PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Texto reafirma os direitos do paciente e amplia o papel do médico


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Oded Grajew, idealizador do Movimento Nossa São Paulo


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Serviços do Cremesp agora disponíveis aos médicos em eventos e congressos


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Curso sobre Mercado de Trabalho & Perspectivas avaliou opções para os recém-formados


GERAL 1 (JC pág. 6)
Fórum discute terceirização e precarização da mão-de-obra no setor da saúde


CEM 2009 (JC pág. 7)
Novo Código de Ética Médica foi aprovado em plenária durante a IV Conem


ESPECIAL (JC pág. 8)
Campanhas do Cremesp alertam para a importância do cuidado com a saúde do médico


GERAL 2 (JC pág. 10)
Estudo mostra que casos de falsos médicos caíram mais de 30% em um ano


INFLUENZA A (JC pág. 11)
Comunicado especial sobre a pandemia de gripe A (H1N1)


GERAL 3 (JC pág. 12)
Em vigor, lei antifumo deve economizar nos gastos públicos com a saúde


ATIVIDADES 3 (JC pág. 13)
Coluna dos conselheiros do CFM e agenda da presidência da Casa no mês de agosto


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 4 (JC pág. 15)
Atividades do Programa de Educação em Saúde realizadas no mês de julho


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
Cerca de 10 mil pacientes são beneficiados por ano com transplantes de córnea no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 262 - 08/2009

GERAL 1 (JC pág. 6)

Fórum discute terceirização e precarização da mão-de-obra no setor da saúde



João Ladislau Rosa, diretor e 1º secretário do Cremesp

Conselho estuda novos critérios para registro de cooperativas

A situação dos trabalhadores terceirizados e a precarização da mão-de-obra no setor da saúde foram discutidas durante o Fórum Estadual sobre Terceirização da Mão-de-Obra dos Servidores da Saúde, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e do Emprego, Ministério Público do Trabalho, Federação dos Hospitais e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi realizado no dia 19 de agosto, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, com a participação de mais de 300 pessoas.

Na avaliação do 1º secretário do Cremesp, João Ladislau Rosa, que representou o Conselho no fórum, 10% dos médicos do Estado de São Paulo estão associados a falsas cooperativas, que atuam basicamente como agências de emprego, não preenchem os critérios que caracterizam uma cooperativa e não oferecem  benefícios ou direitos trabalhistas a seus “cooperados”. Ele recomenda aos médicos que evitem esse tipo de vínculo e denunciem eventuais irregularidades ao Cremesp.

O Conselho estuda a definição de critérios para o registro de cooperativas de trabalho. O Grupo de Estudos sobre Terceirização Irregular no Estado de São Paulo – composto pelo Cremesp, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Faculdade de Direito da USP, Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP), Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simpesp), Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) e Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil) – identificou a existência de falsas cooperativas e pretende atuar no sentido de eliminá-las e estabelecer relação de trabalho legal e seguro. O Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho já estão intensificando as fiscalizações sobre essas instituições, autuando-as e solicitando regularização.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES
Novos membros tomam posse durante congresso


Abertura do 28º Congresso, que teve palestra do coordenador geral do evento e conselheiro do Cremesp, Gaspar Filho

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões empossou seus novos membros adjuntos e aspirantes durante o 28º Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado de 26 a 30 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo. O tema central do evento foi Cirurgia, Justiça e Cidadania, tendo como principais áreas abordadas trauma, cirurgia bariátrica, transplantes, cirurgia oncológica e as técnicas minimamente invasivas. De acordo com Roberto Saad Jr, presidente da Comissão Científica, cerca de 6 mil congressistas participaram do evento.

Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp, mestre do Capítulo de São Paulo do CBC e coordenador geral do Congresso, fez a abertura oficial, que contou com representantes de entidades médicas, como Cremesp, Associação Médica Brasileira, Academia Nacional de Medicina, Sindicato dos Médicos e de diversas sociedades de especialidades. Representando o Cremesp, participou da mesa Henrique Carlos Gonçalves, presidente da entidade.

Além de conferências internacionais e mesas redondas, o congresso abrangeu o programa de atualização em cirurgia, concursos de título de especialista em cirurgia geral e para obtenção do Certificado na Área de Atuação de Cirurgia Videolaparoscópica, premiação de melhores trabalhos e lançamento do livro Tratado de Cirurgia do CBC.


Sindicato da Baixada Santista comemora 50 anos


Callegari, Octacílio e Florenzano durante a homenagem

O jubileu do Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindimed) – realizado no dia 25 de julho, no Salão do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), no Porto de Santos – contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre médicos e convidados. Participaram do evento autoridades, políticos e lideranças médicas da Baixada Santista e de outras regiões.

O presidente do Sindimed, Octacílio Sant´Anna Júnior, fez um breve discurso relatando a trajetória do Sindimed. Ele lembrou que um dos maiores exemplos de pioneirismo, a Unimed, nasceu em Santos, concebida dentro do sindicato na gestão do ex-presidente Edmundo Castilho. “A Unimed de Santos foi a primeira do Brasil e hoje o sistema é referência nacional, principal fonte de renda para dezenas de milhares de colegas médicos por todos os cantos do país”, afirmou.

O presidente lembrou também que uma das maiores conquistas do sindicato ocorreu há dez anos, com a aquisição da sede própria, na gestão do ex-presidente e atual vice, Marcelo Quinto. “Hoje nossas instalações garantem ao médico conforto no atendimento, modernização e profissionalismo nas atividades administrativas e de prestação de serviços”.

Homenagem
Os ex-presidentes do Sindimed também foram homenageados: Edmundo Castilho (1968 a 1973); Mário Eugênio Mallegni (1974 a 1979); Pio Alves Ribeiro (1980 a 1982); deputado estadual Fausto Figueira de Mello Júnior (1983 a 1985), também ex-conselheiro do Cremesp; José Andrade Grillo Filho (1989 a 1998) e Marcelo Miguel Alvarez Quinto (1998 a 2004).
 
“Foi um evento marcante. Fiquei muito honrado em estar presente nessa homenagem do Sindimed, um sindicato bastante atuante na Baixada Santista e que conta atualmente com um presidente muito dinâmico, o que  representa um ganho para o médico da região”, afirmou o conselheiro Desiré Carlos Callegari, que representou o presidente do Cremesp na cerimônia e homenagens.

Luiz Flávio Florenzano, conselheiro da região, ressaltou que: “além da comemoração, à qual compareceram as principais autoridades da saúde da baixada, o evento foi uma reafirmação da posição do sindicato na defesa dos interesses dos médicos, como pode ser visto durante a projeção das lutas em que estivemos presentes nos últimos anos”.

1ª fase do Exame do Cremesp será em 20 de setembro

Como parte da estratégia de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino médico no país, o Cremesp vai realizar a 5ª edição do Exame de Avaliação dos alunos egressos de escolas médicas neste segundo semestre. A aplicação da primeira fase, com provas objetivas, será em 20/09/2009. E a da segunda fase, com provas práticas, no dia 25/10/2009. Confira, AQUI, o cronograma completo.




Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.