CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
"O Cremesp e as entidades mantêm o compromisso com o verdadeiro cooperativismo médico" - Henrique Carlos Gonçalves
ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
A reciclagem e a preservação ambiental passam a fazer parte do dia-a-dia do Cremesp
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cremesp e entidades médicas reiteram necessidade de mobilização nacional em defesa do PCCS no SUS
ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Acompanhe comentários do conselheiro Pedro Teixeira Neto sobre a mais recente publicação do Cremesp
ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Esclareça suas dúvidas e acesse, com facilidade, os periódicos Capes
ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Cremesp realiza planejamento estratégico e estabelece diretrizes para a atual gestão
ESPECIAL 2 (JC págs. 8 e 9)
Infecção Hospitalar - Levantamento inédito mostra irregularidades nos PCIH
ÉTICA (JC pág. 10)
O coordenador do departamento jurídico da Casa, Desiré Callegari, analisa a cirurgia plástica sob vários aspectos
GERAL 1 (JC pág. 11)
A trajetória profissional do médico anestesista Ayr de Almeida Gosch
ATIVIDADES 4 (JC pág. 12)
Cremesp realizou evento com palestras e discussões sobre o assédio sexual no exercício profissional
GERAL 2 (JC pág. 13)
Clóvis Constantino e Isac Jorge abrem este canal, que inclui a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Veja o que dizem os pareceres do Cremesp sobre a ética na divulgação de exames e anamnese do paciente
GERAL 3 (JC pág. 15)
Confira a participação ativa do Cremesp em encontros realizados no ABC e no interior paulista
CFM (JC pág. 16)
As eleições para o Conselho Federal de Medicina acontecem nos dias 1º e 2 de julho
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Esclareça suas dúvidas e acesse, com facilidade, os periódicos Capes
Medicina em Evidência & Capes.
Passo-a-passo para esclarecer dúvidas frequentes
Confira nossa orientação para as principais dúvidas dos usuários que acessam os periódicos da Capes/Copere – o mais completo e avançado acervo de publicações científicas internacionais da área médica – por meio do site Medicina em Evidência, do Cremesp
Dando continuidade à matéria publicada na edição do Jornal do Cremesp de março, nº 257, selecionamos algumas das principais questões relacionadas ao acesso do acervo de publicações científicas oferecido pelo Cremesp, por meio de um consórcio firmado entre o Conselho e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes).
1) O que é necessário para acessar os periódicos da Capes?
- Ser médico cadastrado no Cremesp;
- Ter digitado a senha da área do médico pelo novo processo de cadastramento;
- Realizar a habilitação de acesso em http://www.medicinaemevidencia.org.br, por meio do logotipo Periódicos;
- Configurar o navegador no computador onde se deseja realizar o acesso;
- Entrar na página de acesso do Cremesp (1) para chegar aos portais de pesquisa (Ovid e Jama).
2) Ao tentar acessar os portais Ovid ou Jama, o que fazer quando aparece a frase “seu IP não foi reconhecido como autorizado”?
Este resultado significa que a configuração do seu navegador não foi realizada ou está incompatível. Neste caso, a orientação é que seja consultado o manual de configuração do navegador, que consta na área de habilitação, e revistas as orientações passo a passo.
Quando a configuração estiver correta, ao clicar em um dos logotipos dos portais Ovid ou Jama, você verá a janela da figura ao lado.
Em “Nome de usuário”, digite o seu número de CRM (sem pontos ou espaços) e, no campo “Senha”, digite a senha da Área do Médico do site do Cremesp. Se a senha for reconhecida com sucesso, você será redirecionado a um dos portais e o processo para acesso aos conteúdos estará concluído.
3) A configuração está correta, conforme as orientações do manual, porém ainda não consegui acessar a Capes. O que pode estar acontecendo?
- Verifique com atenção se o endereço do arquivo de configuração automática, inserido na configuração do seu navegador, foi digitado exatamente desta forma: http://www.cremesp.org.br/capes/proxy.pac Atenção: não deixe de incluir o prefixo “http://” e cheque todos os caracteres digitados, pois qualquer diferença irá prejudicar a configuração;
- Caso necessite fazer o acesso por meio de uma rede corporativa (dentro de um hospital, empresa etc.), que geralmente trabalha com regras e restrições, é preciso solicitar ao setor de Informática da empresa (ou responsável) a liberação dos endereços dos nossos servidores, conforme abaixo:
- 200.205.63.197, Porta: 3128
- 200.205.63.194, Portas: 80 e 443
4) Já utilizei a Capes conforme as orientações do manual. Para acessar novamente é necessário repetir todos os procedimentos?
