PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Gastão Wagner de Sousa


IMPOSTO (pág.4)
Comissão de Saúde negocia dívidas do ISS com prefeitura


CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue


MAIS MÉDICOS (págs.6 a 7)
Médicos tentam suspender ou alterar na Justiça o Mais Médicos


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.8)
Plano de carreira e fortalecimento do SUS


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.9)
Luta pela qualificação do ensino médico


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)
Reforma e inauguração de novas delegacias


COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.15)
Presidente do Cremesp recebe homenagem do Centro Médico da PM


BIOÉTICA (pág.16)
Mais Médicos é discutido em Congresso de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 307 - 09/2013

BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)

Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe


COMUNICAÇÃO


Versões impressas do Jornal do Cremesp e da Revista Ser Médico também estão disponibilizadas na internet, na íntegra
 

Manter o médico informado sobre os principais assuntos de seu interesse e estreitar relacionamento com a imprensa, governo e sociedade têm sido a missão da Comunicação do Cremesp. Para facilitar o acesso e a leitura, foi adotada a digitalização do Jornal do Cremesp (mensal) e da revista Ser Médico (trimestral) na internet, conservando ambas as versões: impressa e online.

O Portal do Cremesp (www.cremesp.org.br) foi relançado em outubro de 2012, com ainda maior base estrutural de conteúdo e serviços. Em conjunto com a área de Tecno­logia da Comunicação, o site foi reformulado, trazendo melhor disposição das informações e serviços e novo layout. A reestru­turação da Área do Médico facilitou o acesso e ampliou os serviços online.

A participação do Cre­mesp em redes sociais também foi outro aspecto enfatizado, assim como a abertura para comentários de leitores sobre notícias publicadas, estimulando a interatividade.

Nesses últimos anos, os esforços do Conselho visando Plano de Carreira de Estado e melhor remuneração na saúde privada para os médicos, entre outros aspectos, foram intensificados por campanhas envolvendo material impresso informativo (cartazes e folders); publicidade, com anúncios sobre o Exame do Cremesp, Dia do Médico, eleições do Cre­mesp e valorização do médico, veiculados principalmente em jornais e emissoras de rádio do Estado de São Paulo; e ações onli­ne nas redes sociais, no Face­book, Twitter e Google+.

A seção de Comunicação passou a incorporar nesta gestão as áreas de Assessoria de imprensa, o Centro de Estudos Cre­mesp e a produção de publicações próprias. Nesse setor, foram lançadas 19 obras de 2008 a 2013, entre elas Atestado médico - prática e ética;  Avaliação dos Centros de Atenção Psi­cossocial (Caps) do Estado de São Paulo; Avaliação dos serviços de urgência e emergência do município de Campinas; Bioética Clínica – Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados – edições 1 e 2; e Código de Ética Médica. Em parceria com o CFM, foram divulgados os estudos Demografia Médica no Brasil – volumes I e II e Demografia Médica no Estado de São Paulo.

 


Demografia Médica no Brasil e no Estado de São Paulo: indicadores da distribuição dos médicos nos setores público e privado

 



EVENTOS


Caio Rosenthal, conselheiro do Cremesp, em encontro sobre o novo Código de Ética Médica


A necessidade de levar informação e proporcionar a troca de conhecimentos levou o Cremesp a intensificar os cursos, palestras e debates realizados não só na Capital, como também no Interior do Estado. Durante essa gestão, foram realizados 409 eventos, incluindo sessões plenárias temáticas. Todos os encontros contaram com a participação de médicos e conselheiros, que discutiram aspectos éticos e legais, bioética e outros temas da Medicina. Também houve várias oportunidades para debates em universidades médicas sobre a profissão.

Educação Continuada
O Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) tem mobilizado cada vez mais médicos interessados em dividir conhecimentos. Foram realizados 221 PEMCs, entre congressos, palestras, cursos e debates, tendo como pontos de encontro a sede  Cremesp, a subsede Vila Mariana, as delegacias do interior e também hospitais.

Clube do Fígado
O programa de debates sobre casos clínicos documentados  e escolhidos para esta finalidade – coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Unifesp, Santa Casa e FMUSP – teve sua continuidade nesta gestão, chegando a 40 reuniões no período.

As reuniões do Clube do Fígado acontecem mensalmente na sede do Cre­mesp, com transmissão por video­conferência nas delegacias regionais, que ganharam melhor qualidade com a implantação de novo software.

Plenárias especiais
Ao longo desses cinco anos, os conselheiros do Cremesp realizaram 17 sessões plenárias temá­ticas, em que foram discutidos temas de relevância para os médicos. Em algumas delas, foi aberto espaço para o debate com autoridades, especialistas e representantes de entidades médicas. Entre os temas de destaque estiveram ética em genética, a ação das administradoras de benefícios como inter­me­diadoras do trabalho médico e políticas de saúde no Estado e no município, com as participações de secretários estaduais e municipais de Saúde.


Plenária temática, do dia 17 de abril, com a participação do secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr  

 



BIBLIOTECA


Novos livros, revistas e jornais especializados em Bioética, Ética Médica e Direito Médico foram incorporados ao acervo do Cremesp, que conta com 2.579 títulos. Além deles, estão disponíveis normas legais (resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Cremesp), leis, decretos, portarias e instruções normativas das esferas federal, estadual e municipal sobre o exercício da Medicina. Ao longo dos cinco anos, foram adquiridas 81 publicações e recebidas como doações outras 231. Durante o período de outubro de 2008 a agosto de 2013, estima-se que a equipe da Biblioteca do Conselho fez cerca de 60 mil levantamentos sobre temas éticos e de legislação.

Durante o período desta gestão, foram aprovadas 72 resoluções, 13 instruções normativas, 43 portarias e nove atos administrativos.

A Biblioteca é aberta aos médicos e público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas, na sede do Cremesp (rua da Consolação, 753 – 1º andar), na Capital.

 


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 417 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.