PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Henrique Carlos Gonçalves enfatiza a importância da união das entidades médicas para a classe


PESQUISA (JC pág. 3)
Resultados de estudo sobre processos éticos-profissionais em cirurgia plástica surpreendem


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cerimônia de inauguração da nova regional de Campinas também homenageou ex-conselheiros da região


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
A cada edição, os resultados do Exame do Cremesp comprovam o valor da iniciativa para acadêmicos e universidades


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Bioética Clínica: obra recém-lançada pelo Centro de Bioética do Cremesp pode ser acessada on line, na íntegra


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Novos conselheiros da Casa tomam posse para a Gestão 2008-2013


ESPECIAL (JC pág. 8)
O presidente Henrique Carlos Gonçalves, reeleito para a gestão 2008-2013, apresenta as prioridades deste período


GESTÃO 2008-2013 (JC pág. 9)
Confira a trajetória dos diretores que assumiram esta primeira diretoria da Gestão 2008-2013


INDÚSTRIA (JC pág. 10)
Texto da presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, destaca a importância do trabalho multidisciplinar entre médicos e farmacêuticos


GERAL 1 (JC pág. 11)
Aids na Terceira Idade: médicos devem ficar atentos para esta - real - possibilidade


HISTÓRIA (JC pág, 12)
Hospital Amaral Carvalho: segundo maior transplantador de medula óssea do país


GERAL 2 (JC pág. 13)
Vida de Médico - nesta edição, um flash na trajetória profissional e pessoal da médica piauiense Helenita Sipahi


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O que pode ser considerado ético para simplificar o trabalho do médico?


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de real importância para a classe


GALERIA DE FOTOS



Edição 253 - 10/2008

PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)

Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de real importância para a classe


Atividades da presidência

Além das atividades internas do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves, na condição de presidente do Cremesp, participou dos seguintes eventos:


Inauguração da nova Regional de Campinas

Para o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves (na foto, em primeiro plano), a sede – inaugurada no último dia 29 (veja matéria completa na pág. 4) – vai melhorar a qualidade dos serviços do Conselho prestados aos médicos e à população de Campinas e região. “Há muito tempo o Conselho tinha uma dívida para com a cidade e os médicos, em função do tamanho e da importância que Campinas representa para a nossa Medicina. Planejamos uma Delegacia à altura da classe médica que a cidade possui”, afirmou.

Outros eventos
- Proferiu palestra sobre erro médico no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Fmusp, em 17 de setembro. No mesmo dia, compareceu também à abertura do XXIX Congresso Brasileiro de Homeopatia, no Clube Homs, na capital paulista.
- No dia 22 de setembro, participou de reunião com a direção do Iamspe, na sede central do Cremesp.
- Em 23 de setembro, foi o moderador da mesa no Congresso Internacional de Direitos Humanos, no Centro Convenções Anhembi, onde foi discutido o tema de redução à mortalidade infantil.
- Esteve presente, no dia 25 de setembro, na solenidade de entrega do título de Cidadão Paulistano a Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito.


Coluna do conselheiro do CFM
Clóvis Francisco Constantino
e-mail: biblioteca@cfm.org.br

Médicos brasileiros debatem ortotanásia no Exterior


Clóvis Constantino apresenta Resolução brasileira em encontro na Croácia 

As cidades de Rijeka e Opatija, na Croácia, sediaram o 9º Congresso Mundial de Bioética, organizado pela International Association of Bioethics, University of Rijeka – School of Medicine e Coatian Society of Clinical Bioethics, no período de 4 a 8 de setembro último.

Com 600 inscritos de todos os continentes, os temas de bioética foram debatidos com profundidade. Devo ressaltar as brilhantes participações de vários brasileiros, entre os quais Leo Pessini, Elma Zoboli, José Eduardo de Siqueira e Débora Diniz.

