CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2))
"As escolas médicas brasileiras deveriam autoavaliar o ensino que praticam"
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Renato Adam Mendonça, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
A implantação da 1ª unidade AME-Psiquiatria na Vila Maria, em São Paulo
PEMC (JC pág. 5)
A Medicina e a Condição Feminina lembrou a atuação das mulheres médicas no voluntariado
ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Florianópolis sedia 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina deste ano
SAÚDE PÚBLICA (JC pág. 7)
Portaria estabelece normas para o atendimento de travestis e transexuais
FISCALIZAÇÃO (JC pág. 8 e 9)
Levantamento nos Centros de Atendimento Psicossocial do Estado
ÉTICA & BIOÉTICA (JC pág. 10)
Atualizações do CEM entraram em vigor em 13 de abril
INFLUENZA (JC pág. 11)
Na avaliação do Conselho, todos os médicos deveriam ser vacinados
GERAL 1 (JC pág. 12)
CFM regulamenta métodos terapêuticos que visam o equilíbrio celular
CFM (JC pág. 13)
Representantes do Estado no Conselho Federal se dirigem aos médicos e à sociedade
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
GERAL 2 (JC pág. 15)
Aplicabilidade do Novo Código de Ética Médica será tema do treinamento de funcionários dos CRMs
GALERIA DE FOTOS
PEMC (JC pág. 5)
A Medicina e a Condição Feminina lembrou a atuação das mulheres médicas no voluntariado
Cremesp homenageia mulheres por voluntariado na medicina
Denise, Ieda e Florisval Meinão discutem trabalho voluntário
O encontro também lembrou o centenário do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março
O Cremesp realizou em sua sede, na noite de 25 de março, mais um encontro especial sobre o tema A Medicina e a Condição Feminina, sob a coordenação da conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi.
Neste ano, o evento debateu a importância da atuação das mulheres no voluntariado médico, contando com a participação da pedagoga Eliana Goffi Costacurta, especialista em Orientação Familiar; Clara Smith Goffi, ex-diretora voluntária do Lar Escola São Francisco, e Ika Fleury, conselheira da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Também estiveram presentes Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira, e a conselheira da casa, Denise Barbosa, que representou o presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi.
De acordo com Ieda Verreschi, “esta edição do evento, que celebra o voluntariado, reverencia um trabalho basicamente feminino que, na maioria das vezes, é silencioso”. Para Denise, o encontro também homenageia o centenário do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março: “não podemos esquecer e valorizar as mulheres que, além de exercer a profissão e cuidar da família, ainda reservam tempo para dedicar-se ao voluntariado”.
Ao final do encontro, os presentes participaram de um debate sobre as dificuldades e vitórias do voluntariado, com a participação de Gilda Cury, presidente da Associação Nacional de Apoio ao Cardíaco (ANAC) e voluntária do Hospital do Coração há aproximadamente 25 anos.
“O Médico, o Código de Ética e a Lei”
Fórum reúne 300 participantes
Durante a “19ª Jornada da Maternidade Sinhá Junqueira”, realizada no Centro de Convenções da Faepa de Ribeirão Preto, sob a coordenação de Luiz Alberto Ferriani, a Delegacia Regional de Ribeirão Preto apresentou o “Fórum sobre o Médico, o Código de Ética e a Lei”, no último dia 4 de março. Com a presença de cerca de 300 participantes, o evento foi organizado por Geraldo Duarte, com a colaboração de Cleusa Cascaes Dias e de Ângelo Mário Sarti, todos ginecologistas e delegados do Cremesp.
O Fórum foi coordenado pelo conselheiro Isac Jorge Filho e pelo delegado Geraldo Duarte, contando com participantes do Cremesp (conselheiro Euripedes B. Carvalho), do Ministério Público (Sebastião Donizete Lopes dos Santos, Sebastião Sérgio Silveira e Cláudia Maria Lico Habib), do Poder Judiciário (Nemércio Rodrigues Marques e Paulo César Gentile) e da Sogesp (Jarbas Magalhães).
