PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Áquila Mendes


PLENÁRIA TEMÁTICA (pág.4)
Reprodução Assistida


DIÁLOGOS (pág.5)
Exame do Cremesp


PLANOS DE SAÚDE (pág.6)
Mobilização dos médicos paulistas


MOVIMENTO MÉDICO (pág.7)
Carreira Médica


PESQUISA (pág.8)
Demografia Médica


BIOÉTICA (pág.10)
Prontuário do paciente


PLENÁRIA TEMÁTICA (pág.11)
Declaração de óbito


COLUNA CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no CFM


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação de diretores e conselheiros em eventos relevantes para a classe


CENTRO ESPECIALIZADO (pág.15)
Centro de Referência da Saúde do Homem


GALERIA DE FOTOS



Edição 297 - 10/2012

MOVIMENTO MÉDICO (pág.7)

Carreira Médica


Médicos servidores participam de Assembleia no Simesp


Representantes de hospitais denunciam falta de diálogo com a SES

Para discutir formas de mobilização contra as precárias condições de trabalho, a inadequada remuneração aos profissionais, o não cumprimento por parte do governo estadual de encaminhar para votação o projeto de Lei da Carreira Médica, entre outras reivindicações não atendidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), representantes dos médicos dos hospitais públicos do Estado de São Paulo se reuniram no dia 24 de setembro, na sede do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). O presidente da entidade, Cid Célio Carvalhaes, afirmou que sem uma mobilização convergente e divulgação da campanha não se poderá atingir um bom resultado. “O que procuramos é unificar esse movimento. Temos consciência de que, se não for convergente, teremos muita dificuldade em avançar, porque movimentos isolados acabam se perdendo, não têm uma sustentabilidade de continuação”, acrescentou.

A assembleia votou pela criação de uma comissão de representantes dos hospitais e pela realização de assembleias internas dos médicos, entre os dias 3 e 4, no local de trabalho, entre elas no Iamspe, no Complexo Hospitalar do Mandaqui e no Hospital Regional de Osasco.

O Cremesp continua a cobrar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a definição de um plano de Carreira de Estado para médicos que garanta condições adequadas de trabalho e remuneração. Segundo a Secretaria, “o governo está finalizando o projeto de plano de carreira para médicos, que deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda neste semestre”.



Crescem denúncias contra a precariedade das condições de trabalho

Os representantes dos hospitais queixam-se da falta de diálogo com a Secretaria. “Há um ano tentamos conversar, mas existe uma espécie de blindagem na Secretaria da Saúde. Temos de cobrar que ela exerça seu papel, e traga soluções. Não somos nós que temos de levar as soluções para o governo. Estão invertendo os papéis”, protesta o diretor clínico do Complexo Hospitalar do Mandaqui, Jânio Henrique Segrégio.

Durante assembleia no Simesp, também foram denunciadas as péssimas condições de trabalho, número reduzido de profissionais e má remuneração no Hospital Geral de Itapevi. No Iamspe, o diretor do Sindicato, Otelo Chino Júnior, falou sobre a paralisação escalonada. “Desde o semestre passado, os médicos do Hospital do Servidor Estadual estão mobilizados”, afirmou.

Representantes do Darcy Vargas relataram que, apesar da suspensão da greve no final do semestre passado, os médicos continuam enfrentando dificuldades. O Regional de Taipas, segundo o diretor do Sindicato e representante do hospital, Gilberto Archero Amaral, está trabalhando com plantões sem anestesiologista. Os médicos da Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado também estão mobilizados e reclamam das péssimas condições de trabalho, precarização dos vínculos trabalhistas, falta de profissionais e redução de salário.

“O Cremesp tem aberto sindicâncias e realizado fiscalizações nestes locais, com encaminhamento das conclusões ao Ministério Público Estadual (MPE) e à própria SES”, afirma o presidente do Conselho, Renato Azevedo.

 


Acompanhe, na versão digital deste Jornal, uma tabela com os Compromissos das operadoras até setembro/2012



Este conteúdo teve 85 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 368 usuários on-line - 85
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.