PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Dom Odilo Scherer - Cardeal Arcebispo de São Paulo


NOTA TÉCNICA (pág. 4)
Confirmação bacteriológica na TB


ESCOLAS MÉDICAS (pág. 5)
Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras


ENTIDADES MÉDICAS (pág. 6)
Academia de Medicina de SP nomeia 27 novos titulares


PLANOS DE SAÚDE (pág. 7)
Dia Nacional de Advertência


SALÁRIO DO MÉDICO (págs. 8/9)
O trabalho no Serviço Público Estadual


TRSS (pág. 10)
Resíduos sólidos de saúde


CFM (pág. 11)
Agenda da presidência


CFM 2 (pág. 10)
Coluna dos conselheiros do CFM


MEDICAMENTOS (pág.13)
Plenária debate mudanças nas diretrizes de prescrição e dispensação


BIOÉTICA (pág.15)
Ética médico-profissional


SUS (pág.16)
Financiamento do Sistema Único de Saúde


GALERIA DE FOTOS



Edição 291 - 04/2012

ENTIDADES MÉDICAS (pág. 6)

Academia de Medicina de SP nomeia 27 novos titulares


Entre os 27 novos acadêmicos, cinco conselheiros do Cremesp passam a fazer parte da instituição


Telles (3º da esq. p/a dir.) com Boyaciyan, Constantino, Lui Netto, Tanigawa e Ishida, durante cerimônia de posse


A Academia de Medicina de São Paulo comemorou 117 anos de existência e nomeou 27 novos membros titulares durante cerimônia realizada no dia 7 de março, na Sala São Paulo, na capital paulista. O evento reuniu 800 convidados, contando com aca-dêmicos e membros de entidades médicas, como Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Associação Médica Brasileira, Academia Nacional de Medicina, Associação Médica Mundial, Sindicato dos Médicos de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, e também dos poderes Legislativo e Executivo. Entre as autoridades presentes, Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, compareceu representando o governador Geraldo Alckmin.

A nova gestão da entidade tem Affonso Renato Meira no cargo de presidente e José Roberto de Souza Baratella como vice. Em meio aos novos membros, os conselheiros do Cremesp Adamo Lui Netto, Akira Ishida, Clóvis Francisco Constantino, Krikor Boyaciyan e Ruy Yukimatsu Tanigawa receberam o título de acadêmicos, sendo prestigiados pelo presidente, Renato Azevedo, e pelo diretor coordenador das delegacias metropolitanas, Rui Telles, que já faz parte da Academia.

Sucessores
“O fato de o título ter sido entregue pelas mãos de Renato Azevedo, grande amigo há anos, foi muito honroso”, destaca Boyaciyan, que ocupou a cadeira de número 129, pertencente ao patrono Cândido Espinheira. “Fazer parte deste elenco de 130 médicos da Academia, que congrega patronos representáveis e com grandes currículos, é um momento importante na minha vida”, afirma. Durante a cerimônia, houve também apresentação do coral da Unifesp, sob regência do maestro Eduardo Fernandes. “Foi muito bem organizada e emocionante. Além disso, é uma honra ter Hilário Veiga de Carvalho, sucessor de Flamínio Fávero no cargo de professor da cátedra de Medicina Legal da USP, como patrono”, relata Constantino sobre o evento e a cadeira 122, da qual tomou posse.

“Sinto-me honrado por ter sido eleito para ocupar uma cadeira na Academia de Medicina de São Paulo, importante instituição integrada por pessoas que deram grande contribuição à medicina. É uma satisfação pertencer a esta entidade, que tem como finalidade preservar a tradição, a história e o progresso da profissão médica”, diz  Ishida.

Meira, novo presidente da Academia, afirmou em seu discurso que os recém-empossados destacam-se na Medicina pela missão de formar médicos cada vez melhores. Agradecido pelo título, o conselheiro Adamo Lui Netto também relata o que isto significa: “É uma satisfação muito grande, pois a cadeira que ocupo pertenceu ao oftalmologista José Pereira Gomes, chefe da Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo. Assumo baseando-me nos princípios éticos do meu patrono, uma pessoa muito culta e dedicada”, considera.

Sucessora da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, a Academia de Medicina de São Paulo foi fundada em 1895 com o objetivo de preservar a tradição, a história e o progresso da Medicina e das ciências afins. Ela possui estreitas relações com o poder público e com entidades semelhantes nos âmbitos estadual, nacional e internacional e congrega renomados médicos de várias especialidades da Medicina. Flamínio Fávero, primeiro presidente do Cremesp, é patrono da cadeira número 10 da entidade.

  

Telemedicina

Clube do Fígado estreia transmissão ao vivo


Médicos das regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto puderam assistir às transmissões ao vivo

As reuniões do Clube do Fígado serão transmitidas ao vivo para as delegacias do Cremesp em 2012. A primeira delas foi realizada no anfiteatro da sede, no dia 3 de abril, e assistida também nas delegacias regionais de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, onde há concentração significativa de médicos especialistas em fígado. De acordo com o conselheiro Gaspar Lopes Filho, que coordena o evento, a ideia é estender o programa presencial, possibilitando a interação com outros grupos de médicos de várias regiões do Estado de São Paulo, interessados em estudar casos de patologias e temas voltados ao fígado.

“Trata-se de um projeto piloto do Clube do Fígado, modelo consagrado de reuniões periódicas desde 2006, que deve atingir outros eventos do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp (PEMC)”, afirma.

Cronograma
No cronograma anual do Clube do Fígado estão previstas reuniões nos dias 8 de maio, 5 de junho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro. As próximas delegacias que estão sendo aparelhadas para a transmissão do Clube do Fígado são Sorocaba, Santos e Marília.

Coordenados pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, os encontros reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas e estão abertos para a participação de profissionais interessados.

O Clube do Fígado estimula a discussão de casos clínicos documentados, escolhidos para a ocasião, permitindo a troca de informações entre os colegas, o que resulta na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência oferecida à população. Os inscritos podem enviar sugestões de casos clínicos para discussão, cujo conteúdo será analisado pela Comissão de Seleção de Casos e avaliado como possível tema.




Este conteúdo teve 1872 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 210 usuários on-line - 1872
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior