CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Gastão Wagner de Sousa
IMPOSTO (pág.4)
Comissão de Saúde negocia dívidas do ISS com prefeitura
CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue
MAIS MÉDICOS (págs.6 a 7)
Médicos tentam suspender ou alterar na Justiça o Mais Médicos
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.8)
Plano de carreira e fortalecimento do SUS
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.9)
Luta pela qualificação do ensino médico
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)
Reforma e inauguração de novas delegacias
COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.15)
Presidente do Cremesp recebe homenagem do Centro Médico da PM
BIOÉTICA (pág.16)
Mais Médicos é discutido em Congresso de Bioética
GALERIA DE FOTOS
CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue
Colsan incentiva doação de sangue de médicos e pacientes
Instituição beneficente pede auxílio dos médicos para aumentar o estoque de seu banco de sangue
Campanha de coleta de sangue da Colsan, no início dos anos 60, com a participação de Pelé
A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) está incentivando a doação por parte dos médicos, pacientes e comunidade, para aumentar o estoque no banco de sangue. A instituição sem fins lucrativos presta serviços desde 1959 e, atualmente, promove continuamente a campanha Doe sangue, doe vida.
Para José Augusto Barreto, superintendente geral da Colsan desde 2001, o médico pode ajudar nessa causa ao sensibilizar os pacientes e familiares. Segundo ele, para algumas doenças, hemoterapia é um dos únicos meios de tratamento. “O apoio da comunidade é imprescindível”, afirma.
Barreto explica que o médico também deve contribuir informando adequadamente seus pacientes a respeito da doação.
A Colsan é uma entidade civil sem fins lucrativos, pioneira no incentivo à doação voluntária não remunerada de sangue e reconhecida nos âmbitos federal, estadual e municipal. Está presente em mais de 50 municípios, sendo responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para mais de 100 hospitais, dentre eles toda a rede hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) na Grande ABC, Jundiaí, Sorocaba e região, além dos municípios de Itanhaém, Praia Grande e Vale do Ribeira.
Histórico
Fundada em 1959 pelo médico Othon Barcellos, a Colsan foi pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue e considerada entidade de utilidade pública. A partir de 1999, os professores titulares e chefes de departamento da Escola Paulista de Medicina da Unifesp passaram a ser associados e responsáveis por eleger a diretoria da instituição. Desde então, foi realizada uma grande reestruturação visando à melhoria dos serviços prestados.
CFM homologa eleição do Cremesp
O Conselho Federal de Medicina (CFM) homologou a eleição para conselheiros efetivos e suplentes do Cremesp, de acordo com a Resolução nº 2.047, publicada no Diário Oficial da União em 26 de agosto. A Chapa 1 foi considerada eleita para o período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2018. O processo eleitoral foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de agosto, exclusivamente por correspondência.
Foram apurados 68.439 votos válidos. A Chapa 1 – Unidade Médica obteve 33.867 votos e a Chapa 2 – Oposição Unida, 31.112. Foram computados 1.689 votos nulos mais 69 rejeitados pela leitora e contados manualmente, somando 1.758 votos. Houve ainda 1.675 votos brancos, totalizando 68.412 votos. Dos envelopes recebidos, 93 vieram sem cédulas.
O teste e a apuração da eleição por contagem eletrônica foram acompanhados pelos membros da Comissão Eleitoral, chapas e fiscais, sem contestação. O Ministério Público Federal (MPF) recebeu denúncia anônima, posteriormente assumida pela chapa perdedora, de suposta fraude na apuração dos votos. O Cremesp apresentou suas razões de contestação, mas o MPF instaurou inquérito “para apurar eventual erro de contagem de votos”. O Cremesp e a Comissão Eleitoral garantem a total lisura e transparência do processo eleitoral, colocando-se à disposição para esclarecimentos junto à opinião pública e aos médicos.
Publicação
Transtorno Mental e Perda da Liberdade
Os temas ligados à saúde mental e perda da liberdade, assim como a semi-imputabilidade, a legislação para internações psiquiátricas involuntárias e compulsórias e em relação a internações foram reunidos no livro Transtorno Mental e Perda da Liberdade, sob a coordenação do vice-presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima. A publicação foi elaborada pelas Câmaras Técnicas de Bioética e Psiquiatria do Cremesp, tendo como organizadores Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador, e Quirino Cordeiro, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria.
A cerimônia de lançamento do livro foi no dia 13 de setembro, às 18h, na sede do Cremesp, e contou com a palestra Ciência, verdade e liberdade: reflexões contemporâneas, comandada pelo médico psicanalista Raul Gorayeb, professor do Departamento de Psiquiatria da EPM-Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria do Estado de São Paulo (SBPSP).
Posse
David Uip assume Secretaria de Estado da Saúde
O médico infectologista David Uip tomou posse como secretário estadual da Saúde de São Paulo. Durante cerimônia de posse, no dia 5 de setembro, ele criticou a falta de recursos do governo federal e disse que pretende negociar o aumento do repasse para as Santas Casas e hospitais filantrópicos. Segundo Uip, São Paulo investe em Saúde até mais do que o exigido pela Emenda 29/2000.
O novo secretário anunciou a criação do Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado de São Paulo, que será presidido pelo professor Adib Jatene, e de um Comitê Multidisciplinar envolvendo treze áreas da Saúde. Será desenvolvida também uma rotina de visitas multiprofissionais agendadas aos hospitais e unidades de saúde da rede estadual, visando à resolução de problemas.