CAPA
CARTA ABERTA (pág.2)
SUS: direito ao atendimento de qualidade
ENTREVISTA (pág.3)
Roberto Luiz d'Avila
MOBILIZAÇÃO NACIONAL (pág.4)
Protestos contra entrada de médicos estrangeiros sem revalidação
PROPOSTA (pág.5)
MS promete grupo de trabalho para analisar carreira no SUS
MOVIMENTO MÉDICO (pág.6)
Plano de carreira da SES é contestado por médicos
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág.7)
Médicos devem denunciar casos de abuso de planos de saúde
FISCALIZAÇÃO DO CREMESP (pág.8)
Prontos-socorros do Estado: situação catastrófica
FISCALIZAÇÃO DO CREMESP (pág.9)
Irregularidades em mais da metade dos PSs fiscalizados
PROJETO DE LEI (pág.10)
Regulamentação da atividade médica é aprovada pelo Senado
EXAME DO CREMESP (pág.11)
Conselho promove parceria com escolas para a elaboração da prova
ELEIÇÃO DO CREMESP (pág13)
Pleito define diretores e conselheiros da gestão 2013-2018
CHAPA 1 (pág.14)
UNIDADE MÉDICA
CHAPA 2 (pág.15)
OPOSIÇÃO UNIDA
GALERIA DE FOTOS
EXAME DO CREMESP (pág.11)
Conselho promove parceria com escolas para a elaboração da prova
Escolas irão participar da elaboração da prova
Encontro com representantes de cursos comprova importância da avaliação para o pleno exercício profissional
Azevedo e Luna: avaliação conjunta de proposta
O Cremesp reuniu representantes de faculdades de Medicina do Estado de São Paulo para apresentar dados do último Exame do Cremesp e promover parceria para a elaboração da prova e estímulo à participação dos alunos na avaliação. Compareceram 23 diretores e coordenadores de curso para reunião com Renato Azevedo Júnior, presidente da Casa, e Bráulio Luna Filho, 1º secretário e coordenador do Exame, no dia 11 de junho. Eles confirmaram a importância de uma avaliação formal dos graduados em Medicina para o exercício pleno e ético da profissão e convidaram os participantes a uma avaliação conjunta de proposta que contribua com a evolução do Exame com a formação de uma Câmara Técnica de Escolas Médicas.
Para Azevedo, depois de sete anos de aplicação da prova, o recém-formado que erra 60% das questões está despreparado para exercer a profissão.
Luna mostrou falhas no desempenho dos formandos, principalmente em questões que envolviam situações relacionadas à saúde mental, o que justificaria aumentar o número de perguntas da especialidade. “Estimular a participação das escolas na sugestão de temas para uma avaliação de final de curso é fundamental na construção de um banco de dados que permita identificar as lacunas do exame”, afirmou.
Câmara Técnica
Será composta uma Câmara Técnica de Escolas Médicas do Cremesp, com a participação de representantes dos cursos de todo o Estado, para apresentar sugestões e estabelecer critérios de avaliação de recém-formados em Medicina em São Paulo, que possam contribuir como diretrizes para um Exame Nacional de Proficiência em Medicina, que seria aplicado ao final do curso.
Além de Glória Lima, diretora vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, instituição responsável pela elaboração e aplicação do Exame do Cremesp, desde sua primeira edição, estiveram presentes ao encontro representantes dos cursos de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina de Marília, Universidade São Francisco - Bragança Paulista, Unisa, Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), Unilago, Unicastelo, Unitau, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Unaerp, Centro Universitário São Camilo, Unoeste, Uninove, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FCSB), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade de Marília (Unimar), Universidade de Franca (Unifran), Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e PUC Campinas.
Tecnologia da Informação
Novas tecnologias auxiliam qualificação das informações em Saúde
Lung, Violeta, Márcia, Mansur, Borger e Akamine: aproveitamento dos recursos de TI
“As ferramentas de tecnologia da informação (TI) representam uma grande estratégia para o controle administrativo eficiente e eficaz, além de mostrar dados importantes sobre produtividade do sistema de Saúde, imprescindíveis em nosso atual momento, quando os recursos federais para a Saúde diminuem ano a ano”, comentou o conselheiro Nacime Mansur, durante a plenária temática Uso com Significado dos Recursos de TI em Serviços de Saúde, realizada na sede do Cremesp, dia 24 de maio.
Renato Azevedo afirmou ser inexorável aproveitar os recursos tecnológicos que surgem na web, e que os investimentos em novas plataformas na área de TI são tão importantes quanto o treinamento de pessoal para atualização e adaptação aos novos recursos disponíveis. “Mas é preciso racionalizar esses investimentos, porque a otimização dos sistemas é dinâmica e intensa”, alertou. Para melhor avaliar esse cenário, o Conselho formalizou a criação de uma Câmara Técnica voltada para Telemedicina e Telessaúde.
Entre os palestrantes convidados, marcaram presença Márcia Ito (Fatec); Sérgio Borger (IBM Research Brazil); Chao Lung Wen (FMUSP); Nelson Akamine (Hospital Albert Einstein); e Violeta Sun (EACH/USP).
Eventos
PEMCs
Antimicrobianos
Casa de Saúde de Sertãozinho - 12/06
Alerta Ético no exercício profissional
Santa Casa São Joaquim da Barra - 13/06
Abordagem clínica
Santa Casa de Igarapava de Franca - 20/06
Atestado médico, tuberculose e asma infantil
APM de Ribeirão Preto - 26/06
Outros eventos dos quais o Cremesp participou
Estande do Cremesp no Congresso da Socesp no Transamérica Expocenter 30/05 a 01/06
Câmara Técnica do CFM Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos 14/06
Estande do Cremesp na 145ª Jornada Paulista de Dermatologista - Unicamp 14/06 a 15/06
Reinauguração da Delegacia de Araçatuba 19/06
Reinauguração da Delegacia de Piracicaba 26/06
Simpósio de Bioética Hospitalar no Hosp. Alemão Oswaldo Cruz 29/06