PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Democracia e ética na política


ENTREVISTA
Gonzalo Vecina Neto


ARTIGOS
Sérgio Arouca e Sezifredo Paz são os convidados desta edição


SAÚDE DO MÉDICO
Rede de Apoio a Médicos Dependentes Químicos


GERAL 1
ISS, INSS e Rodízio Municipal


SAÚDE SUPLEMENTAR
O reajuste cedido pela ANS aos Planos e Saúde


ESPECIAL
Cursos de Medicina


GERAL 2
Destaques: Cremesp pede paz e Dia Mundial da Saúde


GERAL 3
Sindimed, Eleições, Dilemas da Profissão Médica e Isotretinoína são os destaques este mês


GERAL 4
Confira as novidades do site do Cremesp e do site de Bioética


AGENDA
Fatos mais importantes que marcaram o mês


NOTAS
Destaque desta seção: Programa Alfabetização Solidária


PARECER
Prontuário Médico


INFORME TÉCNICO
Síndrome Respiratória Aguda Grave


GALERIA DE FOTOS



Edição 188 - 04/2003

AGENDA

Fatos mais importantes que marcaram o mês


Presidente do Cremesp é nomeada conselheira do CIEE

A presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Regina Ribeiro Parizi, foi nomeada conselheira do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A cerimônia de nomeação ocorreu no dia 7 de abril na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a posse será no dia 5 de junho de 2003. O Conselho de Administração do CIEE é composto por empresários, educadores e personalidades, que utilizam seu prestígio e experiência em favor da organização, de forma voluntária. Cabe ao Conselho traçar as diretrizes de atuação da instituição. Os conselheiros do CIEE são eleitos pela Assembléia Geral, órgão máximo dentro da instituição, composta pelos fundadores, presidentes eméritos e membros do Conselho, composto por um presidente, três vices-presidentes e 33 conselheiros. E mandato é de três anos. A atual gestão, da qual faz parte Regina Parizi, exercerá o mandato de 16 de abril de 2003 até 15 de abril de 2006.

O futuro das Santas Casas

Foi realizada, no dia 10 de abril, na sede do Cremesp, reunião que discutiu ações em conjunto para as entidades filantrópicas da área da Saúde no Estado de São Paulo. Muitas delas passam por dificuldades financeiras e outros problemas. O objetivo do encontro foi refazer um grupo de trabalho – que já existiu no ano passado – para tratar desse setor, especialmente as Santas Casas.
Representantes do Cremesp, das Santas Casas e do governo estadual discutiram sobre parcerias futuras e pesquisas, entre outros temas. “Propusemos a discussão de um documento entre as entidades e um simpósio conjunto a ser realizado em breve”, esclareceu o diretor do Cremesp José Cássio de Moraes, que participou da reunião.
O Conselho foi representado também pelos conselheiros Gilberto Luiz Scarazatti e Maria Luiza de Andrade Machado (diretora de Comunicação). A Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de São Paulo (Fesehf) foi representada pelo superintende geral, Henrique de Mesquita Barbosa Corrêa; representando a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo estiveram presentes Fátima Palmeira Bombarda, Edilson Keiji Yamamoto e Nelson Maurício Pesciota, coordenador de Saúde no Interior do Estado, além do ex-secretário de Saúde do Estado, José da Silva Guedes.

FMUSP reabre sala da Congregação

Considerada um espaço nobre da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a sala da Congregação foi reaberta no dia 28 de março.
A Congregação, órgão máximo da faculdade, tem papel consultivo e deliberativo, sendo responsável pelo estabelecimento da política geral da escola. A sala sediou, em 1934, a cerimônia de instalação da Universidade de São Paulo, a realização da primeira sessão do Conselho Universitário, e a posse do primeiro reitor da USP, Reynaldo Porchat.
A Congregação reúne diretor, vice-diretor, professores titulares, presidentes das comissões de graduação, pós-graduação, de pesquisa e de cultura e extensão universitária, chefes de departamentos e representantes dos professores livre-docentes, alunos e funcionários, eleitos por seus pares.
A sala passou por uma restauração minuciosa, que compreendeu: descupinização das estruturas de madeira, que estavam prejudicadas pela infiltração de água do telhado e infestação de cupins; recuperação dos pisos, paredes, forros, molduras de gesso, móveis, vitrais decorativos, lustres, telhado, laje, terraço, portas e janelas; além de novos sistemas de som e climatização. Novas cortinas, cadeiras, dispostas na forma clássica de um anfiteatro, e novos estofados em couro, completam a reestruturação da sala.
A restauração faz parte do projeto de restauro e modernização da FMUSP, iniciado em 1998. O objetivo é salvaguardar a memória do ensino médico paulista por meio da reforma de prédios da faculdade e remodelar e modernizar as instalações, principalmente os 42 laboratórios de investigação médica.
No mesmo evento foi inaugurada a nova área de convivência da faculdade, chamada de “emba-samento”. O pavimento abrigará o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, novos restaurantes e lanchonete, além de um conjunto de lojas e salas técnicas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, da presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Regina Ribeiro Parizi, entre outras autoridades, e profissionais da área da saúde.

Fórum discute defesa profissional

Foi realizado em 10 de abril de 2003, na Casa do Médico, em Santo André, o Fórum de Defesa Profissional “Os Médicos Frente a nova Realidade da Saúde”. O evento foi promovido pela Associação Paulista de Medicina regional de Santo André (APM-SA), com apoio da Delegacia do Conselho Regional de Medicina em Santo André (Cremesp) e da APM de São Caetano do Sul (APM-SCS).
A coordenação ficou a cargo do presidente da APM-SA, César de Carvalho Stocco; da diretora de Defesa Profissional da mesma entidade, Nadjanara Dorna Bueno; do delegado da APM-SA e corregedor do Cremesp, Desiré Carlos Callegari; e do presidente da APM de São Caetano, José Robert Espíndola Xavier.
No Fórum foram discutidos os seguintes assuntos: Relação dos médicos junto aos convênios e a Agência Nacional de Saúde (ANS), explanado pela presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi; Implementação da Classificação Hierarquizada de Procedimentos da Associação Médica Brasileira (AMB), abordado pelo diretor da APM Florisval Meinão; Relação dos Médicos junto aos Hospitais Públicos, pelo diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Sindimed) Cid Carvalhaes. A mesa foi presidida por José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM.


Aula sobre direitos e deveres do médico

Convidada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (MG), a presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Regina Ribeiro Parizi, proferiu palestra sobre Direitos e Deveres dos Médicos e o Ato Médico.
A palestra fez parte da abertura da 52ª turma de internato da Faculdade. Ex-aluna, Regina falou durante uma hora e meia para uma platéia composta por professores, alunos e residentes.


Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 441 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.