PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Henrique Carlos Gonçalves enfatiza a importância da união das entidades médicas para a classe


PESQUISA (JC pág. 3)
Resultados de estudo sobre processos éticos-profissionais em cirurgia plástica surpreendem


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cerimônia de inauguração da nova regional de Campinas também homenageou ex-conselheiros da região


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
A cada edição, os resultados do Exame do Cremesp comprovam o valor da iniciativa para acadêmicos e universidades


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Bioética Clínica: obra recém-lançada pelo Centro de Bioética do Cremesp pode ser acessada on line, na íntegra


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Novos conselheiros da Casa tomam posse para a Gestão 2008-2013


ESPECIAL (JC pág. 8)
O presidente Henrique Carlos Gonçalves, reeleito para a gestão 2008-2013, apresenta as prioridades deste período


GESTÃO 2008-2013 (JC pág. 9)
Confira a trajetória dos diretores que assumiram esta primeira diretoria da Gestão 2008-2013


INDÚSTRIA (JC pág. 10)
Texto da presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, destaca a importância do trabalho multidisciplinar entre médicos e farmacêuticos


GERAL 1 (JC pág. 11)
Aids na Terceira Idade: médicos devem ficar atentos para esta - real - possibilidade


HISTÓRIA (JC pág, 12)
Hospital Amaral Carvalho: segundo maior transplantador de medula óssea do país


GERAL 2 (JC pág. 13)
Vida de Médico - nesta edição, um flash na trajetória profissional e pessoal da médica piauiense Helenita Sipahi


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O que pode ser considerado ético para simplificar o trabalho do médico?


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de real importância para a classe


GALERIA DE FOTOS



Edição 253 - 10/2008

ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)

Novos conselheiros da Casa tomam posse para a Gestão 2008-2013


GESTÃO 2008-2013
Tomam posse novos conselheiros do Cremesp

Plenária especial homenageia ex-conselheiros, apresenta nova diretoria e dá as boas-vindas aos novos conselheiros; sessão solene de posse será no dia 7 de novembro

Os conselheiros da gestão 2008-2013 do Cremesp, eleitos pela Chapa 1 – Unidade Médica – no pleito realizado em agosto último – tomaram posse oficialmente no dia 1º de outubro. A sessão solene será realizada no dia 7 de novembro.

A exemplo da gestão anterior haverá um rodízio entre os conselheiros, a cada 15 meses, na composição da Diretoria, visando garantir maior dinamismo nos trabalhos. O presidente da primeira Diretoria será Henrique Carlos Gonçalves, que ocupou o cargo nos últimos meses da gestão 2003-2008. Confira, na página 9, os mini-currículos dos atuais diretores e a entrevista do presidente do Cremesp, na página 8, sobre as perspectivas da gestão que se inicia.

A nova diretoria e os novos conselheiros do Cremesp foram apresentados na plenária especial, a última da gestão anterior, realizada no dia 30 de setembro, véspera da posse oficial.¬ Dos 42 conselheiros, nove são novos e 33 já ocuparam o cargo na gestão 2003-2008. Na ocasião, foi prestada também uma homenagem aos conselheiros que deixam a Casa.

Conselheiros que deixam gestão são homenageados

Os ex-conselheiros do Cremesp receberam das mãos dos colegas uma placa “pelos relevantes serviços prestados a este Órgão”, no período em que ocuparam o cargo. Durante a sessão solene presidida por Henrique Carlos Gonçalves, foram homenageados os conselheiros Gabriel David Hushi (por Isac Jorge Filho), José Manoel Bombarda (por José Marques Filho); Luiz Carlos Aiex Alves (por Marli Soares); Pedro Henrique Silveira (por Bráulio Luna Filho); Renato Ferreira da Silva (por Luiz Alberto Bacheschi); e Jorge Carlos Machado Curi (por Ruy Yukimatsu Tanigawa).


Scarazatti recebe homenagem das mãos de Henrique Carlos

Ao serem homenageados, os ex-conselheiros manifestaram seu agradecimento e pronunciaram algumas palavras sobre o período em que atuaram no Conselho. No dia anterior, os conselheiros da região de Campinas, Jorge Carlos Machado Curi, Moacyr Esteves Perche e Gilberto Luiz Scarazatti já haviam sido homenageados durante a inauguração da nova Delegacia Regional.

Veja abaixo trechos dos discursos de alguns dos homenageados:


“Aos que ficam e, principalmente, aos que chegam, eu digo: fui extremamente feliz, muito feliz, nesses quinze anos de aprendizado. Esta Casa é uma escola, e saio deste Conselho cumprindo uma etapa e uma missão que todos temos. Àqueles ou alguém em especial que eu tenha aborrecido, nesse momento de adeus, que aceitem minha retratação. Saio enaltecido, de cabeça erguida por tudo aquilo que aprendi. Obrigado a todos.” Gabriel David Hushi (na foto com Isac Jorge)


“Saio feliz desses anos todos de Conselho, que foram anos de aprendizado, e com a alegria da convivência com os amigos. Àqueles que nos momentos de divergência, eu tenha me excedido, peço desculpas. Deixo esta Casa emocionado e agradecido.” José Manoel Bombarda (na foto com José Marques)


“Receber essa homenagem é uma honra. Pela primeira vez estou deixando o Conselho sem deixar o Conselho. Eu não sinto que estou deixando o Conselho. É uma coisa muito boa, a sensação que tenho nesse momento. Sinto que continuo no Conselho de alguma forma, e isso pra mim é uma gratidão. O que posso desejar a todos é uma feliz gestão e um grande abraço, muito obrigado.” Pedro Henrique Silveira (na foto com Bráulio Luna Filho)


“Gostaria de agradecer a todos pelo convívio desses cinco anos, porque acredito que o Conselho unifica pessoas, unifica conceitos. Foi uma honra e um prazer conviver com vocês. Peço desculpas se às vezes passei do limite, é natural da vaidade humana querer ganhar nos detalhes, mas gostaria de dizer que saio daqui extremamente feliz com meu aprendizado pessoal e da minha satisfação com o curso de Educação Médica Continuada. Gostaria de finalizar agradecendo a Deus e de lembrar Fernando Pessoa: ‘de tudo na vida ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que devemos sempre continuar, a certeza de que seremos interrompidos antes de perguntar, portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo, fazendo um passo de dança.” Renato Ferreira da Silva (na foto com Luiz Alberto Bacheschi)


“Com certeza me sinto muito mais experiente do que quando entrei aqui, por ter sido recebido e de ter convivido com vocês durante esse tempo. Acho que tanto no momento das distensões como das tensões, a gente cresceu muito. Eu, particularmente, cresci muito e foi um grande prazer ver a evolução que todo o grupo teve por todo esse período para chegar, nesse momento, a uma transição muito boa do movimento médico, da medicina de São Paulo e do Brasil. Quero dar as boas-vindas aos nossos colegas que estão chegando aqui no Conselho. Não me sinto de saída. Sinto-me muito próximo de vocês e vamos continuar juntos no movimento médico. Temos ainda muito o que oferecer e acho que a medicina precisa disso.” Jorge Machado Curi (na foto com Ruy Tanigawa)


Este conteúdo teve 103 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 316 usuários on-line - 103
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.