintomas para diagnóstico. Descrevendo assim parece tudo muito simples, mas Guto confessa que é difícil criar para a Medicina atual e eleger um símbolo que abrace todos os profissionais. “Pensei em outros ícones, mas escolhi o estetoscópio. Ao desenhá-lo e aplicá-lo em um contexto desconhecido, ressignificando-o, o impacto para quem recebe pode ser o mais diverso possível”, observa.

Guto Lacaz

O processo de conclusão da obra, para Guto, completa-se com o título. E a maneira como ele é criado depende do desenvolvimento de cada trabalho. “Muitas vezes, a própria obra já diz como quer ser chamada. Gosto da síntese, e o título Diagnósticor dado à obra dirigida aos médicos reflete meu modo de expressão”, conclui Guto.

A obra está reproduzida apenas junto a esta edição especial do Jornal do Cremesp, tornando-se, então, exclusiva para os inscritos neste Conselho.

 

Sobre o autor

Guto Lacaz tem 69 anos e é bastante conhecido por suas instalações. Uma das obras que marcou sua carreira foi Auditório para questões delicadas, um conjunto de cadeiras instaladas no lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em 1989. Também são destaques a escultura Crushfixo e a instalação Eletro-esfera-espaço.

Mas o artista sempre surpreende e irá expor sua maior instalação no próximo dia 3 de novembro, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Será uma enorme roda gigante com movimento e interatividade.

 

Médico renomado, pai do artista dá nome a museu histórico

Guto Lacaz é filho do renomado médico Carlos da Silva Lacaz (1915-2002). Além de professor e pesquisador, Carlos Lacaz foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Carlos Lacaz foi o grande responsável pela criação do acervo do Museu Histórico da FMUSP. Após a morte do professor, em homenagem aos relevantes serviços prestados à Medicina, a instituição que ele criou foi reinaugurada com o nome Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz.

 


 

Mensagem dos conselheiros pelo aniversário do Cremesp

 

Conselheiros da gestão atual deixam neste espaço uma breve mensagem sobre o que representa o aniversário da Lei Federal que criou os Conselhos de Medicina como autarquias autônomas no País. O Jornal do Cremesp manterá esta página nas edições de outubro, novembro e dezembro de 2017, trazendo mais informações comemorativas dos 60 anos, além de mensagens dos demais conselheiros da Casa.  Acompanhe a seguir as primeiras mensagens:

 

“Nestas seis décadas o Cremesp participou ativamente de grandes episódios em defesa da saúde dos brasileiros e da melhoria das condições de trabalho médico, cumprindo sua missão ética. Obrigado a todos os médicos que acompanharam e participaram desta história.”

Lavínio Nilton Camarim

Presidente do Cremesp

 

“Sessenta anos do Cremesp dedicados à ética médica e em defesa da sociedade, fazendo parte da trajetória de respeito da profissão médica brasileira”.

Desiré Carlos Callegari

2º tesoureiro

 

“Cremesp, uma responsabilidade social prevista em lei há 60 anos! O dever de olhar para o médico e para o cidadão, simultaneamente, para a garantia da segurança de ambos!”

Clóvis Francisco Constantino

Conselheiro

 

“O Cremesp teve como 1º presidente, Flamínio Fávero, também 1º presidente do Sindicato dos Médicos de SP. A discussão ética na Medicina nasce com a marca do trabalho médico. Nos seus 60 anos, o Cremesp é uma referência na defesa da ética e dos direitos dos médicos e pacientes.”

Eurípedes Carvalho

Conselheiro

 

“Cremesp: 60 anos defendendo os ideais hipocráticos de ética e boa conduta médica.”

Roberto Lotfi Júnior

Conselheiro

 

“Autarquia que há 60 anos orienta os médicos no exercício profissional, por meio de muito estudo, dedicação e trabalho de seus conselheiros, delegados e funcionários.”

Silvana Morandini

2ª. Secretária

 

“Parabéns Cremesp, há 60 anos prezando pelo desempenho ético da Medicina em benefício da Saúde.”

Adamo Lui Netto

Conselheiro

 

“Cremesp, 60 anos de luta e resistência em defesa da sociedade e da Medicina ética. Parabéns aos médicos de São Paulo pela sua entidade.”

Luiz Antonio Sardinha

Conselheiro 

 

“Como conselheira pude valorizar ainda mais a relação médico-paciente, o carinho e a atenção que devemos aos pacientes, no aprimoramento da ética e levando educação médica continuada a várias cidades.”

Denise Barbosa

Coordenadora de Delegacias do Interior

 

 

 


Este conteúdo teve 125 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 301 usuários on-line - 125
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.