PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
José de Filippi Júnior


DEPENDÊNCIA QUÍMICA (pág.4)
Saúde mental


SAÚDE PÚBLICA (pág.5)
Gravidez na adolescência


PRÓ-SUS (pág.6)
Trabalho médico na saúde pública


ESPECIALIDADES (pág.7)
Nova área de atuação médica


COLUNA CFM (pág.8)
Artigos dos representantes de São Paulo no Conselho Federal


AGENDA DA PRESIDENCIA (pág.9)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


EXAME DO CREMESP (pág.12)
Em reunião, faculdades de Medicina recebem resultados


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.2)
Edição 300: a luta do Cremesp em defesa dos médicos e da sociedade


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.3)
Edição 300: diferentes fases gráficas retratam a evolução do Cremesp


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.4)
Edição 300: relato das atuações do Cremesp como agente da sociedade (Parte 1)


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.5)
Edição 300: JC relata atuação do Conselho como agente da sociedade (Parte 2)


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.6)
Edição 300: o JC também mostrou as lutas para a melhora da saúde pública


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.7)
Edição 300: entidades na luta por melhor atendimento na saúde suplementar


SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.8)
Edição 300: Cremesp manifesta sua posição por um ensino de qualidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 300 - 01-02/2013

ESPECIALIDADES (pág.7)

Nova área de atuação médica


Toxicologia Médica passa a ser reconhecida como área de atuação


A Resolução 2005/12, publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), apresentou como principal mudança a inclusão da Toxicologia Médica, com interface nas especialidades em Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria e Pneumologia, na lista das áreas de atuação reconhecidas no país. A norma apresentou ainda outras alterações em relação à resolução 1.973, em acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOx), José Luiz da Costa, “a Toxicologia é uma ciência em pleno desenvolvimento no Brasil, e seu reconhecimento como área de atuação é um novo e importante passo para a consolidação desta importante ciência da saúde”, concluiu.

Outros pontos tratados pela publicação do CFM foram o estabelecimento do prazo de dois anos para adaptação dos programas de residência médica; aumento no tempo de formação de especialidades como Cardiologia e Pneumologia Pediátricas; e regras sobre o funcionamento da Comissão Mista de Especialidades.


Clube do Fígado
Confira as datas das reuniões para 2013

As reuniões do Clube do Fígado, discussões de casos clínicos documentados e escolhidos para esta finalidade – coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Unifesp, Santa Casa e Fmusp – estão agendadas neste ano para as datas abaixo.

Os debates acontecem na sede do Cremesp, com transmissões por telemedicina nas Delegacias Regionais, que terão melhor qualidade com a implantação de novo software.

As reuniões contam com especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatamopatologistas e visam atualizar e reciclar, nessa área, todos os colegas interessados do Estado de São Paulo, resultando na melhoria da qualidade da assistência prestada à população.

Data Organização
5 de março USP
2 de abril EPM
7 de maio Santa Casa
4 de junho USP
Julho não haverá reunião
6 de agosto EPM
3 de setembro Santa Casa
1º de outubro USP
5 de novembro EPM
2 de dezembro Santa Casa


Residência Médica
Cremesp acompanha exame prático em Ribeirão Preto

O Cremesp, por meio da Delegacia Regional de Ribeirão Preto, participou como observador do exame prático para acesso aos Programas de Residência Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRPUSP), para 2013.

Foi realizada uma prova, no dia 15 de dezembro do ano passado, no auditório do HC, para 680 candidatos. O exame continha dez questões práticas, divididas em estações de avaliação, contemplando as grandes áreas da Medicina, como Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Social e Pediatria.

Nas estações, cada aluno que realizou as questões teve o desempenho avaliado por um examinador. Seguindo as informações da comissão organizadora, essas questões foram elaboradas em ambiente restrito pelos profissionais das respectivas áreas, preservando o sigilo.



Outorga de Grau

O Cremesp participou da cerimônia de formatura da 56ª Turma da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no dia 16 de janeiro, e ainda da Cerimônia de Outorga de Grau da mesma escola, no dia 18. Em ambas as solenidades, o órgão foi representado pelo delegado José Alberto Mello de Oliveira, em nome do conselheiro responsável pela delegacia da cidade, Isac Jorge Filho.




Tecnologia da Informação
Encontro debate melhoria na tecnologia dos Conselhos


Tibiriçá: qualificação dos sistemas


Profissionais, diretores e conselheiros responsáveis pelas áreas de tecnologia dos Conselhos de Medicina reuniram-se durante o II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) para troca de experiências nas atividades desenvolvidas pelos setores, com o objetivo de integrar as áreas e proporcionar melhorias no uso de tecnologias no sistema.

Aloísio Tibiriçá, 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou a importância do encontro para qualificar a sistematização das atividades desenvolvidas pelos Conselhos.

O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de janeiro, na sede do CFM, e enfatizou temas como
CRM Digital – Novos desafios, InfoVia do Sistema Conselho de Medicina e Certificação Digital”.

Representando o Cremesp estiveram presentes o conselheiro representante de São Paulo no CFM, Desiré Callegari, e o vice-corregedor, Rodrigo Durante Soares.


Cuidados Paliativos
Barretos sedia curso de Oncologia


Teixeira durante palestra no Hospital de Câncer de Barretos 

Avaliar fatores e medidas que possam proporcionar um atendimento humanizado, melhorando a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças frequentemente fatais, como o câncer, foi o mote do curso de Cuidados Paliativos Oncológicos, que integra o Programa de Pós-Graduação em Oncologia oferecido pelo Hospital de Câncer de Barretos. O evento aconteceu no anfiteatro da instituição, no dia 1º de fevereiro e contou com a participação de Pedro Teixeira, conselheiro do Cremesp, que fez sua palestra sobre diretivas antecipadas de vontade.


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 265 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.