CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Ophir Cavalcante, presidente da OAB Nacional
PLENARIA TEMÁTICA (pág. 4)
Falta integração entre serviços de urgência e emergência
COMISSÃO PRÓ-SUS (pág. 5)
Fórum Sul-Sudeste analisa gestão e financiamento da saúde
CREMESP (pág. 6)
Eleita a quarta diretoria da Gestão 2008-2013
DEMOGRAFIA MÉDICA (pág. 7)
Em 2020, distribuição de médicos continuará desigual
ENSINO MÉDICO (págs. 8 e 9)
Registro profissional dependerá de participação no Exame do Cremesp
EXAME DO CREMESP (pág. 10)
Conselho apresenta nova resolução a entidades
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Perfil dos médicos brasileiros
CFM (pág. 12)
CRM digital e portal Saúde Baseada em Evidências
REGIONAIS (pág. 13)
Unidades do interior têm novo layout para melhor atender
INFORME TÉCNICO (pg. 16)
Atestado de óbito
GALERIA DE FOTOS
REGIONAIS (pág. 13)
Unidades do interior têm novo layout para melhor atender
Delegacia de Americana inaugura novas instalações
Azevedo descerra placa inaugural da Regional de Americana
Comodidade, praticidade e rapidez no atendimento dos médicos e à população pautaram a reforma da Delegacia Regional de Americana, inaugurada pelo Cremesp, no dia 13 de junho. O local passou a ter infraestrutura adequada para receber deficientes, assim como salas específicas para os delegados e também para realização de reuniões e iniciativas de profissionais da região. Dessa forma, a delegacia se adequa ao padrão de layout idealizado pelo Cremesp para suas Regionais do Interior.
A solenidade de reinauguração contou com o descerramento da placa inaugural na presença de Renato Azevedo, presidente do Cremesp; de Krikor Boyaciyan, Silvia Helena Mateus e Denise Barbosa, diretores da Casa; além de Renato Françoso Filho e João Aluizio Neto, conselheiro responsável e delegado superintendente da Regional, respectivamente.
A Regional do Cremesp em Americana, que funciona na rua Fernando Camargo, 895, atende também as cidades de Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste.
“A reforma proveu mais qualidade e conforto para receber os médicos e a comunidade desta região”, afirma Denise, conselheira responsável pelas Delegacias do Interior. O objetivo, na atual gestão de Azevedo, é melhorar as delegacias e valorizar os profissionais de todo o Estado de São Paulo.
No próximo semestre, as inaugurações têm sequência em Bragança Paulista e Araçatuba. Há reformas previstas para as Delegacias das cidades de Ribeirão Preto, Limeira, Araraquara e Piracicaba, esta última já em andamento. A Delegacia de Sorocaba também será ampliada, envolvendo a compra de um imóvel maior que as dependências atuais.
Ética e bioética
Debate sobre terminalidade da vida aborda moral e religião
Callegari, Ieda e Ayer durante abertura do evento
Temas polêmicos envolvendo questões éticas e sociais pautaram o debate Terminalidade da Vida – Aspectos Bioéticos, Filosóficos e Religiosos, realizado no auditório do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), no dia 13 de junho. O encontro foi organizado por alunos do MBA Executivo em Saúde, por meio de parceria do hospital com a Strong/Fundação Getúlio Vargas.
O público, constituído principalmente por profissionais da área e estudantes de Medicina, teve a oportunidade de debater sobre o tema com colegas de profissão e representantes do Cremesp. O evento, iniciado com pronunciamento de Desiré Carlos Callegari, superintendente do HEMC e conselheiro do Cremesp, contou com a participação de Reinaldo Ayer e Ieda Verreschi, também conselheiros da Casa. Ayer apresentou conceitos sobre terminalidade, eutanásia, distanásia e ortotanásia, discorrendo ainda sobre a legislação e resoluções acerca do tema; seguido por Ieda, que tratou dos aspectos religiosos, utilizando-se das mudanças e evolução da Medicina.
“A participação do público propiciou uma discussão ampliada sobre o assunto”, comentou Ayer, também coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Cremesp. “As diferentes áreas do conhecimento permitiram um debate aberto sobre a questão, envolvendo os aspectos éticos e bioéticos”, completa. Para finalizar, Pedro Gregori, delegado da Regional do Cremesp de Santo André, abordou os conceitos de vida e morte, envolvendo as questões morais e religiosas sobre terminalidade.
Outros eventos realizados pelo Programa de Educação Médica Continuada
- Preenchimento de formulários de seguradoras e atestado de óbito – Atibaia – 14/06
- Aspectos éticos legais do plantão de sobreaviso – Pindamonhangaba – 20/06
- A interface da Medicina da Dor e outras especialidades e Tratamento da dor: aspectos atuais – Ituverava – 21/06
- Assistência de urgência e emergência em cardiologia para o médico plantonista – Serra Negra – 21/06
- Cuidados paliativos – Piracicaba – 30/06
Pesquisa
Bolsa em Ética Médica divulga contemplados em 2012
O Centro de Bioética do Cremesp anunciou os contemplados pelo Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética Médica. De acordo com o conselheiro e coordenador da Câmara Temática de Bioética do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, os temas mais recorrentes abordaram a Espiritualidade e Cuidados Paliativos na formação dos estudantes, seguidos daqueles que retratam o Consentimento dos Pacientes nos Diagnósticos e Tratamentos. “As bolsas contemplam diferentes escolas médicas do Estado de São Paulo, fato que atesta a abrangência do programa do Cremesp”, diz Ayer.
Durante um ano, os estudantes de Medicina desenvolverão o projeto aprovado, com o intuito de aperfeiçoar a temática central e possibilitar sua divulgação científica e apresentação em congressos. Cada bolsista recebe mensalmente R$ 474 – valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), durante dez meses.
Bolsistas: Daniella Yumi Tsuji Honda, Diego Elias da Silva Caldeira e Gabriela Romano de Oliveira (Faculdade de Medicina de Marília); Jéssica Sanches Machado Rocha (Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp); Marjorie Moreira Arruda (Faculdade e Ciências Médicas da Santa Casa de SP); Mariana Lourenço Lino (Faculdades Integradas Padre Albino); Isabella Sampaio de Souza (Centro Universitário de Araraquara); Juliana Aparecida Mendes de Oliveira (Centro Universitário Lusíada); Fernanda Ciorlia Filizzola (Faculdade de Ciências Médicas de Santos); Luciana Helena Benetti (Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP) e Mariana Vicente Cano (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP).