PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Texto reafirma os direitos do paciente e amplia o papel do médico


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Oded Grajew, idealizador do Movimento Nossa São Paulo


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Serviços do Cremesp agora disponíveis aos médicos em eventos e congressos


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Curso sobre Mercado de Trabalho & Perspectivas avaliou opções para os recém-formados


GERAL 1 (JC pág. 6)
Fórum discute terceirização e precarização da mão-de-obra no setor da saúde


CEM 2009 (JC pág. 7)
Novo Código de Ética Médica foi aprovado em plenária durante a IV Conem


ESPECIAL (JC pág. 8)
Campanhas do Cremesp alertam para a importância do cuidado com a saúde do médico


GERAL 2 (JC pág. 10)
Estudo mostra que casos de falsos médicos caíram mais de 30% em um ano


INFLUENZA A (JC pág. 11)
Comunicado especial sobre a pandemia de gripe A (H1N1)


GERAL 3 (JC pág. 12)
Em vigor, lei antifumo deve economizar nos gastos públicos com a saúde


ATIVIDADES 3 (JC pág. 13)
Coluna dos conselheiros do CFM e agenda da presidência da Casa no mês de agosto


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 4 (JC pág. 15)
Atividades do Programa de Educação em Saúde realizadas no mês de julho


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
Cerca de 10 mil pacientes são beneficiados por ano com transplantes de córnea no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 262 - 08/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Serviços do Cremesp agora disponíveis aos médicos em eventos e congressos



Estande do Cremesp: mais um canal de comunicação com o médico

Conselho disponibiliza serviços em congressos

Desde o mês de agosto o Cremesp está disponibilizando serviços em congressos médicos. Durante o evento, basta o participante dirigir-se ao estande do Conselho para ter acesso, por exemplo, a emissão de certidões e boletos, troca de senha da Área do Médico no site do Conselho e atualização de endereço.

Segundo o conselheiro André Scatigno Neto, a iniciativa tem por objetivo atender à demanda que surgiu durante os congressos. “Os médicos nos procuravam no estande e percebemos que era o momento certo para resolver questões como atualização de endereço, senhas etc., pois eles não precisariam esperar até o dia seguinte para ir à sede”, argumentou.

O proctologista Armando Geraldo Franchini Melani,  um dos primeiros a utilizar o sistema, corroborou esse fato: “Recadastrei meu endereço. Acho que esse  tipo de atendimento facilita a vida do médico e nos aproxima mais do Conselho, que é um órgão muito importante para a classe”.

A mesma facilidade no acesso aos serviços que Melani encontrou  no congresso, o cirurgião geral Ricardo da Silva Lourenço também desfrutou: “Perdi minha senha e pude refazê-la, para ter acesso à Área do Médico no site do Cremesp.  Esse tipo de suporte ajuda bastante, pois assim não precisamos nos deslocar até a sede para resolver esses assuntos”, afirmou.


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Campinas e Presidente Prudente sediam eventos


Maria do Patrocínio, coordenadora do evento, e Salvador (5ª e 4º à dir.) 

Campinas
O Cremesp realizou o 59º módulo do Programa de Educação Médica Continuada com o tema Perícia Médica: depressão e afecções na coluna vertebral, no dia 10 de agosto, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. O programa ofereceu as seguintes palestras: Momento Ético (Renato Françoso Filho); Depressão na perícia previdenciária (João Batista Laurito Júnior); e Afecções da coluna vertebral e perícia médica (Ivan Guidolin Veiga).

Mais de 100 pessoas participaram do debate realizado após as palestras. Para o conselheiro Renato Françoso, o evento mostrou a importância que deve ser dada ao assunto. “Esse tipo de debate deve ser incentivado para solucionar as dúvidas dos profissionais. O número de participantes mostra que as pessoas estão interessadas em buscar esclarecimentos para exercer a perícia médica”, comenta Françoso. Denise Barbosa, conselheira responsável pela região de Campinas, também esteve presente no evento.

