PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Mercado de Trabalho Médico e Valorização Profissional


ENTREVISTA
Orlando Fantazzini


ARTIGOS
Convidados deste mês: Sami Arap, Jorge Hallak e Oswaldo Cruz Franco


SAÚDE SUPLEMENTAR
Destaque para Teste do Idec e Resolução ANS sobre cartões de desconto


GERAL 1
Confira publicações que orientam a lidar com mulheres em situação de violência


ATO MÉDICO
Confira Projeto de Lei do Ato Médico


ESPECIAL
Em pauta, neste primeiro semestre, a valorização profissional do médico


ATUALIZAÇÃO
João Augusto Bertuol Figueiró: dimensão e tratamento da dor


GERAL 2
Destaque para parceria do Cremesp e FMUSP em educação continuada por teleconferência


GERAL 3
As novidades do mês no site do Cremesp e no site do Centro de Bioética


AGENDA
Resumo dos fatos mais importantes para a classe que ocorreram em março


NOTAS
Entre outros assuntos de interesse, confira as Convocações e os Editais do mês.


PARECER
Gêmeos xifópagos: atestado de óbito


HOMENAGEM
Yvonne Capuano escreve sobre as primeiras médicas brasileiras


GALERIA DE FOTOS



Edição 187 - 03/2003

AGENDA

Resumo dos fatos mais importantes para a classe que ocorreram em março


Beneficência Portuguesa apresenta novas instalações
Acompanhada pelo presidente da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência – Hospital São Joaquim, Antônio Ermírio de Moraes; pelo superintendente do hospital, Wolfgang Gunther Wilhelm Zorn, e por representantes do corpo clínico, a presidente do Conselho Regional de Medicina, Regina Parizi de Carvalho, visitou, no dia 24 de fevereiro, as novas instalações do hospital. Os membros da diretoria do Conselho, Gabriel David Hushi e Maria Luiza Machado e os conselheiros Reinaldo Ayer de Oliveira e Henrique Liberato Salvador também participaram da visita.

Os representantes do Cremesp conheceram a nova UTI cardíaca e as unidades de Pediatria e de Hemodinâmica. Foram recepcionados pelo conselheiro do Cremesp e integrante do corpo clínico da Beneficência Portuguesa, José Henrique Andrade Vila, e pelo delegado do Cremesp João Salvestrin, que também acompanharam a visita.

Após conhecerem as novas instalações do hospital, os membros do Conselho conversaram com Antônio Ermírio sobre assistência à saúde. O setor de Pediatria do hospital possui 35 leitos para atendimento de crianças com casos de alta complexidade, principalmente neurocirurgias e cirurgias cardíacas, pelo SUS. A área de Hemodinâmica é considerada a de maior movimento no mundo, realizando uma média de 100 cateterismos por dia, sendo cerca de 80 deles pelo Sistema Único. A UTI cardíaca possui 100 leitos e realiza diariamente 35 operações cardíacas, sendo 85% pelo SUS.

Advogados discutem planos de saúde
Palestrando sobre o tema “Planos e Seguros de Saúde – a Visão do Cremesp”, a presidente da entidade, Regina Parizi Carvalho, participou, no dia 13 de março, do “Curso de Direito à Saúde, Planos e Seguros de Saúde”, organizado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e coordenado pelo Procurador Regional da República Marcelo Moscogliato. O curso ocorreu nos dias 10, 11 e 13 no auditório do IASP.

As outras palestras abordaram os temas: Fundamentos Constitucionais do Direito à Saúde, Sistema de Saúde Suplementar, Os Planos e os Seguros de Saúde e a Interface com o SUS, Planos e Seguros de Saúde – Problemas Concretos, e Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Portal das Unimeds faz aniversário
A Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo comemorou o 2º aniversário do portal Unimeds.com.br, no dia 21 de fevereiro. Realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo, o evento homenageou o técnico campeão olímpico de voleibol masculino José Roberto Guimarães. Representou o Cremesp, o diretor-primeiro secretário, José Cássio de Moraes.

Prontuário Médico
No dia 20 de fevereiro, o conselheiro e delegado do Cremesp Antonio Pereira Filho proferiu palestra aos profissionais do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro Saboya, no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Abordando o tema prontuário médico, Pereira explanou sobre a importância ética e jurídica do prontuário, o sigilo e a utilização do prontuário eletrônico. Estavam presentes cerca de 60 médicos, alguns enfermeiros e a diretoria clínica e administrativa do hospital.

Hospital Universitário tem novo superintendente
Tomou posse no dia 24 de fevereiro o novo superintendente do Hospital Universitário da USP, professor Paulo Andrade Lotufo. A cerimônia ocorreu no anfiteatro do hospital, localizado na avenida professor Lineu Prates, 2565. O delegado do Cremesp na zona Oeste, Sérgio Gomes de Souza, representou a entidade.

Presidente do CFM no Cremesp
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, esteve presente à reunião plenária do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), no dia 18 de fevereiro. Edson falou aos conselheiros sobre as resoluções do CFM que dizem respeito a honorários médicos e atuação de médicos estrangeiros.

Estudantes solidários
O Projeto Calouro 2003, da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), realizou atividade de prevenção e educação em saúde na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 14 de março. Veteranos e calouros distribuíram material informativo e orientaram a população sobre doenças como leptospirose, osteoporose, dengue e doenças sexualmente transmissíveis. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e da Associação Paulista de Medicina (APM).

Cremesp homenageia médico
O médico Legardeth Consolmagno, de Piracicaba, foi duplamente homenageado no dia 19 de fevereiro. A Delegacia Regional do Cremesp em Piracicaba entregou-lhe uma placa de agradecimento pelos 50 anos no exercício da profissão médica com ética e qualidade e a Câmara dos Vereadores de Piracicaba concedeu-lhe o Título de Cidadão Piracicabano. Estiveram presentes à cerimônia a presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, e o delegado do Conselho na região, Francisco Petito Vieira. Participaram também da homenagem representantes da Unimed, da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Sindicato dos Médicos (Sindimed).

Palestra sobre Mercado de Trabalho
A convite da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, a presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, participou do 1º Encontro sobre Mercado de Trabalho em Dermatologia. Regina proferiu palestra sobre mercado de trabalho na área da saúde e debateu o tema juntamente com representantes de outras entidades médicas e o público presente. O evento ocorreu no dia 8 de março, no anfiteatro da Escola Paulista de Medicina Marcos Lindenberg.

Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 423 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.