Tive a oportunidade, como editor da Revista Bioética, de representar o Conselho Federal de Medicina no evento, apresentando, na sessão de Posters, a Resolução 1805/2006, que trata da não utilização de meios obstinados e inúteis para tentativa de tratamento de enfermidades graves e incuráveis, em fase de terminalidade da vida, sob o título: Deontological Rules about Palliative Care for Brazilian Physicians – Ortothanasia.

A receptividade foi bastante expressiva pelo fato de o CFM ter normatizado tal questão bioética aos médicos brasileiros. Ao mesmo tempo, os participantes ficaram surpresos ao serem informados de que o Ministério Público Federal impetrou ação judicial – argumentando inconstitucionalidade da norma – sob a alegação de que a ortotanásia seria uma “eutanásia disfarçada” – e incompetência jurídica do Conselho para legislar nessa matéria, com o que não concordamos e estamos contestando judicialmente.

Apresentei esse trabalho com satisfação adicional por ter sido o Cremesp quem iniciou os debates sobre o tema, em 2004, a partir de pauta da Câmara Técnica de Bioética.


II Encontro dos CRMs

Como representante de São Paulo no CFM, estive presente no II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, realizado em Brasília, entre 8 e 10 de outubro, acompanhado pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, e pelos diretores e conselheiros Renato Azevedo Jr., João Ladislau Rosa, Marli Soares, Krikor Boya¬ciyan, Desiré Carlos Callegari, Isac Jorge Filho (suplente da representação paulista), Rui Telles Pereira e Silvia Helena Mateus.

A tônica do Encontro foram as discussões acerca da atualização do Código de Ética Médica, visando a aprovação de novas normas de conduta que deverão ser seguidas pelos médicos. Também foram discutidos outros temas importantes para a classe médica, tais como convalidação de diplomas médicos, Tiss, Bioética e Deontologia.

* Clóvis Francisco Constantino é representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina.

Cursos  & Eventos

Residência Médica
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está com inscrições abertas para Residência Médica, até o dia 14 de novembro. O programa tem 135 vagas e início previsto para fevereiro de 2009. As inscrições devem ser feitas na Comissão de Residência Médica e Graduação do Iamspe ou pelo site www.vunesp.com.br

Aprimoramento Profissional
De 13 de outubro a 14 de novembro serão aceitas as inscrições para o Programa de Aprimoramento Profissional no Iamspe. As inscrições serão aceitas na Comissão de Residência Médica e Graduação do Iamspe ou pelo site www.vunesp.com.br

Pós-graduação
O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) abre inscrições para 34 cursos de pós-graduação Latu Sensu em 2009, nas mais variadas especialidades da área da medicina e saúde. Os cursos, que contam com vagas limitadas, têm 11 meses de duração, de fevereiro a dezembro de 2009, com carga horária de 8 horas. Inscrições: até 11/12/2008, pelo tel.: (11) 3747-1233.  Mais informações: www.einstein.br
 
Cirurgia Plástica
De 12 a 15 de novembro acontece o 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, no Centro de Convenções de Brasília-DF. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo site www.cirurgiaplastica.org.br

Doenças do Sono
O IV Workshop – Tratamento Clínico da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono e o I Workshop – Diagnóstico e Tratamento da Insônia acontecem no dia 8 de novembro. Os eventos são realizados pela Associação Brasileira do Sono. Mais informações e inscrições pelo site www.sbsono.com.br

Geriatria
O II Curso de Cuidados Paliativos em Geriatria e o I Curso de Tratamento da Dor Interdisciplinar em Geriatria serão realizados no dia 22 de novembro. Mais informações pelo e-mail secretaria.digg@gmail.com ou drricardovolpe@yahoo.com.br, ou pelos telefones (11) 5575-4848 / 5575-4524. 

Saúde Mental
O Seminário Nacional sobre Saúde Mental e Trabalho acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de outubro pelos telefones (11) 3066-6323/3066-6132 ou pelo site www.fundacentro.gov.br


Este conteúdo teve 2111 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 283 usuários on-line - 2111
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior