CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
PL que regulamenta a medicina retorna para o Senado Federal, após aprovação na Câmara
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Claudio Giulliano Alves da Costa, presidente da SBIS
ATIVIDADES (JC pág. 4)
Módulos de atualização profissional e homenagens pelo Dia do Médico pautaram o mês
EXAME (JC pág. 5)
A segunda fase da 5ª edição da avaliação foi realizada em 25 de outubro
GERAL (JC pág. 6)
Irregularidades pairam sobre indicação da nova diretoria da Agência Nacional de Saúde
ATO MÉDICO (JC pág. 7)
Após sete anos de tramitação no Congresso, regulamentação da profissão é aprovada
ÉTICA MÉDICA (JC pág. 8)
Acompanhe pontos importantes da 8ª edição do encontro, que contou com experts nacionais e internacionais
GERAL 2 (JC pág. 10)
Novos nomes à frente do Conselho Federal tomaram posse dia 1º de outubro
GERAL 3 (JC pág. 11)
Coluna dos novos representantes do Estado de São Paulo no CFM
ALERTA ÉTICO (JC pág. 12)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
GERAL 4 (JC pág. 13)
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação em Saúde no mês de setembro
Geral 5 (JC pág. 15)
Confira se você necessita atualizar seus dados junto ao nosso Setor de Cadastro
ESPECIALIDADE (JC pág, 16)
Série de matérias especiais sobre especialidades médicas
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES (JC pág. 4)
Módulos de atualização profissional e homenagens pelo Dia do Médico pautaram o mês
O Cremesp organizou uma série de atividades dentro do Programa de Educação Médica Continuada, visando a reciclagem profissional, e prestou homenagens em diversos municípios pelo Dia do Médico
Programa de Educação Médica Continuada
Programa sobre Emergências Médicas atraiu mais de 350 participantes em Presidente Prudente
Presidente Prudente
Após verificar aumento do número de queixas nos serviços de atendimento de emergência, o Cremesp realizou o 1º Módulo de Emergências Médicas na Atenção Primária em Saúde, dentro do Programa de Educação Médica Continuada, no dia 24 de setembro, na cidade de Presidente Prudente.
O evento, coordenado por Fernando Leal Pereira, foi realizado na Sociedade de Medicina do município e contou com a participação de mais de 350 pessoas. “Foi o maior evento científico da região, coordenado pela delegacia de Presidente Prudente, que engloba 56 municípios”, afirmou o conselheiro responsável pela região, Henrique Liberato Salvador.
Durante todo o dia de palestras, os temas abordados foram os seguintes: Avaliação inicial, Emergências traumáticas e Catástrofes, Resgate e Transporte (Arnaldo Lacombe); Emergências clínicas não cardiológicas, Emergências clínicas cardiológicas e Emergências no idoso (Bruno Vaz Kerges Bueno); Emergências na mulher (Fernando Augusto Barreiros); Emergências na criança (Daniel Honorato de Barros); Emergências ortopédicas (Ighor Alexander Zamuner Spir); Emergências oftalmológicas (Maurício Maia); e Queimaduras (Esther Yoko Ohira Prates).
Promovido para médicos e profissionais da saúde, o evento ainda contará com mais dois módulos programados para 2010. “O Programa fez tanto sucesso que as aulas foram disponibilizadas no site do Cremesp”, comentou Salvador. Os slides das aulas podem ser acessados no portal.
Bebedouro
Para atender às demandas apresentadas pelos médicos da região de Bebedouro para a capacitação nos atendimentos de urgência e emergência, o Cremesp realizou o 61º módulo do Programa de Educação Médica Continuada (Pemc), no dia 28 de setembro. O evento aconteceu na Santa Casa de Bebedouro e trouxe as palestras Momento Ético (Pedro Teixeira Neto) e Abordagem inicial do Abdômen Agudo (André Luciano Baitello), apresentadas para dezenas de participantes.
Pedro Teixeira apresenta palestra em Bebedouro
“Baitello é responsável pelo Samu, pela urgência e emergência do município de São José do Rio Preto”, disse o conselheiro da região, Pedro Teixeira, ao explicar a escolha do tema e do palestrante. Estiveram presentes também representantes de outras sete cidades da região: São José do Rio Preto, Colina, Monte Azul Paulista, Barretos, Vista Alegre, Pirangi e Catanduva.
Homenagem ao Dia do Médico no ABC
Médica homenageada pelos conselheiros do Cremesp
Em comemoração ao Dia do Médico, o Cremesp, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), regionais de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André, realizou um encontro com os profissionais no dia 16 de outubro, no Samyr Buffet, em São Caetano do Sul.
O evento, que faz parte do calendário das entidades desde 2006, é realizado a cada ano em uma cidade. Desta vez, o evento reuniu mais de 250 convidados. Representando o Cremesp, estiveram presentes o vice-presidente, Renato Azevedo Júnior, o conselheiro representante do CFM e coordenador do Departamento Jurídico, Desiré Carlos Callegari, e o coordenador das delegacias da Capital, Ruy Yukimatsu Tanigawa.
Além de um jantar dançante, os médicos Glauce Aparecida Pires Serra e Júlio Antonio, ex- presidente da regional de Santo André da APM, foram homenageados por Azevedo e Callegari pelos mais de 50 anos dedicados à profissão. “Esse é um evento importante porque, além de comemorar o Dia do Médico, faz uma justa homenagem aos profissionais da região, que aqui chegaram, se dedicaram e batalharam pelo desenvolvimento local”, afirmou Callegari.
Clube do Fígado
A 8ª reunião deste ano do Clube do Fígado, realizada no último dia 6 de outubro na sede do Cremesp, sob a coordenação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, teve como moderador o especialista Paulo Herman. Com a participação ativa da plateia, foram discutidos três casos clínicos de hepatocarcinoma e metástases hepáticas de câncer de ovário, submetidos a ressecções hepáticas, abordando a conduta diagnóstica e terapêutica.
Essas reuniões acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10 horas, e integram o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, sendo coordenadas alternadamente pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.
Os encontros reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas, com o objetivo de atualizar e a reciclar os colegas da área. A metodologia consiste sempre na discussão de casos clínicos bem documentados, especialmente escolhidos com essa finalidade.