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CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Luiz Alberto Bacheschi


ATIVIDADES 1 (pág. 3)
Renato Azevedo substitui Luiz Alberto Bacheschi, à frente da Casa desde janeiro de 2010


PLANOS DE SAÚDE 1 (pág. 4)
Síntese do movimento de 7 de abril


PLANOS DE SAÚDE 2 (pág. 5)
Passeata reuniu centenas de médicos na Praça da Sé


ATIVIDADES 2 (pág. 6)
Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp


GERAL 1 (pág. 7)
Diretores e conselheiros do Cremesp marcam presença no evento em Goiânia


BALANÇO 1 (págs. 8 e 9)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


BALANÇO 2 (págs. 10 e 11)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


BALANÇO 3 (págs. 12 e 13)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


ALERTA ÉTICO (pág. 14)
Análises do Cremesp previnem falhas éticas causadas pela desinformação


COLUNA DO CFM (pág. 16)
Canal de comunicação dos representantes de São Paulo no CFM


GALERIA DE FOTOS



Edição 280 - 04/2011

BALANÇO 3 (págs. 12 e 13)

Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


COMUNICAÇÃO

Conselho adota nova padronização em sua logomarca

O Cremesp passou a exibir, desde o dia 22 de setembro de 2010, o novo logotipo proposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a todos os Conselhos Regionais. Para Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp, a iniciativa representa um passo importante da diretoria para a inte¬gração entre o CFM e os Conselhos Regionais. “Além de proporcionar maior visibilidade insti-tucional, é uma demonstração de que, embora os Conselhos tenham autonomia de gestão e peculiaridades locais, compõem o mesmo projeto coletivo de valorização do médico, de promoção da ética e de defesa da saúde da população”, diz.

Jornal do Cremesp e revista Ser Médico digitalizados na Internet


A diretoria de Comunicação dinamizou ainda mais as publicações impressas do Cremesp – Jornal do Cremesp (mensal) e revista Ser Médico (trimestral) –, ao disponibilizá-las, além da versão html, em formato digitalizado. Durante o mandato dessa diretoria, foram editadas 13 edições do Jornal do Cremesp e cinco da revista Ser Médico.

Fórum de Comunicação Integrada dos Conselhos de Medicina

Diretores e assessores de Comunicação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina reuniram-se, em 20 de julho de 2010, em Brasília, para discutir a integração das áreas de comunicação das autarquias, possibilidades de parcerias, ganhos institucionais e uso racional de recursos no I Fórum de Comunicação Integrada dos Conselhos de Medicina, coordenado pelo diretor de Comunicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), Desiré Callegari.

Já com a visão dessa interação, a diretoria de Comunicação do CFM disponi¬bilizou, para todos os CRMs, um novo clipping eletrônico que monitora 1.200 fontes de notícias (entre jornais, revistas e sites) em todo território nacional. “Nosso objetivo é levar informação de qualidade aos leitores, que possa ser útil na defesa dos interesses dos médicos e da melhoria do atendimento à saúde da população”, afirma o diretor André Scatigno.


BIBLIOTECA
Acervo atualizado disponível aos médicos e ao público


Parte do acervo da biblioteca do Cremesp

O acervo de livros, revistas e jornais especializados em Bioética, Ética Médica e Direito Médico do Cremesp foi constantemente atualizado durante a última diretoria, com novos lançamentos sobre assuntos relacionados à área médica e à legislação que a rege. Atualmente, a Biblioteca dispõe de aproximadamente 2.327 títulos, além de  normas legais (resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Cremesp), leis, decretos, portarias e instruções normativas das esferas federal, estadual e municipal, sobre o exercício da medicina.

Estima-se que, entre janeiro de 2010 e março de 2011, foram efetuados em torno de 13.454 levantamentos sobre temas éticos e de legislação. No período foram recebidas 86 publicações como doação, adquiridas 19 e lançados quatro livros.

Durante o período da gestão do então presidente Luiz Alberto Bacheschi, o Cremesp publicou 14 resoluções, cinco instruções normativas, nove portarias e um Ato Administrativo, visando o melhor entendimento das decisões da entidade sobre temas relevantes e boas práticas médicas.

