CAPA
EDITORIAL
Unidade Médica é a chapa vencedora das eleições
ENTREVISTA
Regina Parizi
SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI dos Planos de Saúde
BALANÇO
As realizações do Cremesp de 1998 à 2003
ESPECIAL
A vitória da Chapa 4 - Unidade Médica
ENSINO MÉDICO
"Não!" às Novas Escolas Médicas
GERAL
Reinaldo Ayer entra para a disciplina de Bioética da FMUSP
SERVIÇOS
Medicina Legal de Ribeirão Preto
AGENDA
Um resumo dos eventos mais importantes do mês
NOTAS
Confira: Projeto do Ato Médico e Fórum sobre Tuberculose, entre outros assuntos
PARECER
Litotripsia extracorpórea
SAÚDE PÚBLICA
Difteria: um alerta necessário
GALERIA DE FOTOS
EDITORIAL
Unidade Médica é a chapa vencedora das eleições
A vitória da Chapa 4 – Unidade Médica
A vitória da Chapa 4 - Unidade Médica nas eleições do Cremesp para a gestão 2003-2008 é um fato de grande relevância para a atual gestão desta Casa, pois entendemos que o resultado significa um reconhecimento do nosso trabalho durante duas gestões à frente do Conselho.
Agradecemos imensamente este reconhecimento e a confiança demonstrada pelos colegas médicos de todo o Estado. Sem dúvida, este fato nos incentiva a continuar a luta em prol da Ética e do exercício digno da Medicina.
Nossos agradecimentos aos funcionários do Cremesp, pela boa vontade e competência com que trabalharam durante nossas duas gestões e, também, durante este pleito, fazendo com que fosse um dos mais organizados da história do Conselho.
Ressaltamos a fundamental atuação conjunta, nesse processo eleitoral, das lideranças médicas das áreas associativa, sindical, da academia e das sociedades de especialidades. Procuramos sempre, durante todos esses anos à frente do Cremesp, atuar em conjunto com as demais entidades, por entender que o movimento médico só pode evoluir por meio desta parceria.
Como se pode constatar nesta edição, em matéria com o balanço dos últimos cinco anos de nossa gestão, que termina este mês, o Cremesp se empenhou em várias frentes relacionadas ao exercício ético da Medicina, do mercado de trabalho e defesa profissional à modernização e prestação de serviços; incentivo à Bioética; parceria com a sociedade, entidades médicas e órgãos públicos; regulamentação dos planos de saúde; melhoria das escolas médicas e ensino médico.
Internamente, aumentamos a fiscalização de clínicas e hospitais, incrementamos a biblioteca, os serviços de informática, a comunicação por meio do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico, criamos o site do Conselho, o Centro de Bioética, o Banco de Empregos Médicos e várias outras publicações, visando orientar os colegas médicos em diversas especialidades. Agilizamos também os trâmites do Conselho, como pode também ser verificado nesta edição.
Este trabalho – sem dúvida, reconhecido pelos médicos – refletiu-se na vitória da Chapa 4. Além do número global de votos obtidos por ela – apesar de a disputa envolver inéditas oito chapas – a vitória, como pode ser constatado nos resultados da eleição, foi homogênea em todo o Estado, tanto na Capital, como no Interior. Este é um dado que auxilia no encaminhamento de novos projetos da próxima gestão.
Durante a campanha, tanto a Diretoria da atual gestão como a Chapa 4 – apesar de terem sido alvo de calúnias e falta de ética, em alguns momentos – procuraram manter um elevado nível, em respeito aos nossos colegas de todo o Estado, não se deixando levar por provocações.
Entendemos que os vários anos à frente de uma entidade do porte do Cremesp poderiam levar a um desgaste natural: é exceção uma gestão ser eleita pela terceira vez, como é o nosso caso. Conscientes disso, buscamos fazer uma renovação na composição da Chapa 4, que conta com 23 novos conselheiros e 17 da atual gestão.
Além de implementar novos projetos, a gestão Unidade Médica certamente dará continuidade à transparência e à lealdade com que dirigimos o Conselho durante esses dez anos, sempre lutando pela Ética na Medicina, que implica também em melhores condições de trabalho do médico e o atendimento digno à saúde da população.
Regina Parizi
Presidente licenciada do Cremesp
Gabriel David Hushi
Presidente em exercício do Cremesp
Utilidade: cresce a procura pelo Banco de Empregos Médicos
On line desde maio deste ano, o site Banco de Empregos Médicos ( http://www.bem.org.br), está recebendo e divulgando, diariamente, cerca de dez oportunidades de trabalho entre currículos de profissionais médicos que buscam emprego e empresas na área da saúde que oferecem vagas para médicos de várias especialidades. O crescimento no número de profissionais e empresas cadastradas no Portal tem sido surpreendente. Instituições de saúde e profissionais médicos que queiram divulgar suas vagas e que têm disponibilidade para trabalho podem se cadastrar gratuitamente no site preenchendo um formulário simplificado e enviando seus dados on line, de modo rápido e prático. Se tiver dúvidas quanto ao serviço, mande um e-mail para: editoria@bem.org.br
Aguardamos sua visita!