CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Beatriz Rodrigues Abreu da Costa, presidente da ANMR
MELHORES MÉDICOS (pág.4)
Premiações ferem o Código de Ética
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág.5)
Entidades médicas propõem melhorias para o cooperativismo
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL (pág.6)
AMB apresenta diretrizes para revalidação de título de especialista
EXAME DO CREMESP (pág.7)
Entidades manifestam apoio à obrigatoriedade
EXAME DO CREMESP (pág.8)
Escolas médicas aprovam decisão
EXAME DO CREMESP (pág.9)
Prova manterá nível de dificuldade das versões anteriores
HONORÁRIOS MÉDICOS (pág.10)
Médicos paralisam atendimento aos planos de saúde em 6 de setembro
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.11)
Toma posse nova diretoria do Sindimed
COLUNA CFM (pág.12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina
PEMC (pág.13)
Atualização profissional promovida pelo Cremesp na capital e no interior
BIOÉTICA (pág.15)
A judicialização da saúde no banco dos réus
HOSPITAIS FILANTRÓPICOS (pág.16)
Santas Casas pedem socorro
GALERIA DE FOTOS
EXAME DO CREMESP (pág.9)
Prova manterá nível de dificuldade das versões anteriores
O Exame do Cremesp, realizado há sete anos consecutivos, é uma avaliação cognitiva da formação dos profissionais recém-graduados, composta de 120 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. A prova a ser realizada neste ano, programada para 11 de novembro, compreenderá nove áreas do conhecimento médico – Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Saúde Pública/Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética –, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis para o bom exercício profissional. O Exame tem a supervisão do Cre-mesp e é preparado, aplicado, corrigido e apurado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A banca examinadora é composta por especialistas renomados nas áreas definidas pelo Cremesp.
De acordo com Maria Teresa Barboza, chefe do Departamento de Testes e Medidas da FCC, na distribuição das questões da prova, há uma porcentagem maior relativa às especialidades mais procuradas e que centralizam a solução de muitas demandas de saúde da população. Dessa forma, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia representam, cada uma, em torno de 18% do Exame. O nível de dificuldade da prova é aferido na proporção estimada de 25% de questões de nível fácil; 50%, médio; e 25%, difícil, nas nove áreas.
Os exames realizados de 2005 a 2011, opcionais e voluntários, também foram executados pelo Cre¬mesp, em parceria com a FCC. “Consolidamos um instrumento cognitivo com confiabilidade ímpar, pois, em todas as versões, fornecemos ao Cremesp dados quanti-qualitativos, em relatórios detalhados, incluindo análises psicométricas dos instrumentos avaliativos”, diz Maria Teresa, sobre a confiabilidade da prova.
Além do Exame do Cremesp, no setor da saúde, a FCC é responsável pelo processo de seleção de candidatos para Residência Médica do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, e de Residência Médica e Odontológica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Posso me registrar sem realizar o Exame do Cremesp 2012?
Não, a realização da prova é obrigatória para todos recém-formados que ainda não tiveram inscrição em outro Estado e vierem a solicitar inscrição no CRM de São Paulo.
Qual nota devo alcançar para obter minha inscrição?
Não há nota de corte ou classificatória, a obrigatoriedade é apenas para a realização do Exame.
Caso eu perca a prova, estarei impossibilitado de exercer a Medicina em São Paulo?
Sim, somente após a realização do Exame, o médico estará apto a solicitar sua inscrição.
Como devo proceder caso tenha perdido o Exame do Cremesp 2012?
Deverá apresentar uma justificativa por escrito, anexando documentos pertinentes que possam justificar a ausência no Exame. Essa justificativa será analisada pela Comissão Organizadora e, caso seja aceita, o médico terá sua inscrição liberada. Contudo, deverá se comprometer a realizar o Exame seguinte.
Quando e onde deve ocorrer a prova?
O Exame será realizado no dia 11 de novembro. O local da prova será anunciado pela empresa responsável pela aplicação da prova, a Fundação Carlos Chagas, após o período das inscrições.
Vou solicitar minha inscrição no Cremesp nos próximos dias, e o Exame irá acontecer somente em novembro. Terei algum problema para realizar minha inscrição neste momento?
Não. A inscrição será processada normalmente, devendo o requerente preencher um Termo de Compromisso no ato do pedido, se comprometendo a realizar o Exame em novembro de 2012. Caso não o faça, o médico terá sua inscrição cancelada.
Devo me formar no final do ano, após a data do Exame, mesmo assim preciso realizá-lo?
Sim. O Exame é para os médicos que vierem a se formar em 2012, portanto, mesmo que ainda não tenha recebido o diploma ou concluído o curso, deverá se submeter a ele, pois o comprovante de realização da prova é documento obrigatório para solicitação de inscrição no Conselho.
Como proceder para realizar a inscrição para o Exame e qual o prazo?
As inscrições deverão ser realizadas diretamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br) ou em nossas Delegacias Regionais, com início no dia 29 de agosto e encerramento nas Delegacias em 05 de outubro, e pela internet, em 11 de outubro.
Para realizar o Exame tem algum custo?
Não. O Cremesp arcará com os custos desta edição do Exame.
Como fico sabendo minha nota?
As notas não serão divulgadas publicamente. Somente o examinado terá acesso a essa informação, que será encaminhada pelo correio para seu endereço de correspondência cadastrado no Cremesp.
Sou formado em outro Estado, também estou obrigado a fazer o Exame?
Sim. Se sua inscrição no Estado de São Paulo é a primeira, deverá realizar o Exame.
Já possuo inscrição em outro Estado, preciso me submeter à prova?
Não. O Exame é obrigatório somente para os médicos que vierem a solicitar o primeiro registro.
E quem é formado fora do País, precisa realizar o Exame?
Sim. Todos os médicos sem registro que vierem a solicitar a inscrição em São Paulo estão obrigados a realizar a prova.
Dúvidas frequentes do Exame 2012