CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Geraldo Ferreira Filho
ELEIÇÕES 2012 (pág.4)
Candidatura médica
CARREIRA DE ESTADO (pág.5)
Projeto de Lei 39/2012
CREMESP (pág.6)
Anuidades 2013
EXAME DO CREMESP 1 (pág.7)
Estatísticas da avaliação aplicada em 11/11
EXAME DO CREMESP 2 (págs.8 e 9)
Depoimentos dos participantes
MEDICINA ESPORTIVA (pág.10)
Doping no esporte
DIA DO MÉDICO(pág.11)
Homenagens
COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
SAÚDE DA MULHER (pág.15)
Programas de Atendimento
RETROCESSO (pág.16)
Anvisa libera venda de MIPs
GALERIA DE FOTOS
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
Prudente debate ensino médico
Azevedo (2º da esq. p/a dir.), com Maria do Patrocínio, Nilva, Liberato e Cecílio
Os aspectos que envolvem o Exame do Cremesp, a residência e o ensino médico foram os pontos discutidos no Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), realizado no Teatro César Cava, em Presidente Prudente, no dia 31 de outubro. Sob a coordenação de Henrique Liberato, conselheiro da Casa, o evento reuniu alunos e os coordenadores do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Michel Jorge Cecílio e Nilva Galli.
O evento contou com a presença do presidente do Cremesp, Renato Azevedo, e da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes, também secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Nas palestras ministradas, Azevedo destacou a obrigatoriedade na participação no Exame do Cremesp para a obtenção da carteira profissional e explicou que o principal objetivo é avaliar e contribuir para a formação médica no Estado.
“Os alunos concordam que deve haver uma avaliação externa do curso e que a qualidade do ensino médico deve ser medida. O Exame apontará parâmetros de qualidade dos cursos de Medicina, além de orientar em que pontos as faculdades estão se destacando e em quais precisam melhorar”, ressaltou Liberato.
Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:
- Palestra magna sobre o Exame do Cremesp, na abertura do Congresso Médico Científico (Comec) da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, no dia 10/10;
- Debate sobre Avaliação de egresso pelo Cremesp, durante o 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), na Faculdade de Medicina da USP, em 13/10;
- Palestra sobre o Exame do Cremesp, na Universidade de Marília (Unimar), no dia 17/10; - Reunião de Presidentes dos CRMs, na Sede do CFM, no dia 23/10;
- Cursos de Bioética ministrados aos alunos do 5º e 6º ano do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, no dia 24/10;
- Debate sobre pontos críticos do projeto de lei de Carreira Médica no Estado, na Assembleia Legislativa de SP, no dia 30/10;
- Abertura do seminário sobre Trabalho Médico e Regulação no SUS, na Sede, em 09/11;
- Exame do Cremesp, prova realizada na Unifai, na Capital, no dia 11/11.
Homenagem
Jatene recebe comenda do CFM
Boyaciyan, Jatene e Callegari durante homenagem na sede do CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) entregou comendas a Adib Jatene (São Paulo) – por indicação da sessão Plenária do Cremesp –, Armando Bezerra (Distrito Federal) e José Raul Matte (Amapá), durante solenidade no dia 24 de outubro, que homenageou médicos que se destacaram pelo compromisso político, técnico, ético e social com a profissão, os colegas, os pacientes e a sociedade.
A homenagem, parte das comemorações do Dia do Médico, ressaltou o desempenho ético e o compromisso social e com a Medicina, além do esforço pela construção de uma sociedade mais justa e um mundo melhor.
Representando o Cremesp, Desiré Callegari, conselheiro do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina, entregou a comenda Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública, a Jatene, eleito por unanimidade por todos os conselhos. Também representando o Cremesp, esteve presente à solenidade o diretor corregedor Krikor Boyaciyan.
Saúde suplementar
Lideranças médicas fazem balanço positivo da mobilização
O saldo da mobilização dos médicos em relação aos planos de saúde suplementar foi positivo, tendo resultado em uma grande visibilidade das reivindicações e das propostas para reajuste dos honorários e de melhores condições de trabalho. Esse foi o balanço que representantes do Cremesp, APM, Sindicato dos Médicos de São Paulo e sociedades de especialidades e regionais fizeram das negociações da classe com as operadoras ao longo de 2012, durante encontro na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), no dia 12 de novembro.
Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, enfatizou a importância do movimento permanecer organizado, a fim de consolidar mais avanços nas negociações. “Estaremos nas ruas novamente no próximo ano, sempre com a participação das sociedades de especialidades, congregadas na APM, que possuem uma capilaridade fundamental para o sucesso da mobilização”.
Foram contabilizadas mais de 70 reuniões com as operadoras e a mobilização gerou em torno de 100 encontros. João Ladislau Rosa, diretor de Comunicação do Conselho, acompanhou todos os debates sobre planos de saúde, representando o Cremesp.