A Biblioteca está aberta aos médicos e público em geral, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas, na sede do Cremesp, na Rua da Consolação, 753, 1º andar – Centro – São Paulo. 
 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Acompanhar os avanços tecnológicos e promover a modernização de seu parque de informática, de modo a atender às crescentes demandas internas e externas, foram os motivos que levaram a diretoria do Cremesp a continuar a investir na seção de Tecnologia da Informação. Nesse período, foram realizadas compra e atualização de softwares; manutenção de hardwares e rede; melhorias de segurança por meio da aquisição de um equipamento de biometria; renovação do parque com a compra de novos equipamentos; expansão de infraestrutura; e criação de novos sistemas, como o de Gerenciamento de Sindicâncias via web, para auxiliar os trabalhos efetuados pelos delegados sindicantes, além de funcionários das delegacias regionais. Tudo isso, dentro de um programa de redução de custos de suprimentos (papel, toner), manutenção e suporte para as impressoras, por meio da substituição de impressoras próprias, na sede e sub-sede do Cremesp, por 94 impressoras locadas, englobando o fornecimento de manutenção, peças de reposição, materiais de consumo e softwares de gerenciamento e controle de impressão.

PLENÁRIAS ESPECIAIS


Azevedo, Cerri, Bacheschi, Teixeira e Aranha

Foram realizadas, ao longo dos últimos 15 meses, 43 plenárias de conselheiros, sendo que em algumas delas abriu-se espaço para pronunciamentos e palestras de autoridades, especialistas e representantes de entidades médicas, como, por exemplo, a plenária especial que recebeu a nova diretoria do CFM, em 24 de fevereiro de 2010. Esse encontro, que reuniu diretores e conselheiros das duas entidades, representou mais uma etapa do processo de integração entre o CFM e os CRMs na definição de estratégias para o aperfeiçoamento do atendimento ao médico.

Em plenária especial com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, foi realizado um debate sobre políticas de saúde, no dia 11 de janeiro de 2011. Em sua palestra, Cerri destacou como pontos prioritários em sua gestão a  valorização do médico que atua na porta de entrada do sistema de saúde e o aperfeiçoamento do atendimento, integrando a administração nos níveis regional, estadual e federal.


ORIENTAÇÃO ÉTICA E CARTORIAL 

Consultas
Faz parte das atividades do Cremesp prestar serviços de orientação ética aos médicos e à população. Durante a gestão da segunda diretoria, o Cremesp recebeu 1.025 consultas protocoladas e respondeu a 1.003 questionamentos, no mesmo período, por ofícios e cartas, jurisprudência e pareceres aprovados. Também efetuou 14.414 orientações feitas pessoalmente, por telefone e e-mail. E contabilizou 15.417 atendimentos prestados por meio de pareceres, fornecimento de jurisprudência, pessoalmente, por telefone ou e-mail.

Câmaras Técnicas
As câmaras técnicas do Cremesp somaram 182 reuniões nos últimos 15 meses. Instituídas pelo Cremesp e integradas por profissionais médicos, representantes do meio acadêmico e das sociedades médicas, as 26 câmaras técnicas e as quatro de assuntos temáticos analisam e emitem pareceres sobre técnicas e tratamentos que demandem reflexões sobre o tema, conforme critérios éticos e científicos.

Sindicâncias
No que se refere ao encaminhamento de questões jurídicas envolvendo médicos do Estado de São Paulo junto ao Conselho, foram instauradas 4.500 sindicâncias, realizadas 123 audiências, emitidos 1.703 pareceres e reunidas 269 Câmaras de Sindicâncias na sede, no período de 01/01/2010 a 18/03/2011.

Registros profissionais
Entre os registros profissionais definitivos, definitivos por decisão judicial, transferência, inscrição secundária, reinscrição ou autorização de estrangeiros, o Cremesp efetuou 7.902 inscrições de médicos que concluíram o curso ou comprovaram revalidação do diploma, durante o mandato desta diretoria. No cômputo geral, o Cremesp cancelou 3.247 registros no mesmo período, sendo a maioria por transferência de médicos para outros Estados. Também foram cadastradas 2.888 empresas da área médica, e renovados os registros de outras 21.466, no mesmo período. No total dos registros feitos pelo Cremesp constavam 106.214 médicos inscritos e 36.338 empresas ativas até 18 de março de 2011.

DSV Médico
Os médicos que residem e licenciam veículo automotor no município de São Paulo podem solicitar a liberação de rodízio ao Departamento de Operação de Sistema Viário (DSV) por meio do Cremesp. Aproximadamente 34.870 carros foram incluídos no sistema ou receberam renovação da licença no período de mandato da segunda diretoria, beneficiando a classe médica em sua locomoção pela cidade.


