CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
A revalidação da certificação médica obtida no exterior, por Luiz Alberto Bacheschi
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Expedicionários da Saúde: heróis anônimos à frente do terremoto no Haiti
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
O reconhecimento pelos 50 anos dedicados integralmente à prática da Medicina
ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Já estão programados novos encontros entre os presidentes dos CRMs e a diretoria do CFM
ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 6)
A publicidade médica e a atuação das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos
LEGISLAÇÃO (JC pág. 7)
Cartões de descontos e a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.939
ESPECIAL (JC pág, 10)
Levantamento realizado pelo Cremesp mostra a distribuição dos médicos no Estado
ARTIGO (JC pág. 10)
A emissão de receitas médicas e a prescrição de medicamentos controlados
ICESP (JC pág. 11)
Instituto do Câncer: priorização dos pacientes conforme os recursos clínicos de última geração
GERAL (JC pág. 12)
Acompanhe a agenda de cursos e eventos em diversas especialidades
CFM (JC pág. 13)
Coluna dos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
ESPECIALIDADE (JC pág. 16)
Uma pausa para conhecer a Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e o Centro de Bioética do Cremesp
GALERIA DE FOTOS
PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
Atividades
Além das atividades internas do Conselho, Luiz Alberto Bacheschi, na condição de presidente do Cremesp, participou dos seguintes eventos:
Presidente do Cremesp recebe nova diretoria do CFM
Bacheschi (ao microfone) durante plenária especial
Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp, e o conselheiro e representante do Estado no Conselho Federal de Medicina (CFM), Desiré Carlos Callegari, receberam oficialmente a visita dos diretores do CFM no dia 24 de fevereiro. O encontro, realizado na sede do Conselho, representou mais uma etapa do processo de integração entre o CFM e os CRMs. Até o momento, já houve reuniões do mesmo tipo com os conselhos do Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro (confira matéria completa na pág. 5).
Outros eventos
- Ministrou palestra sobre Responsabilidade ética do residente médico e papel do CRM, no Hospital São Paulo. No mesmo dia participou da solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), no anfiteatro da Associação Paulista de Medicina (APM) em São Paulo, em 29 de janeiro.
- Participou da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) em Florianópolis, no dia 1º de fevereiro.
- Esteve presente na plenária e na assembleia geral para prestação de contas realizada na sede do Cremesp, em 23 de fevereiro.
- Esteve na reunião com presidentes dos CRMs e do CFM realizada na capital paulista, em 25 de fevereiro.
- Ministrou palestra, em 25 de fevereiro, na recepção dos calouros da Universidade de São Paulo (USP) sob o tema: Dinâmica - Ser Médico. No mesmo dia participou da posse da diretoria da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) realizada na Capital.
Piso salarial médico
Projetos ainda em tramitação no Congresso
Visando dirimir dúvidas manifestadas por alguns médicos ao Jornal do Cremesp no que se refere à definição do piso salarial da categoria na rede privada, esclarecemos que existem dois projetos idênticos tramitando no Congresso Nacional, que estabelecem um valor mínimo para o salário pago aos médicos e dentistas.
No Senado Federal, o PLS 140/2009, de autoria do senador Gilvam Borges (PMDB/AP), que “altera dispositivos da Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, para fixar o valor do piso salarial e a jornada de trabalho dos médicos e cirurgiões dentista.”. Pelo texto, o valor passa de três salários mínimos (R$ 1.395,00) para R$ 7 mil. Já aprovado nas Comissões, segue agora para a Câmara.
Na Câmara dos Deputados, o PL 3437/2008, de autoria do deputado Ribamar Alves (PSB/MA), já aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, encontra-se sob a análise da Comissão de Finanças e Tributação.
De acordo com o consultor parlamentar do CFM, Napoleão Puente de Salles, a expectativa é de que, aprovado um dos projetos para a rede privada, o valor servirá de incentivo e de base para a remuneração na rede pública de saúde.
Além desses, existe um projeto de emenda constitucional que começa a tramitar no Congresso Nacional, a PEC 454/2009, de autoria dos deputados federais Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Eleuses Paiva (DEM-SP), propondo a criação de uma carreira de Estado para os médicos no serviço público.
Associação Médica do Hospital Samaritano
Toma posse nova diretoria
A nova diretoria da Associação Médica do Hospital Samaritano de São Paulo, gestão 2010/2011, tomou posse dia 10 de fevereiro, oficializando os 16 novos membros eleitos pelo corpo clínico. José Renato das Neves assume a presidência no lugar do vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, que passa a integrar o Conselho Consultivo da entidade. “Organizar os médicos no sentido de negociar os honorários junto aos planos de saúde é um grande diferencial que a associação representa para a categoria”, declarou Azevedo.