PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Texto reafirma os direitos do paciente e amplia o papel do médico


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Oded Grajew, idealizador do Movimento Nossa São Paulo


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Serviços do Cremesp agora disponíveis aos médicos em eventos e congressos


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Curso sobre Mercado de Trabalho & Perspectivas avaliou opções para os recém-formados


GERAL 1 (JC pág. 6)
Fórum discute terceirização e precarização da mão-de-obra no setor da saúde


CEM 2009 (JC pág. 7)
Novo Código de Ética Médica foi aprovado em plenária durante a IV Conem


ESPECIAL (JC pág. 8)
Campanhas do Cremesp alertam para a importância do cuidado com a saúde do médico


GERAL 2 (JC pág. 10)
Estudo mostra que casos de falsos médicos caíram mais de 30% em um ano


INFLUENZA A (JC pág. 11)
Comunicado especial sobre a pandemia de gripe A (H1N1)


GERAL 3 (JC pág. 12)
Em vigor, lei antifumo deve economizar nos gastos públicos com a saúde


ATIVIDADES 3 (JC pág. 13)
Coluna dos conselheiros do CFM e agenda da presidência da Casa no mês de agosto


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 4 (JC pág. 15)
Atividades do Programa de Educação em Saúde realizadas no mês de julho


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
Cerca de 10 mil pacientes são beneficiados por ano com transplantes de córnea no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 262 - 08/2009

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)

Curso sobre Mercado de Trabalho & Perspectivas avaliou opções para os recém-formados



Henrique Carlos (1º à esq.) e Roberto Saad durante abertura do encontro realizado na capital paulista

RESIDÊNCIA MÉDICA

Curso debate mercado de trabalho e perspectivas

O 3º Curso Residência Médica & Mercado de Trabalho & Perspectivas aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 8 de agosto. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre o Cremesp e a Divisão de Clínica Cirúrgica III – Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Fmusp).

A abertura foi realizada pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que falou para uma plateia de 158 participantes, entre alunos do 6º ano da graduação médica e residentes.

Os temas do primeiro debate foram: Opções após a graduação médica (Samir Rasslan, Fmusp); Residência Médica: Direitos e Deveres e Investimentos (Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Fmusp/Cremesp); e Mercado de Trabalho para o Jovem Médico (José Marques Filho, Cremesp). O moderador foi Marcos Boulos da Universidade de São Paulo (Fmusp).

O debate seguinte tratou dos temas: Como a graduação e a residência mudam a perspectiva? (Milton de Arruda Martins); O fantasma do erro médico (Isac Jorge Filho, Cremesp); O que é sucesso ou realização na medicina? (Giovanni Guido Cerri, Fmusp); e E o futuro? (Dario Birolini, Fmusp). O moderador do debate foi Roberto Saad Junior, da Santa Casa de São Paulo.


Clube do Fígado apresenta casos de colangiocarcinoma e vipoma

No último dia 4 de agosto foi realizada na sede do Cremesp a 5ª reunião deste ano do Clube do Fígado. Estas reuniões acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10h, e integram o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp.

As reuniões, coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas.

Visam atualizar e a reciclar nessa área todos os colegas interessados do Estado de São Paulo, consistindo na discussão de casos clínicos muito bem documentados, especialmente escolhidos com essa finalidade, permitindo a troca de informações e resultando na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada à população.

Na reunião do dia 4 de agosto, sob a coordenação da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, tendo como moderador Tarcísio Triviño, foram apresentados dois casos clínicos de colangiocarcinoma e vipoma de fígado submetidos à hepatectomias, em que foi discutida a conduta diagnóstica e terapêutica, que contou com a participação ativa da plateia.


CARTÃO DSV–MÉDICO
Atualize seu endereço por e-mail

O Cremesp solicita aos médicos que residem na Capital e que tenham seu veículo licenciado no município de São Paulo, que mantenham seus endereços atualizados para que possam ser informados – por e-mail – sobre o término da vigência e da liberação de novo período de isenção para a circulação do veículo. Os profissionais que desejarem atualizar seu endereço devem entrar em contato com o Departamento de Cadastro, somente pelos e-mails: rod@cremesp.org.br, ou cadastro@cremesp.org.br

IMPORTANTE
Em cumprimento ao Ofício nº 1032/2008 - DSV, não será mais aceito pedido de isenção, renovação e substituição do Cartão DSV-Médico para os veículos que estejam registrados em nome de pessoa jurídica. O Cremesp informa que o porte do cartão físico não é mais obrigatório, já que a liberação é on-line.

Julgamentos simulados

Adamantina
O Cremesp realizou, pela primeira vez, na cidade de Adamantina, um Julgamento Simulado e homenageou sete médicos com mais de 50 anos de formados. O evento aconteceu no dia 29 de julho no Clube dos Médicos da cidade. O julgamento teve como tema o esquecimento de um corpo estranho dentro da cavidade abdominal, em laparotomia para tratamento de ferimento causado por uma arma de fogo.

Estiveram presentes Henrique Liberato Salvador, conselheiro responsável pela região, Jaime Ribeiro Barbosa e Edmilson Gigante, ambos delegados regionais do Cremesp, além da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes e sua equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-Fmusp). Quase 80% dos médicos da cidade estiveram presentes ao evento, que recebeu um público de aproximadamente 150 pessoas.

Batatais
O Cremesp realizou no dia 30 de julho um Julgamento Simulado na cidade de Batatais. O evento foi realizado na Unimed local e contou com a participação de 29 pessoas, entre médicos e advogados. Estiveram presentes Lavínio Nilton Camarim, conselheiro responsável pela região de Franca, que coordenou a atividade, além dos delegados de Franca, Carlos Riad, Laerte Fogaça, Said Miguel, Ulisses Martins; e de Gilberto Braga Dallas Vecchi, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 51ª Subseção de Batatais.



Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.