CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Gilson Carvalho, especialista em saúde pública
GRAVIDEZ PROGRAMADA (pág.4)
Saúde da Mulher
HOMENAGEM (pág.5)
Médicos paulistas
ENSINO MÉDICO (págs. 6 e 7)
Cremesp divulga resultados do Exame 2011
MOVIMENTO MÉDICO (pág. 8)
A suspensão do atendimento atingiu 21 Estados
CARREIRA DE ESTADO (pág. 9)
Governo paulista promete plano de cargos e salários a médicos
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 10)
Mais de 20 operadoras propõem negociações
ENCONTRO (pág.11)
Especialistas discutem preconceito à psoríase e vitiligo
CFM (pág. 12)
Coluna dos representantes de SP no Conselho Federal
WMA (pág.13)
Brasileiro preside Associação Médica Mundial
CARTÕES DE DESCONTO (pág. 15)
Código de Ética Médica proíbe qualquer tipo de parceria com funerárias
BIOÉTICA (pág. 16)
Publicidade médica: CEM e Codame
GALERIA DE FOTOS
WMA (pág.13)
Brasileiro preside Associação Médica Mundial
Médico brasileiro assume presidência de associação mundial
Amaral: oportunidade de compartilhar propostas
O anestesiologista, intensivista, professor titular da Escola Paulista de Medicina – Unifesp e presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, tomou posse na The World Medical Association (WMA), entidade mundial de representação dos médicos. Eleito no ano passado para a gestão 2011/2012, Amaral assumiu a presidência no dia 14 de outubro, em cerimônia durante assembleia geral da entidade, realizada em Montevidéu (Uruguai). Antes dele, dois outros brasileiros já haviam liderado a entidade: o cirurgião catarinense Antônio Moniz de Aragão (1961) e o dermatologista paulista Pedro Kassab (1976).
Em seu discurso, Amaral falou sobre o papel imprescindível dos médicos no cuidado da saúde global e da participação do Brasil na construção de um futuro melhor.
Membro do Conselho da AMB desde 2005. Este ano, a entidade apresentará duas propostas à WMA: mobilização e qualificação de profissionais de saúde frente a situações de desastres e uma resolução contra a discriminação dos portadores de hanseníase e seus familiares.
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a José Luiz Gomes do Amaral, atual presidente da WMA e ex-presidente da AMB. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), com solenidade no dia 18 de outubro, no plenário 1º de Maio da Câmara.
Especialidades
Cursos não reconhecidos ameaçam saúde da população
Faggioni, Azevedo, Camarim, Ieda, Silva e Carvalhaes: discussão deve ser ampliada com o MEC
“Os cursos que não são reconhecidos pela ciência médica, muitos de curta duração e formação duvidosa, colocam sob risco a saúde da população”, alertou Renato Azevedo, presidente do Cremesp, durante a plenária temática Cursos em áreas não reconhecidas da Medicina: a quem interessa?, realizada na sede do Conselho, em 4 de novembro. Também estiveram presentes ao debate o conselheiro Lavínio Nilton Camarim; Luiz Roberto Cicogna Faggioni, promotor de Justiça dos Direitos Humanos (área da Saúde); Cid Célio Jayme Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp); Ieda Therezinha Verreschi, representando a Associação Paulista de Medicina (APM); e Lúcio Flávio Gonzaga Silva, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A Resolução CFM 1970/2011 proíbe a divulgação de especialidades ou áreas de atuação não reconhecidas. A aprovação de uma especialidade médica envolve o CFM, a AMB e a Comissão Nacional de Residência Médica.
Foi consenso que a discussão deve ser ampliada, com a presença de representantes do MEC, que não tem dado atenção aos alertas das entidades médicas e da sociedade sobre a questão.
Entidades médicas
APM e AMB empossam novas diretorias
Cardoso, Meinão e Azevedo: união das entidades médicas
A Associação Paulista de Medicina (APM) e Associação Médica Brasileira (AMB) deram posse a seus novos representantes para a gestão 2011/2014. Durante cerimônia, realizada em 22 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo, Florisval Meinão e Florentino Cardoso passaram a ocupar as presidências da APM e AMB, respectivamente, cargos anteriormente ocupados por Jorge Curi e José Luiz Gomes do Amaral.
O evento contou com a presença de diversas autoridades das áreas médica e política, como Alexandre Padilha, ministro da Saúde; Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; e Eleuses Paiva, deputado federal; além de Cid Carvalhaes, presidente da Fenam; e Renato Azevedo, presidente do Cremesp.
“Saúde é cidadania e, por isso, precisamos apoiar projetos de transferência de renda de forma suprapartidária. As políticas sociais são importantes porque resultam no bem da saúde”, disse Meinão, em seu discurso. Já Cardoso enfatizou a exigência de uma saúde básica de qualidade.
Eventos realizados pelo Programa de Educação Continuada do Cremesp:
Data Cidade Tema
08/10 - Rio Claro - Ginecologia e Obstetrícia
15/10 - São Paulo - Oftalmologia para médico generalista
19/10 - S. J. dos Campos - Prontuário eletrônico
20/10 - S. J. do Rio Preto - Terminalidade da vida e Cuidados Paliativos
20/10 - Marília - Nefrologia e Cardiologia
20/10 - Santa Bárbara D'Oeste - Termo de Consentimento e autonomia do paciente
20/10 - Araçatuba - Atualização em antibioticoterapia
26/10 - S. J. dos Campos - Codame
26/10 - Jaboticabal - Atualização em antibioticoterapia
31/10 - Bragança - Terminalidade da vida
03/11 - Guarulhos - Prontuário médico
05/11 - Piracicaba - Assistência de emergência para o médico pediatra
09/11 - S. J. dos Campos - Direito médico
10/11 - Sorocaba - Aspectos éticos do atendimento do pediatra na sala de parto
10/11 - Batatais - A Interface da Medicina da Dor e outras especialidades
10/11 - Olímpia - Psiquiatria