PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
José Gomes Temporão


ÉTICA (pág.4)
Publicidade Médica - Conselho Federal de Medicina


SAÚDE SUPLEMENTAR 1 (pág. 5)
Cartões de desconto


ONCOLOGIA (pág. 6)
Estimativa 2012 — Incidência de Câncer no Brasil


SAÚDE SUPLEMENTAR 2 (pág. 7)
Planos de Saúde, ANS e autonomia profissional do médico


DEMOGRAFIA MÉDICA (págs. 8 e 9)
A distribuição de médicos no interior paulista


SAÚDE MATERNA (pág. 10)
Medida provisória institui cadastramento nacional das gestantes


ESPECIALIDADES (pág. 11)
III Fórum Nacional de Especialidades Médicas


CFM (pág. 12)
EC 29: esperança frustrada


ESCOLAS MÉDICAS (pág. 13)
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


SAÚDE PÚBLICA (pág. 15)
MS define parâmetros para troca de próteses mamárias


BIOÉTICA (pág. 16)
Sigilo profissional


GALERIA DE FOTOS



Edição 289 - 01-02/2012

ESCOLAS MÉDICAS (pág. 13)

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


FMUSP recebe alunos do internato 2012


     A postura médica no exercício da profissão foi tratada por Reinaldo Ayer (foto ao lado), conselheiro do Cremesp, no workshop do 5º ano de internato dos alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), realizado nos dias 5 e 6 de janeiro, no Teatro da instituição. Professor da FMUSP, Ayer participou da abertura do evento, ao lado de José Otávio Costa Auler Junior, vice-diretor da faculdade, e dos professores doutores Maria Aparecida Basile e Iolanda Calvo Tibério, que apresentaram o internato aos estudantes.

Ayer transmitiu aos alunos os cumprimentos de Renato Azevedo, presidente do Cremesp, que também esteve envolvido na elaboração da apresentação.

“Ninguém nasce ético. Isto é construído à medida que nos formamos como seres humanos”, explicou Ayer. Durante a exposição, salientou a importância da imposição de normas e da moral na criação delas. Neste contexto, listou algumas condutas envolvidas no Ato Médico, como prontuário legível, descriminação de pacientes e prática médica sem supervisão, atrelando-as às providências que o novo Código de Ética prevê. “A obrigação do médico é evitar o mal”, disse ao lembrar o objetivo da prática.

A programação contou ainda com outros temas relacionados à prática médica, tratados por professores da FMUSP, seguidos de trabalhos práticos em grupos para os participantes.


Gestão hospitalar

Callegari assume superintendência do Hospital Mário Covas


Callegari com Reple: assistencialismo e formação

Desiré Carlos Callegari, conselheiro representante de São Paulo no CFM, assumiu a superintendência do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), durante solenidade realizada no anfiteatro da instituição, no dia 5 de janeiro. A cerimônia foi presenciada por autoridades municipais, regionais e estaduais, entre elas Renato Azevedo, presidente do Cremesp, Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde do Estado e integrantes da diretoria do HEMC. Anteriormente, Calllegari ocupava o cargo de diretor técnico do hospital.

A abertura da sessão foi realizada por Geraldo Reple Sobrinho, que comandou a unidade por 10 anos. Após a transmissão do cargo, Callegari expressou o objetivo de expandir a transparência do trabalho desenvolvido pela instituição, defendendo a importância de não haver partidarismos na saúde.

“O cargo representa um desafio importante porque é depositada grande confiança na direção de um hospital público deste porte”, afirma Callegari. O HEMC possui 349 leitos ativos e é um dos maiores da rede estadual. Natural de Santo André, ele ressalta o compromisso que a administração possui com os pacientes do ABC. “Temos que adequar o orçamento à alta demanda da região. Será necessário articular a gestão de modo que possamos cumprir o que estabelecemos”.  

O novo superintendente foi empossado por método eletivo e terá um período de cinco anos de gestão, podendo ser reeleito. “Além do atendimento à população do ABC, há o compromisso com os alunos da Faculdade de Medicina do ABC que fazem residência no hospital. O assisten¬cialismo e a formação são questões que nos movem a cumprir essa responsabilidade”, diz Callegari.


Agenda da presidência

Formandos da Unicamp recebem carteiras durante solenidade com presidente do Cremesp


Azevedo (4º da esq. p/a dir.) durante cerimônia

Os 90 formandos da 44ª Turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lotaram o Auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, onde receberam suas carteiras profissionais durante solenidade em 26 de janeiro, em Campinas.

O evento contou com a presença de Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, e de Silvia Mateus, diretora responsável pela delegacia regional do Cremesp em Campinas. Ambos fizeram a entrega formal das carteiras aos novos médicos ao lado de Jorge  Curi, vice-presidente da AMB; de Clóvis Machado, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas; e de Casemiro dos Reis Junior, 1º diretor secretário do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região e delegado regional do Cremesp em Campinas.

Também prestigiaram o encontro os delegados superintendentes do Cremesp na cidade, Marisa Broglio e João Baptista Laurito Junior, e os delegados  Erik  Piva e Michal Sokolowski.

Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:

  •  Solenidade de posse do novo superintendente do Hospital Mário Covas, Desiré Callegari (também conselheiro representante de São Paulo no CFM), no dia 5 de janeiro;
  •  Cerimônia de entrega dos documentos aos formandos da Unicamp, realizada em 26 de janeiro;
  •  Lançamento da 4ª edição do Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia, coordenada por Krikor Boyaciyan, em 27 de janeiro;
  •  Posse da nova diretoria da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), em 27 de janeiro.


CBC dá posse à diretoria e novos membros titulares

Armando de Oliveira e Silva é o novo presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para a gestão 2012/2013, cargo transmitido pelo seu antecessor Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp.

O presidente tomou posse, juntamente com os novos membros titulares da entidade, durante cerimônia no dia 21 de janeiro. O evento contou ainda com entrega de diplomas aos novos membros eméritos e adjuntos jubilados e de prêmios do XXVI Fórum de Pesquisa de Cirurgia.




Este conteúdo teve 1792 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 157 usuários on-line - 1792
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior