PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Luiz Alberto Bacheschi


ATIVIDADES 1 (pág. 3)
Renato Azevedo substitui Luiz Alberto Bacheschi, à frente da Casa desde janeiro de 2010


PLANOS DE SAÚDE 1 (pág. 4)
Síntese do movimento de 7 de abril


PLANOS DE SAÚDE 2 (pág. 5)
Passeata reuniu centenas de médicos na Praça da Sé


ATIVIDADES 2 (pág. 6)
Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp


GERAL 1 (pág. 7)
Diretores e conselheiros do Cremesp marcam presença no evento em Goiânia


BALANÇO 1 (págs. 8 e 9)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


BALANÇO 2 (págs. 10 e 11)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


BALANÇO 3 (págs. 12 e 13)
Balanço da Segunda Diretoria - Gestão Cremesp 2008-2013


ALERTA ÉTICO (pág. 14)
Análises do Cremesp previnem falhas éticas causadas pela desinformação


COLUNA DO CFM (pág. 16)
Canal de comunicação dos representantes de São Paulo no CFM


GALERIA DE FOTOS



Edição 280 - 04/2011

EDITORIAL (pág. 2)

Luiz Alberto Bacheschi



Na direção de um futuro melhor

Temos um Conselho próximo dos médicos, que busca a valorização da profissão, defende a boa Medicina e a ética, tem credibilidade junto à sociedade, atende e acolhe, com serviços eficientes, mais de 100 mil médicos


Após 15 meses de gestão, conforme rodízio interno nos cargos de composição da Diretoria do Cremesp, encerramos nosso mandato deixando duas certezas: o movimento médico nunca esteve tão unido e mobilizado; e o Conselho conquistou elevados índices de avaliação positiva e de reconhecimento dos médicos.

A inédita e grandiosa paralisação nacional dos médicos, em sete de abril, não só inaugurou um novo patamar de enfrentamento das práticas abusivas e do desrespeito dos planos e seguros de saúde, como também revelou a capacidade de união dos médicos, numa ação articulada de defesa profissional e de responsabilidade coletiva, alinhando a reivindicação de honorários justos com a defesa do direito dos pacientes em receber uma assistência de qualidade.

Em São Paulo, Estado que concentra a maior cobertura populacional de planos de saúde, onde cerca de 55 mil médicos estão vinculados à saúde suplementar, a atuação conjunta do Cremesp, Sindicato e Associação Paulista de Medicina foi decisiva para a arrancada deste movimento, certamente um dos maiores da história da Medicina no Brasil.

O que o Cremesp tem buscado, e o fizemos como prioridade nessa gestão, é justamente fortalecer a unidade médica, materializada na Federação dos Médicos do Estado de São Paulo que cataliza ideias, ações e esforços das entidades estaduais, assegurando e mantendo entre elas uma estreita solidariedade.

Procuramos, igualmente, estabelecer relações de parceria com as entidades médicas nacionais, o que nos levou a dialogar com ministros da Saúde e Educação, com os presidentes da Câmara Federal e do Senado, com gestores e parlamentares, sempre procurando defender os legítimos interesses dos médicos e da sociedade. O Cremesp e seu presidente foram sempre acolhidos com atenção e respeito pelo CFM, e pudemos também merecer a atenção e a amizade de todos os presidentes dos CRMs, nas reuniões e encontros em que participamos.

Encerramos a gestão com outra grata surpresa. Conforme pesquisa de opinião do Instituto Datafolha, realizada junto aos médicos paulistas, e que será detalhada na próxima edição do Jornal do Cremesp, o Conselho é avaliado positivamente pela maior parcela dos entrevistados, que destacam a qualidade dos serviços prestados, elogiam nossos veículos de comunicação (jornal, revista e site) e reconhecem os esforços da instituição para assegurar o exercício ético da Medicina, exercer seu papel judicante, lutar por melhor remuneração, fiscalizar os estabelecimentos de saúde e discutir abertamente questões éticas relevantes, como a relação dos médicos com a indústria farmacêutica.
 
Não foram ações de uma só gestão que asseguraram um Conselho cada vez mais próximo dos médicos, que busca a valorização da profissão, que defende a boa Medicina e a ética, que solidifica sua credi¬bilidade junto à sociedade, que atende e acolhe, com serviços eficientes, mais de 100 mil médicos.

A satisfação com que assumimos a presidência do Cremesp em janeiro de 2010 é a mesma com que passamos essa missão às mãos do colega Renato Azevedo Júnior e da nova diretoria, em mais uma etapa da Gestão 2008-2013, que tem honrado todos os compromissos assumidos com os médicos desde a eleição.

Desde o início da gestão, nossa diretoria não poupou esforços para dar ao Cremesp uma moderna estrutura administrativa e de pessoal, para facilitar e agilizar o atendimento das demandas e dos serviços necessários aos médicos paulistas. Somam-se a tramitação mais ágil das sindicâncias e processos e a ampliação das ações de fiscalização com presença marcante do Cremesp nos rumos do sistema de saúde, o que tanto nos orgulha.

O Cremesp hoje não apenas defende mas executa ações de promoções e aprimoramento profissional, por meio do programa gratuito de Educação Médica Continuada, e a qualificação do ensino médico através do Exame do Cremesp e da contínua e fundamentada oposição à abertura de novos cursos de Medicina no Estado.

O que move o Conselho, no entanto, não é o mérito das suas realizações, mas o desafio diante do que precisa ser feito para fortalecer ainda mais a instituição e para que os médicos possam exercer dignamente a profissão.

Por isso, a nova gestão que se inicia dará continuidade à busca incessante do Cremesp pela excelência dos serviços que presta e pela eficiência das atividades que desenvolve.

Novos meios deverão ser acionados pelo Conselho para enfrentar e denunciar problemas ainda sem solução e que tanto afetam a vida dos médicos e da população, como o subfinanciamento e a má gestão no sistema público, a ausência de uma carreira no SUS, com multiplicação de vínculos precários, a insistência do setor suplementar em menosprezar os médicos, a deterioração do ensino que tem no aumento de denúncias e processos contra médicos um dos seus efeitos colaterais, e o clamor popular que aponta as falhas da saúde como o maior problema brasileiro.

Sucesso à nova diretoria do Cremesp! E muito obrigado ao corpo de conselheiros, delegados e colaboradores, pela confiança, pela parceria e pela união de esforços que nos permitiu alcançar objetivos e nos permite agora apontar na direção de um futuro melhor para os médicos e para todos nós.


Luiz Alberto Bacheschi
Presidente do Cremesp


Este conteúdo teve 87 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 320 usuários on-line - 87
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.