O programa foi constituído por quatro módulos: Sigilo médico, Transfusão de sangue ou de hemoderivados, Responsabilidade médica nas intercorrências e Atendimento a pacientes menores de idade. Cada módulo foi apresentado por meio de uma situação clínica ginecológica que se ligava a algum tipo de polêmica de fundo ético-legal-assistencial, potencialmente geradoras de dúvidas e discussões. A função dos relatores foi a de levar ao Fórum o entendimento da questão, sob os conceitos, orientações, leis e prática médica dentro de cada profissão e papéis sociais.
Educação Médica Continuada
Franca
Firmada cooperação entre entidades de saúde
Camarim, Isac, Bacheschi e Simonelli: cronograma mensal do Pemc
Um termo de cooperação entre as entidades de saúde de Franca foi assinado na noite de 18 de março, durante o Programa de Educação Médica Continuada (Pemc) do Cremesp, Módulo 65º, realizado no Centro Médico da cidade. Esse acordo visa estabelecer um cronograma mensal, até dezembro deste ano, do programa para a região.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Franca, do Sindicato dos Médicos de São Paulo-Regional de Franca (Simesp) e do Centro Médico de Franca, representados por Alexandre Ferreira, Marco Aurélio Piacesi e Domingos Cassis Neto, respectivamente, além de Raul Hellu Júnior, responsável técnico da Secretaria de Saúde. Também estiveram presentes o presidente do Conselho, Luiz Alberto Bacheschi, e o conselheiro responsável pela região e coordenador das delegacias do Interior, Lavínio Nilton Camarim.
O programa pretende trabalhar temas desde generalidades, Programa Saúde da Família (PSF), idosos e ações preventivas, incluindo também abordagem sobre pacientes politraumatizados, em coma, com diabetes e hipertensão.
O intuito é facilitar aos médicos da região acesso a atualização e capacitação profissional sem que precisem se deslocar do Interior para a Capital. “Os médicos terão a oportunidade de estar em contato com professores renomados, de alto nível e de diversas instituições de ensino, como a USP e a Unicamp, e a custo zero”, ressalta Camarim.
Os 60 participantes receberam muito bem o acordo e enalteceram a parceria inédita entre as entidades. “No Interior essa é uma iniciativa pioneira, que será avaliada pela coordenadoria das delegacias do Interior para ser aplicada em outras regiões”, declara Camarim.
Após a assinatura do termo, foi realizada a palestra Responsabilidade Civil e Ética do Médico, por Isac Jorge Filho e Osvaldo Pires Simonelli.
Ribeirão Preto
Doença do refluxo gastroesofágico é tema de Educação Continuada
O módulo Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), foi realizado em Ribeirão Preto, no dia 30 de março. O evento do Cremesp contou com a parceria local do Centro Médico da cidade, presidido por Cleusa Cascaes Dias, local onde o evento foi realizado.
O tema foi precedido pela apresentação de assunto ético, cabendo ao presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, falar sobre “O novo Código de Ética Médica”.
Pelas suas características, a DRGE tem interesse multidisciplinar e multiprofissional, sendo de grande valia para a prática diária do profissional de saúde. Inicialmente, o coordenador do módulo, conselheiro Isac Jorge Filho, abordou os aspectos gerais do refluxo gastro-esofágico e conceituou suas manifestações esofágicas e extraesofágicas.
Na sequência, esses aspectos foram apresentados por Lilian Aprile (Manifestações esofágicas), Francisco Veríssimo (Manifestações supraesofágicas), Samuel Xavier (Manifestações bucais) e Renato Barroso Pereira de Castro (Manifestações cardiológicas). O tratamento clínico da DRGE foi apresentado por Lílian Aprile e o tratamento cirúrgico, por Reginaldo Ceneviva.