CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Gastão Wagner de Sousa
IMPOSTO (pág.4)
Comissão de Saúde negocia dívidas do ISS com prefeitura
CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue
MAIS MÉDICOS (págs.6 a 7)
Médicos tentam suspender ou alterar na Justiça o Mais Médicos
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.8)
Plano de carreira e fortalecimento do SUS
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.9)
Luta pela qualificação do ensino médico
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)
Reforma e inauguração de novas delegacias
COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.15)
Presidente do Cremesp recebe homenagem do Centro Médico da PM
BIOÉTICA (pág.16)
Mais Médicos é discutido em Congresso de Bioética
GALERIA DE FOTOS
EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas
Prova obrigatória será dia 3 de novembro
Prova é obrigatória para sextanistas de Medicina para obtenção do registro profissional de médico em São Paulo
2.411 formados em escolas médicas do Estado de São Paulo participaram da prova no ano passado
As inscrições gratuitas para a 9ª edição do Exame do Cremesp estão abertas a sextanistas dos cursos de Medicina nas delegacias regionais até o dia 8 de outubro e, pelo portal da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), até 16 de outubro. Os participantes receberão o Cartão Informativo por email, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, a partir do dia 25 de outubro.
A prova objetiva será realizada em 3 de novembro, nas cidades de São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté. O aluno deverá comparecer ao local munido de caneta esferográfica de material transparente e tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha. O Exame consistirá de 120 questões de múltipla escolha sobre as áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular).
Desde o ano passado, a participação dos egressos em Medicina é obrigatória para a obtenção do registro profissional, embora o desempenho do aluno na prova não esteja vinculado à sua inscrição no Conselho. Ainda assim, serão considerados aprovados os participantes que acertarem pelo menos 60% das questões.
Regulamento da prova
As regras para a realização do Exame são criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração das provas. De acordo com o coordenador do Exame, Bráulio Luna Filho, diretor e 1º secretário do Conselho, neste ano haverá mais rigor na análise das provas que apresentarem inconsistências nas respostas, como por exemplo, excesso de anotação em uma única alternativa ou, ainda, ausência de respostas em volume acima do razoável. Essas impropriedades serão avaliadas caso a caso pela Comissão.
O participante que comparecer e não realizar a prova, independente da assinatura da frequência, não obterá o comprovante necessário para o registro no Cremesp. Se não comparecer ao Exame, mesmo após ter feito sua inscrição, acarretará, de imediato, no cancelamento de seu registro profissional.
Os médicos que já possuem inscrição em outros regionais, ao pleitear sua inscrição secundária ou transferência definitiva para o Cremesp, não estão sujeitos à realização da prova.
Veja o edital completo do Exame no portal do Cremesp (www.cremesp.org.br).
Escolas defendem exame final externo para avaliar recém-formados
“A realização da prova do Cremesp corrobora com a rigidez do processo de avaliação em uma instituição séria de ensino médico, como a FMABC. Em países desenvolvidos, a capacitação e a avaliação permanentes ajudam na atualização do ensino e da prática médica.”
Adilson Casemiro Pires, diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC e professor titular de Cirurgia Cardiotorácica.
“A avaliação para os egressos do curso de Medicina é absolutamente necessária. Podemos discutir se a prova é a melhor forma de fazê-lo ou se ela pode ser aprimorada, mas o foco da discussão deve ser sempre que precisamos ter uma avaliação dos alunos que estão se formando em Medicina.”
José Eduardo Lutaif Dolci, diretor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor titular de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo.
“O Exame do Cremesp é uma ferramenta importante para identificar deficiências na formação final do profissional. Tenho participado de algumas reuniões do Conselho, nas quais foram discutidas várias questões da prova. O Exame deve ser aprimorado para aplicação de prova de habilidades e atitudes.”
Rimarcs G. Ferreira, coordenador do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Nossa faculdade reconhece que o método de avaliação proposto pelo Cremesp tem limitações, mas recomenda que os alunos façam a prova com o máximo de empenho. Consideramos que a avaliação do aluno deve ser mais horizontal ao longo do curso, e que também é necessária uma prova de habilidades.”
Wilson Nadruz, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Cronograma
20/09 – Abertura das inscrições gratuitas pela internet e nas Delegacias Regionais do Cremesp na Capital (Vila Mariana), Araraquara, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Taubaté;
08/10 – Encerramento das inscrições nas Delegacias Regionais do Cremesp;
16/10 – Encerramento das inscrições pela internet;
17/10 – A partir desta data, o candidato deve conferir no site da FCC se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos. Em caso negativo, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato pelo telefone (11) 3723-4388;
25/10 – Divulgação do edital de convocação para as provas objetivas no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) e envio do Cartão de Informação ao Candidato por email;
03/11 – Realização das provas objetivas;
04 e 05/11 – Prazo para interposição de recursos pelos candidatos, por meio do site da FCC;
06/11 – Divulgação das provas e gabaritos no site da FCC;
07 e 08/11 – Prazo para interposição de recursos pelos candidatos, pelo site da FCC;
05/12 – Divulgação das respostas dos recursos pela FCC.