PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Lavínio Nilton Camarim - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Albertina Duarte Takiuti


INSTITUIÇÃO DE SAÚDE (pág. 4)
Hospital de Prudente oferece excelência em alta e média complexidade 100% SUS


SAF (pág. 5)
Resolução torna obrigatório alerta em clínicas e hospitais sobre risco de consumir álcool na gravidez


SUS (pág. 6)
Cremesp convoca entidades a defender gestão pública da Saúde


ENTIDADES MÉDICAS (pág. 7)
Eleições da APM e AMB serão de 21 a 31 de agosto


SAÚDE PÚBLICA (pág. 8 e 9)
Prescrição médica de anorexígenos é autorizada no País


TESTAMENTO VITAL (pág. 10)
Diretivas de Vontade encontram resistência por falta de informação


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Conselhos apresentam dossiê ao MS sobre más condições em unidades de saúde pública


EU, MÉDICO (pág. 12)
Médico socorrista construiu carreira na PM prestando atendimento pré-hospitalar


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Médico que atende convocatória do Conselho evita infração ética


EDITAIS (pág. 14)
Convocações


BIOÉTICA (pág. 15)
Médicos podem delegar à Justiça decisões clínicas?


GALERIA DE FOTOS



Edição 349 - 07/2017

INSTITUIÇÃO DE SAÚDE (pág. 4)

Hospital de Prudente oferece excelência em alta e média complexidade 100% SUS


Hospital de Prudente oferece excelência em alta e média complexidade 100% SUS

Prestes a completar 20 anos de assistência à saúde da população da região, o Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, ao longo de sua trajetória, tornou-se referência de alta e média complexidades, e é considerado um dos maiores hospitais do Interior em volume de atendimento e estrutura física. Abrange 45 municípios e uma população de aproximadamente 800 mil habitantes.

Fundado como hospital universitário em 1997, a gestão do HRPP está, desde 2009, sob a responsabilidade da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos, “é dedicada a acolher, cuidar e servir àqueles que mais necessitam”, como define o diretor administrativo da instituição, Luciano Luiz Leite da Silva, conhecido como frei Jacó. “Foi uma atitude audaciosa e visionária, quando o Estado adquiriu o HRPP, nos concedeu a administração e investiu na região. Não tenho dúvidas de que a maior conquista foi da população mais carente, que passou a ter acesso à saúde de qualidade”, declarou. Segundo ele, em todos esses anos, foram mais de 7 milhões de serviços prestados, como consultas, cirur-

gias, exames, para muitos que tinham de buscá-los em outra região. “E o melhor, tudo 100% SUS”, orgulha-se.

O diretor afirma que “a organização tem por missão manter um alto padrão, digno e humanizado, fazendo com que todos os profissionais se sintam responsáveis pelo bom atendimento aos pacientes, desde a entrada até a cirurgia”.

 

Infraestrutura

O complexo hospitalar possui 44.500 m² de área, dividida em quatro blocos, sendo um administrativo, outro para serviços especializados e dois para unidades de internação, nos quais são realizadas mais de 20 mil internações, 125 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 20 mil cirurgias de baixa, média e alta complexidade por ano.

Hospital geral de referência em praticamente todas as especialidades, o HRPP dispõe de 550 leitos com atendimento pelo SUS, incluindo 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 20 neonatais –, pronto-socorro completo e 18 salas de cirurgias. Atualmente, o hospital conta com cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos e mais de 340 médicos no corpo clínico.

 

Filantropia premiada

O HRPP obteve reconhecimento nacional – amplamente divulgado na imprensa – quando Presidente Prudente ficou entre as cidades com a menor taxa de mortalidade infantil no País. Conquistou também diversas premiações por sua excelência na gestão de enfermagem, captação e transplante de órgãos e reconhecimento internacional na esterilização sustentável de instrumentos e materiais hospitalares.

 

Pastoral da Saúde

Ligada à igreja católica, a Pastoral da Saúde do HRPP atua na assistência religiosa a pacientes, acompanhantes e funcionários.  Responsável pela celebração de missas diárias e especiais, o grupo religioso realiza orações em importantes datas da liturgia, além de atendimentos ligados a confissões e unção dos enfermos. Entre as ativida-

des desempenhadas pela pastoral estão a participação em festividades religiosas, desenvolvidas no hospital, e a promoção de ações cristãs.

 

Hospital de ensino

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como hospital de ensino, entre residentes médicos e multiprofissionais, o HRPP possui cerca de 2 mil alunos, incluindo programas de residências, graduação, pós-graduação e cursos técnicos na área da saúde. A unidade também serve como campo de estágios para alunos de Medicina e outros cursos da área da Saúde, em uma parceria firmada com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

No total, o HRPP mantém 18 programas de Residência Médica – todos credenciados junto ao Ministério da Educação (MEC) – e conta atualmente com 150 alunos, nas áreas de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Urologia, UTI, UTI Pediátrica e Neonatologia.

 


Este conteúdo teve 111 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 371 usuários on-line - 111
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.