CENTRO DE BIOÉTICA
Diferentes atividades marcaram gestão dos últimos 15 meses


Da esq. p/a dir.: Souza (1º), Oselka (2º), Ayer (4º) e Lisbeth (7º) em curso de capacitação de CEM, no Hospital Penitenciário Santana

Novas publicações, reformulação das já existentes, cobertura de eventos jornalísticos em Bioética, promoção de julgamentos simulados e de cursos de capacitação das Comissões de Ética Médica. Durante a gestão iniciada em janeiro de 2010, sob a coordenação de Gabriel Oselka, o Centro de Bioética do Cremesp empenhou-se na tarefa de divulgar a Ética e a Bioética entre profissionais, docentes, alunos e demais interessados no tema.
Entre os destaques é possível citar um livro que está sendo preparado pelo Grupo de Capacitação das Comissões de Ética Médica (Gacem), coordenado pelo Centro de Bioética, referente à elaboração e ao fornecimento de Atestados Médicos. O tema, que carece de uma conduta padronizada, em especial, quanto aos aspectos bioéticos, foi o principal foco do grupo no período.

Também na área de publicações, o Centro de Bioética e o Gacem produziram as terceiras edições de dois livros: o Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica, material didático de curso direcionado às Comissões, e Bioética Clínica: Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados, a ser relançado em breve. Ambos foram revisados e atualizados conforme o novo Código de Ética Médica. No Manual de Capacitação das CEM, foram incluídas ainda novas estatísticas sobre sindicâncias e processos no Cremesp – atendendo à solicitação de instrutores e alunos – e disponibilizados em novo formato e capa. Além desses livros, em meados de 2010 foram feitas revisão e reimpressão do livro Entrevistas Exclusivas com Grandes Nomes da Bioética.

Cobertura de eventos
Vários eventos contaram com a cobertura jornalística do Centro de Bioética, culminando em matérias tanto para o site
www.bioetica.org.br quanto para o Jornal do Cremesp.

Alerta ético
É de responsabilidade do Centro de Bioética, desde 2004, a coluna mensal “Alerta Ético”, do Jornal do Cremesp. Entre os temas destacados recentemente, podemos citar os que abordaram: Que atitude tomar na presença de pacientes desordeiros?; Exame genético e teste de paternidade; e Questões delicadas sobre sexualidade, entre vários outros.

Bolsas para estudantes
O Centro de Bioética centraliza o Programa de Bolsas em Ética para Estudantes de Medicina, coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer. Em 2010, ao todo, 23 estudantes receberam bolsas do Cremesp (9ª e 10ª turmas).

Capacitação das CEM
Coordenado pelo Centro de Bioética, os cursos de capacitação das Comissões de Ética Médica (CEM) mobilizaram delegados de todo o Estado, unidos com a meta de padronizar e melhorar o trabalho dessas que são consideradas “braços” do Cremesp nas instituições. Entre janeiro de 2010 até o fechamento desta edição, foram realizados 22 cursos a interessados, membros de CEM e delegados regionais e metropolitanos do Conselho.

Julgamentos simulados
A prática de um julgamento simulado é considerada uma importante estratégia didática, não só para o ensino da ética nas faculdades de Medicina, como também à pós-graduação e educação continuada. Durante a última gestão foram operacio¬nali¬za¬dos e coordenados pelo Centro de Bioética 21 julgamentos.


DELEGACIAS REGIONAIS

Levantamento estatístico da Seção de Delegacias Regionais registrou, nos últimos 15 meses, 81.971 protocolos na sede, oriundos de atendimentos realizados nas regio¬nais; 991 protocolos internos; 88.093 atendimentos presenciais; e a realização de 263 eventos nas delegacias regionais, dentre eles, reuniões de Câmara, julgamentos simulados e sessões solenes.

Também durante a gestão da segunda diretoria foram adquiridas novas sedes das delegacias de Bauru e Jundiaí. Foram  feitas reformas nas delegacias de Osasco e na recém-adquirida sede de Jundiaí.

Atualmente, a infraestrutura de atendimento do Conselho conta com uma sub-sede na Vila Mariana e 31 delegacias ativas no Estado, sendo quatro localizadas na cidade de São Paulo, cinco na região metropolitana e 22 no Interior e Baixada Santista.




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CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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