PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Finalizando a Gestão 1996-2003


ENTREVISTA
Geoffrey Kurland


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI dos Planos de Saúde


GERAL 1
Campanha para reivindicar honorários e autonomia aps médicos


GERAL 2
Destaque para a obrigatoriedade da prescrição de genéricos pelo SUS


GERAL 3
Destaque para a isenção da TFE para médicos da capital


ENSINO MÉDICO
Conheça as últimas medidas adotadas contra a abertura de novos Cursos de Medicina


NOVAS NORMAS
Regulamentação de especialidades e áreas de atuação.


INTERNET
Novidades do site do Cremesp, do Banco de Empregos Médicos e do site de Bioética


AGENDA
Destaque para os primeiros Cursos de Capacitação das Comissões de Ética


CURTAS
Confira os alertas contra medicamentos rejuvenescedores e contra novas dietas


PARECER
Contribuição previdenciária de profissionais autônomos


ESPECIAL
Processo Eleitoral


GALERIA DE FOTOS



Edição 192 - 08/2003

INTERNET

Novidades do site do Cremesp, do Banco de Empregos Médicos e do site de Bioética


De olho no site do Cremesp


Em clima de eleição para a próxima gestão 2003-2008, o site do Cremesp (http://www.cremesp.org.br) não poderia deixar de disponibilizar, durante as semanas que antecedem o pleito, várias informações sobre o processo eleitoral, incluindo a Resolução do Conselho Federal de Medicina no 1.660 (14/03/2003) e outras igualmente importantes: como e onde votar (tanto na Capital como no Interior) além das propostas e composição das chapas concorrentes, visando facilitar a escolha da próxima gestão do Conselho, de maneira ética e democrática.


Os destaques no ranking de procura e acesso no site continuam centralizados no Guia-Médico e em Legislação – com as novas Resoluções CNS 324 e 325 (sobre a abertura de novos cursos superiores em Medicina) e Resoluções CFM 1.670, 1.669 e 1.662 (sobre temas como sedação profunda; médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, e defensor dativo, respectivamente) e em Publicações. Destas, três merecem referência especial: Guia de Pessoas Jurídicas na Área Médica (com informações práticas e objetivas sobre como compor e manter empresas por profissionais médicos); Por que somos contra a abertura de novos cursos de Medicina? (dossiê que dispensa comentários quando consideramos a ousadia de algumas instituições de ensino que teimam nesse despropósito); e Doenças Relacionadas ao Trabalho, editada pelo Ministério da Saúde, mas que, por sua importância e grande procura por parte da classe médica, está disponível no site para consulta.

O site do Cremesp está recebendo aproximadamente 7.000 visitantes por semana. Até o fechamento desta edição, tínhamos contabilizado um número recorde de acessos únicos para o período (19.276), indicando que julho superará aqueles registrados em maio (20.636) e junho (20.428), no mesmo período.

Envie suas críticas e sugestões para melhorar os serviços já oferecidos pelo site e para tornar viável a criação de novos canais de interação entre a comunidade médica, o Cremesp e a população.

Comunique-se conosco em:
editoriaweb@cremesp.org.br
ou pelo menu à esquerda do site, em “Críticas e Sugestões”,
http://www.cremesp.org.br/sugestao


Site do Centro de Bioética

Para disponibilizar a nova seção FAQ (Frequently Asked Questions), no site http://www.bioetica.org.br, o Centro de Bioética realizou um cuidadoso levantamento, voltado às questões de cunho bioético suscitadas constantemente por médicos e respondidas por conselheiros do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) e Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de pareceres e resoluções.

O resultado, como pode ser conferido, é um tira-dúvidas prático e, o que é mais importante, confiável (já que tem como base posicionamentos oficiais) a ser alimentado incessantemente, transformando-se em um verdadeiro e completo banco de dados.

Mas as novidades não param por aí: outra seção inédita, batizada de Opinião, como o próprio nome já diz, convida os interessados em Bioética a darem sua visão particular a respeito de diversos tópicos relacionados ao assunto. O primeiro artigo a ser colocado no ar, de autoria do psiquiatra Mauro Aranha, refere-se às últimas normatizações destinadas às internações involuntária e compulsória em Psiquiatria.

Opiniões em Bioética, trazendo os mais variados enfoques e provenientes de profissionais de diferentes áreas da Medicina e da Saúde, portanto, são muito bem-vindas e poderão ser divulgadas em nosso site – após, claro, prévia aprovação da Comissão Editorial do mesmo. O encaminhamento deve ser feito via e-mail do Centro de Bioética, cbio@cremesp.org.br

Além das novas seções, outras continuam muito visitadas – e foram até incrementadas. Em Legislação, por exemplo, foi realizada uma efetiva atualização, incluindo os pareceres e resoluções recentemente aprovados pelo CFM e CRM que envolvem dilemas éticos. Já o espaço Deu na Mídia prossegue fornecendo aos visitantes as informações mais atuais em Bioética, produzidas a partir de textos editados em respeitadas publicações leigas (entre as quais, The New York Times e The Washington Post) e científicas (como as versões on-line das revistas The Scientist e Journal of the American Medical Association-JAMA).

Confira e faça sugestões. Sua avaliação sobre o nosso site é muito importante, para que possamos melhorá-lo a cada dia.


Banco de Empregos Médicos

Há apenas dois meses e meio no ar, o Banco de Empregos Médicos (http://www.bem.org.br) contabilizava, até o fechamento desta edição do Jornal do Cremesp, 463 profissionais médicos cadastrados e 74 empresas disponibilizando cerca de 58 vagas no setor de saúde. A relação profissional/vaga avança para 8.

A análise de alguns dados estatísticos básicos mostra características interessantes sobre o quadro de profissionais que procuram oportunidades de trabalho através do site: 63,07% são do sexo masculino e 36,93% do feminino; a porcentagem de profissionais que mantêm algum tipo de vínculo empregatício está equilibrada entre homens ( 82,53%) e mulheres (83,63%). Mas, quando a variável é o desemprego, essa relação muda: 64,56% dos médicos estão desempregados e apenas 35,44% das médicas encontra-se nessa situação.

Além das ofertas de emprego, o site também possui uma seção para a divulgação de cursos, eventos e congressos, além de oportunidades para inscrições em concursos e residência médica (cujo calendário deverá começar a ser divulgado a partir de setembro). Todas as informações divulgadas são atualizadas diariamente (conforme a demanda de oferta e procura de profissionais) e qualquer dúvida ou dificuldade relacionada ao acesso ou modificação de dados dos currículos cadastrados no site pode ser enviada para editoria@bem.org.br

Atenção!
As entidades médicas não cobram taxas para esse tipo de serviço e tampouco contratam headhunters para a seleção (ou efetivação) de candidatos. Entre em contato conosco pelo endereço eletrônico acima, caso constate irregularidades que não compactuam, de forma nenhuma, com o principal objetivo do serviço oferecido por este Conselho, que é a divulgação gratuita de oportunidades de trabalho para a comunidade médica.

Mensagens
Entre as mensagens de incentivo recebidas via e-mail durante este mês de julho, destacamos:
“Gostaria de parabenizar os organizadores do ‘bem.org’. Sem dúvida o site é uma notável ferramenta de busca de empregos à disposição da classe médica. Divido com os organizadores do ‘bem.org’ a alegria de ter sido contratado (...) através do serviço do site. Realmente este site foi um presente para toda classe médica”. José Spila Neto.
“Parabéns! Algo sério nos nossos tempos”. Valter de Oliveira Filho.


Este conteúdo teve 84 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 283 usuários on-line - 84
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.