Não. Caso já tenha navegado uma primeira vez pelos portais Ovid e Jama por meio das instruções do Cremesp, a única ação a ser realizada é entrar no endereço da página de acesso para a Capes (http://www.cremesp.org.br/capes) e acessar os portais clicando sobre as imagens dos logotipos. Por isso, recomendamos que esta página seja adicio¬nada aos endereços favoritos em seu navegador. Somente é necessário repetir o processo de configuração de seu navegador caso queira acessar a Capes de outro computador ainda não configurado. A área de habilitação ficará disponível com o único intuito de permitir a consulta dos manuais de configuração, já que a habilitação foi realizada no primeiro acesso.
Enfatizamos que todas as dúvidas do colega, que eventualmente ainda surjam durante o processo de validação para o acesso à Capes, podem ser consultadas pelo manual on line2 disponível na área de habilitação do usuário (3). Em caso de dificuldades na configuração de seu navegador, entre em contato com a Central de Atendimento Telefônico do Cremesp, pelo tel: (11) 5908-5600. Para dúvidas relacionadas ao uso das ferramentas da base de pesquisa da Capes, entre em contato com a Biblioteca do Cremesp, pelos tels: (11) 3017-9337, (11) 3017-9340, (11) 3017-9309 ou (11) 3017-9341.
Pontos de Referência para a Capes/Cremesp
(1) Página de acesso a Capes: http://www.cremesp.org.br/capes.
(2) Manual de configuração do navegador: está disponível na área de habilitação do usuário.
(3) Área de habilitação: acesso por meio do portal Medicina em Evidência. Clique sobre o logotipo Periódicos, no canto superior direito do portal.
Conselho presta homenagem a promotores do Gaesp
Renato Azevedo, Henrique Carlos, Reynaldo Mapelli, Anna Trotta e João Ladislau
O Cremesp prestou homenagem, no dia 31 de março, aos promotores públicos Anna Trotta Yaryd e Reynaldo Mapelli Jr, do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde Pública e da Saúde do Consumidor (Gaesp) – que está passando por reformulação –, vinculado ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Ambos receberam placas de prata oferecidas por este Conselho por sua atuação em prol da saúde, durante cerimônia realizada no início da sessão plenária de conselheiros, realizada na sede do Cremesp. Além dos dois homenageados, integraram a mesa pelo Cremesp: Henrique Carlos Gonçalves, presidente; Renato Azevedo Jr., vice-presidente; e João Ladislau Rosa, diretor 1º secretário.
Cremesp e Gaesp atuaram conjuntamente em diversas atividades, entre as quais as mais destacadas foram fiscalizações de locais de trabalho médico e fornecimento, por parte do Conselho, de subsídios técnicos aos promotores. A parceria culminou com a assinatura de Termo de Cooperação entre o Conselho e o Ministério Público estadual, em maio de 2006, visando “à adequada prestação de serviços médicos ao cidadão”.
Essa colaboração foi ressaltada por Gonçalves: “Temos aqui a Medicina e a Justiça em uma irmandade que, guardadas as especificidades de cada órgão, agiram em prol do bem comum”. Destacando que a homenagem se estendia a todo o Ministério Público estadual, lembrou que a parceria “tem uma história de 20 anos, que culminou na atuação de Reynaldo Mapelli e Anna Trotta, duas figuras de extrema competência, compromissadas com a qualidade do atendimento à saúde no Estado de São Paulo”. Azevedo ponderou que “o Gaesp está sendo transformado, mas é importante continuar esse trabalho que vinha sendo feito na área da saúde”.
Os dois promotores agradeceram a homenagem e exaltaram a colaboração do Cremesp durante suas atuações no Gaesp. “O fortalecimento do SUS e o direito à saúde precisam ser defendidos com muita força e garra; sempre fomos prontamente atendidos pelo Conselho, principalmente em relação às questões técnicas, de que tanto necessitamos”, afirmou Anna Trotta. Reynaldo Mapelli lembrou a Constituição de 1988, que garantiu a cidadania e o direito à saúde. “Sinto-me muito honrado em fazer parte desta história que, em sua essência, é a luta pela melhoria do atendimento à saúde da população”, garantiu.