PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
José Osmar Medina Pestana


DROGADIÇÃO (pág.4)
Congresso discute malefícios do tabagismo


DEPENDÊNCIA QUÍMICA (pág.5)
58% das famílias bancam tratamento


MOVIMENTO MÉDICO (pág.6)
ADIs sobre o Mais Médicos serão julgadas em 2014


PLENÁRIA ESPECIAL (pág.7)
Formação e prática médica no Canadá


ESPECIAL (pág.8)
Médicos voluntários


ESPECIAL (pág.9)
Médicos voluntários


ESPECIAL (pág.10)
Médicos voluntários


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.11)
Novos diretores no HSPE


COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


JOVENS MÉDICOS (pág.13)
Nova diretoria da Ameresp é eleita


BIOÉTICA (pág.16)
Uso de animais em pesquisas


GALERIA DE FOTOS



Edição 310 - 12/2013

DROGADIÇÃO (pág.4)

Congresso discute malefícios do tabagismo


Tabagismo e drogas serão temas do Congresso de Acadêmicos 2014

Mais de 5 mil estudantes aderiram à campanha de controle e prevenção da Associação de Mulheres Médicas


O fumo ainda é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, segundo a OMS

 

O Congresso de Acadêmicos de Medicina de 2014 terá como aula inaugural palestra sobre os malefícios do tabagismo, drogas e álcool. A ação é uma parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM), fruto de uma reunião com os acadêmicos de Medicina; Nise Yamaguchi, presidente do Conselho Científico da entidade; e o médico e professor titular de Clínica Médica da FMUSP, Paulo Lotufo.

A campanha da ABMM de Controle e Prevenção de Tabagismo já recebeu a adesão de 5 mil acadêmicos de Medicina desde que foi lançada na Associação Paulista de Medicina (APM), no final de 2011. Ao longo desse período, foram ministradas palestras sobre os malefícios do tabaco proferidas pelos componentes do Conselho Científico do projeto. A partir do 2º semestre de 2013, os eventos foram transmitidos por webconferência, permitindo a participação dos alunos de faculdades do interior do Estado. A iniciativa deu resultados concretos, inclusive com a apresentação de palestras e pôsteres sobre Tabagismo e formação de líderes no Congresso de Acadêmicos de Medicina, realizado na APM, neste ano, e anteriormente na Faculdade de Mogi das Cruzes, em 2012.

De acordo com o relatório Global Tobacco Epidemic 2013 (Epidemia Global do Tabaco 2013), acredita-se que o tabagismo tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século 20. Apesar do aumento das políticas públicas de combate ao cigarro, ele continua sendo a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo, sendo a maioria de pessoas de renda baixa e média.

Excesso de sal
Outra ação da ABMM é a campanha para uma alimentação saudável. A Cartilha da Boa Alimentação, contendo dicas sobre co­mo substituir o excesso de sal sem prejudicar o sabor dos alimentos foi divulgada no interior de São Paulo, em postos da Prefeitura da Capital e nos gerenciados pela Associação Pau­lista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Também foi distribuído na Faculdade de Medicina da Uninove e no Programa Agita São Paulo, formulado pela Secretaria de Estado da Saúde para estimular a prática de atividades físicas, essa campanha foi coordenada por Ivone Minhoto Meinão, vice-presidente da seção São Paulo.

Em comunidades, como a de Jardim das Pedras, na Zona Norte da Capital, tem havido ações sociais, coordenadas por Leontina da Conceição Margarido, diretora da ABMM – Seção São Paulo, em conjunto com o Lyons Club da região. O objetivo é o diagnóstico precoce de Moléstia de Hansen, doenças neurológicas da infância, problemas oftalmológicos, hipertensão e diabetes, entre outros. No Jardim das Pedras foram assistidas mais de 500 pessoas, incluindo crianças, adultos e idosos. As ações serão repetidas em 2014.

 



Histórico

A ABMM foi fundada por incentivo da Associação Internacional de Médicas (Medical Wo­men’s Inter­na­tional Asso­ciation - MWIA), em 16 de novembro de 1960, na cidade do Rio de Janeiro e é presidida atualmente por Marilene Rezende Melo, tendo como vice, Francy Reis da Silva Pa­trício. Já a Seção São Paulo, criada em abril de 1963, tem como presidente Maria de Fátima Caetano Pinto, tendo como vice, Ivone Minhoto Meinão. A proposta da entidade é promover o encontro entre as médicas, intercâmbio científico, estudo de problemas de saúde da comunidade em geral e auxílio mútuo para a resolução de problemas inerentes à condição de médica, mãe de família.

 



Anuidades 2014
Pessoas jurídicas têm até  dia 31 de janeiro para
pagamento

O Cremesp enviou o boleto para pagamento à vista da anuidade até 31/01/14. Para a opção de parcelamento em cinco vezes, as guias de recolhimento deverão ser geradas no site (www.cremesp.org.br), no link Serviços às Empresas, lembrando que o vencimento da primeira parcela é até 31/01/14.

Taxa de renovação de certificado PJ
A taxa de renovação do certificado de registro obrigatório (conforme Resolução CFM nº 1980/2011) será cobrada juntamente com a anuidade de 2014. Os documentos para a renovação deverão ser encaminhados no mês do vencimento do certificado de inscrição da empresa.

Pessoas físicas
Também foi encaminhada a guia para pagamento à vista, até o dia 31/01/14, já com o desconto de 5%. O médico que quiser pagar com desconto de 3% (até 28/02/14), ou o valor integral (até 31/03/14), ou ainda parcelar, deverá acessar o portal Cremesp (www.cremesp.org.br), na Área do Médico, e gerar os boletos.

 


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 331 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.