CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
"A população e os médicos não suportam mais as deficiências do SUS"
ENTREVISTA (pág. 3)
Antonio Gonçalves Pinheiro, coordenador da CT de Cirurgia Plástica do CFM
ATIVIDADES 1 (pág. 4)
Araçatuba, Franca e Jaboticabal: novos módulos de atualização profissional da Casa
ATIVIDADES 2 (pág. 5)
A retomada da Educação Médica Continuada: novo formato e novos coordenadores
ATIVIDADES 3 (pág. 6)
Levantamento DataFolha: interferências dos planos de saúde prejudicam médicos e pacientes
EXAME DO CREMESP (pág. 7)
Aprovados na prova teórica serão convocados para a prática, agendada para 10 de outubro
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS (pág. 8)
"Não faltam doadores, mas doação”, afirma presidente da ADOTE
ÉTICA MÉDICA (pág. 10)
Saúde suplementar: empresários ignoram bem-estar de pacientes e o exercício, ético, da Medicina
GERAL 1 (pág. 11)
Movimento obteve 22% de reajuste e negociação das demais reivindicações
CFM (pág. 12)
Representantes do Estado no CFM se dirigem aos médicos e à sociedade
ESPECIALIDADES (pág. 13)
Urologistas enfrentam desafios relacionados às oportunidades e condições de trabalho
ALERTA ÉTICO (pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
GERAL 2 (pág. 15)
HC prestou homenagem ao ex-superintendente em 24 de setembro
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 1 (pág. 4)
Araçatuba, Franca e Jaboticabal: novos módulos de atualização profissional da Casa
Programa de Educação Médica Continuada
O Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp foi apresentado em diversos municípios paulistas no mês de setembro, com discussões sobre os mais variados temas de interesse para o médico generalista que atua em instituições, clínicas ou pronto-atendimento. Veja, a seguir, os programas apresentados:
Araçatuba
O evento contou com a presença de 35 médicos da região e de cidades vizinhas em mais um módulo do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), no dia 16 de setembro. O Momento Ético, ministrado pelo conselheiro José Marques Filho, abordou O termo de consentimento livre e esclarecido na prática médica. Rita Cássia Martins Alves da Silva, professora da Faculdade Famerp e hepatologista da Unidade de Transplante de Fígado e Intestino do Hospital de Base FunfarmeFamerp, apresentou a palestra Esteatose Hepática – O que fazer?. Segundo Marques, “a palestra foi muito elogiada por todos devido à atualidade do tema e excepcional didática da apresentadora”. Também participaram do encontro a delegada regional, Regina Maria da Silva Marquezini, e o ex-conselheiro Renato Ferreira da Silva.
Franca
Camarim (2º à esq.), ao lado de participantes do evento em Franca
Lavínio Nilton Camarim, diretor das delegacias do Interior e conselheiro do Cre¬mesp, abriu o PEMC realizado em Franca, no dia 23 de setembro, com o Momento Ético. José Ivan de Andrade, cirurgião geral e professor de cirurgia do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, foi o palestrante responsável pelo tema Trauma Abdominal. O coordenador do Departamento Jurídico do Simesp, Edson Gramuglia Araújo, explicou os Direitos e Deveres Trabalhistas dos Médicos/Mercado de Trabalho, seguido de um pequeno debate com os médicos participantes.
Jaboticabal
Maria Luiza alerta sobre os riscos da dengue, em Jaboticabal
A Câmara Municipal de Jaboticabal, com a parceria do Cremesp, recebeu 60 pessoas interessadas na primeira edição do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC), no dia 22, sob a coordenação do delegado de Ribeirão Preto, Nereu Rodolfo Krieger da Costa.
Renata Teodoro Nascimento e Maria Luíza da Silveira Santa Maria foram as responsáveis por ministrar a palestra sobre Dengue, durante a qual foi apresentado um vídeo, abordando tanto aspectos de prevenção como atendimento aos pacientes. Na avaliação do conselheiro responsável pela região, Isac Jorge Filho, “o evento atingiu plenamente os objetivos do PESC, pois congregou pessoas de diferentes níveis econômicos e sociais da cidade, permitindo a troca de ideias entre médicos e enfermeiros ligados à saúde pública, com a participação do secretário municipal da Saúde, José Donizete Thomazini, e de vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Mauro Henrique Cenço”. Sob coordenação de Isac Jorge, houve amplo debate envolvendo grande parte dos participantes, que lotaram o recinto.
Fórum sobre Terminalidade da Vida
Mauro Aranha e Gaspar Lopes (2º e 5º da esq. p/a dir.) durante a abertura oficial do encontro
Bauru contou com um público de 60 pessoas no fórum realizado dia 30, cujo tema foi Terminalidade da Vida. Os palestrantes foram o conselheiro do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira; a juíza de direito, Rosana Teresa Curione Mergulhão; e o padre Roberto Francisco Daniel.
Nas palestras, foram apresentadas três visões sobre a terminalidade da vida: a ética, a jurídica e a espiritual. “Essas três vertentes convergiram para a importância da autonomia da pessoa diante de sua doença. Ficou claro, durante o debate, que as decisões a serem tomadas, tanto pelo médico como pelo paciente, precisam estar respaldadas pela informação correta sobre essa situação de terminalidade de vida”, afirma Ayer.
CBC-SP
Congresso reúne número recorde de cirurgiões
Na edição deste ano do Congresso Paulista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), realizado de 23 a 25 de setembro no Palácio das Convenções do Anhembi, também foi aberto espaço para a realização da XVII Assembleia Cirúrgica do CBC, regional São Paulo.
O programa principal do Congresso contou com temas de grande interesse prático para o cirurgião, com aulas e conferências ministradas por especialistas brasileiros e convidados estrangeiros, incluindo a apresentação de vários tipos de tratamento ainda experimentais.
O conselheiro do Cremesp, Gaspar de Jesus Lopes Filho, participou ativamente da comissão organizadora do encontro; já Mauro Gomes Aranha de Lima, primeiro-secretário, foi convidado a presidir a mesa de abertura oficial do Congresso, representando a diretoria do Conselho.
Os conselheiros Renato Françoso e Isac Jorge participaram das conferências e discussões sobre Generalidades: a importância da anatomia cirúrgica para o cirurgião geral; e Generalidades: conflitos de interesse na prática e pesquisa médica, respectivamente.