Presidente Prudente
Foi realizado novo módulo do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), pelo Cremesp, na cidade de Presidente Prudente. Com o tema Atualização e Capacitação em Diabetes Mellitus, a coordenação ficou por conta da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes que, pelo quarto ano consecutivo, realiza essa atividade com sua equipe do Ambulatório de Diabetes do Hospital das Clínicas da USP.

O evento – que contou com a presença de 332 participantes – aconteceu no auditório da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente. Estiveram presentes, além da conselheira Maria do Patrocínio, Henrique Liberato Salvador, conselheiro responsável pela região; os conselheiros Rodrigo Durante Soares e João Marcio Garcia; Edmilson Gigante e Jaime Ribeiro Barbosa, delegados regionais; Milton Carlos de Mello, prefeito da cidade; Paulo Márzaro, presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente; e representantes da Divisão Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional. Além do curso, foram entregues 30 carteiras aos novos médicos formados na faculdade da região.


Sertãozinho discute O Médico, o Código de Ética e a Lei


Isac Jorge (ao centro) durante abertura do fórum de Sertãozinho

O I Fórum: O Médico, o Código de Ética e a Lei, realizado em Sertãozinho, foi aberto oficialmente pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, no dia 6 de agosto. Na abertura oficial também estiveram presentes os conselheiros Isac Jorge Filho e Reinaldo Ayer de Oliveira. O evento foi realizado pelo Cremesp, nas três primeiras quintas-feiras do mês de agosto.

No primeiro dia do fórum foram abordados os temas: Liminar Judicial, com conferências de Henrique Carlos Gonçalves (presidente do Cremesp), Luiz Henrique Paccagnela (Ministério Público), Claudio José Ottoboni (Delegacia de Polícia), e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário); e Transfusão de sangue ou de componentes do sangue, com participação de Reinaldo Ayer de Oliveira (Cremesp), Luiz Henrique Paccagnela (Ministério Público), Claudio José Ottoboni (Delegacia de Polícia) e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário). Estiveram presentes 170 participantes.

Na segunda quinta-feira do evento, dia 13, 148 participantes acompanharam os temas: Sigilo Médico, que durante o debate contou com a participação de Lavínio Nilton Camarim (Cremesp), Fernando Antonio Abujamra (Ministério Público), Claudio José Ottoboni (Delegacia de Polícia) e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário); Atestado de Óbito, com José Marques Filho (Cremesp), Claudia Maria Lico Habib (Ministério Público) e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário); e Responsabilidade Médica nas Intercorrências, com José Marques Filho (Cremesp), Fernando Antonio Abujamra (Ministério Público) e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário).

No último dia do fórum, dia 20, foram tratados os temas: Atendimento à Menor de Idade, com Eurípedes Balsanufo Carvalho (Cremesp), Geraldo Duarte (Cremesp), Claudia Maria Lico Habib (Ministério Público) e Nemércio Rodrigues Marques (Poder Judiciário); Internação Involuntária de Paciente Psicótico, com Mauro Gomes Aranha de Lima (Cremesp), Ibiracy de Barros Camargo (Cremesp), Aroldo Costa Filho (Ministério Público), Claudio José Ottoboni (Delegacia de Polícia) e Paulo César Scanavez (Poder Judiciário); e Terminalidade da Vida, com Antonio Pereira Filho (Cremesp), Aroldo Costa Filho (Ministério Público) e Paulo César Scanavez (Poder Judiciário).

Conselheiro do Cremesp recebe título de Cidadão Sertanezino

O conselheiro e ex-presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, recebeu o título de Cidadão Sertanezino, em sessão solene realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Sertãozinho, em 19 de agosto. “Entendo que esta homenagem, que muito me honra, tem a ver com o reconhecimento do trabalho conjunto realizado pelo Cremesp, particularmente pela Delegacia de Ribeirão Preto, o que nos remete a lembrar a figura do saudoso professor Nelson Okano”, afirmou Isac Jorge.

A comenda foi outorgada por meio do Decreto Legislativo nº 14, de autoria do vereador Ricardo Almussa, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Sertãozinho. O presidente da Câmara, Rogério Magrini dos Santos, concedeu a comenda ao médico gastroenterologista em 1º de abril passado.



Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 346 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.