PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Macular a imagem do Cremesp significa macular a própria imagem dos médicos paulistas - Henrique Carlos Gonçalves


PRESTANDO CONTAS (JC pág. 3)
Denúncias anônimas tentam ferir a imagem do Conselho e as de seus últimos presidentes


PRESTANDO CONTAS (JC pág. 4)
Documentos comprovam idoneidade e a forma correta de trabalho com que esta Casa é administrada


ESPECIAL (JC pág. 6 e 7)
Congresso de Bioética, realizado em Ribeirão Preto, reuniu público recorde na discussão de temas de grande interesse científico


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 8)
Tudo o que você precisa saber para participar das Eleições do Cremesp - quinquênio 2008-2013


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 9)
Acompanhe os componentes da Chapa 1 - Unidade Médica, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 10)
Acompanhe os componentes da Chapa 2, Resgate - A Renovação Inteligente, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 11)
Acompanhe os componentes da Chapa 3, Médico em 1º lugar, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 12)
Acompanhe os componentes da Chapa 4, Opção Ética, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


EXAME 2008 (JC pág. 13)
Exame do Cremesp 2008 tem inscrições prorrogadas até 31 de julho


ENTREVISTA (JC pág. 14)
Luiz Arnaldo Szutan, novo diretor da FCMSC-SP, é o entrevistado desta edição


ATIVIDADES 1 (JC pág. 15)
Portal científico do Cremesp dará acesso a 135 títulos de periódicos internacionais


ATIVIDADES 2 (JC pág. 16)
Veja os Módulos de Educação Médica Continuada deste mês de julho


ATIVIDADES 3 (JC pág. 17)
Neste mês de julho, Cremesp abriu licitação pública para comunicação institucional


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 17)
Álvaro Bien, geriatra e clínico geral, quer passar sua experiência de vida, como profissional da Medicina, aos filhos


ALERTA ÉTICO (pág. 18)
Tire suas dúvidas sobre o fornecimento da declaração de óbito do paciente a familiares


GERAL (JC pág. 19)
Presidente do Conselho é homenageado por oftalmologistas em Simpósio Internacional


GALERIA DE FOTOS



Edição 250 - 07/2008

GERAL (JC pág. 19)

Presidente do Conselho é homenageado por oftalmologistas em Simpósio Internacional


Atividades da presidência

Além das atividades internas do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves, na condição de presidente do Cremesp, participou dos seguintes eventos:

Oftalmologistas homenageiam presidente do Cremesp em Simpósio Internacional

O presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, esteve presente na cerimônia solene de abertura do XV Simpósio Internacional de Atualização em Oftalmologia da Irmandade da Santa Casa de São Paulo, em 20 de junho, a convite do Departamento de Oftalmologia da Instituição e do Centro de Estudos Oftalmológicos Jacques Tupinambá.     

Na ocasião, Henrique Carlos recebeu uma homenagem especial dos médicos oftalmologistas do Estado de São Paulo, representados pelo conselheiro Adamo Lui Netto. O encontro foi realizado em conjunto com a Japanese Society of Ophthalmology, em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. “Eventos desta natureza e dimensão enobrecem a classe médica e enriquecem a assistência prestada aos pacientes”, afirmou o presidente.

Conselho marca presença no
Congresso Médico do Centenário Brasil-Japão

Como parte das celebrações dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM) promoveram, em 19 e 20 de junho, o Congresso Médico do Centenário Brasil-Japão. O Cremesp esteve representado no evento pelo seu presidente, Henrique Carlos Gonçalves, e pelo conselheiro Akira Ishida, que participaram da cerimônia de abertura do Congresso.

Outros eventos
- Participou, em 5 de junho, da abertura do IV Congresso Internacional de Clínica Médica, no Anhembi. Também esteve presente na abertura da 5ª Conferência das Universidades da Sociedade de Pediatria de São Paulo, no Hospital Sírio Libanês;

- No dia 6 de junho, participou da homenagem de descerramento do quadro do diretor e conselheiro do Cremesp Desiré Carlos Calle¬gari,  no auditório Flamínio Fávero, além das prestadas aos médicos do ABC paulista, com 50 anos ou mais de formados;

- Em 10 de junho, esteve presente na abertura do XII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde, no Expo Center Norte. Também participou da cerimônia de entrega da medalha de Mérito Oswaldo Cruz a Antonio Ermírio de Moraes e Roberto Kalil Filho, no teatro da Fmusp;

- Prestigiou, no dia 12 de junho, a posse da nova diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

- Compareceu à posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), no dia 13 de junho;

- No dia 17 de junho, participou da audiência púbica na Câmara dos Deputados, onde discutiu o PL 3164/08 sobre bebidas alcoólicas;

- Em 28 de junho, proferiu palestra no VIII Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia sobre Mercado de Trabalho, em São José do Rio Preto.

Coluna dos conselheiros do CFM*

Especialidades e Áreas de Atuação


Clóvis Francisco Constantino

e-mail: biblioteca@cfm.org.br



O Conselho Federal de Medicina (CFM), em sua Reunião Plenária de junho último, aprovou a nova redação do anexo II da Resolução CFM n° 1785/06, que trata do reconhecimento de especialidades médicas e áreas de atuação, por meio da Comissão Mista de Especialidades, celebrada pelo convênio entre o CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A Comissão Mista atende, recebe, analisa, relata e delibera sobre solicitações de sociedades de especialidades, conforme os critérios estabelecidos pelo convênio, podendo ser reconhecidas novas especialidades, áreas de atuação, ou exclusão de outras. Dessa forma, a Plenária do CFM aprovou as modificações propostas, que são as seguintes:

1. Exclusão das áreas de atuação Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria, por solicitação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dessa forma, a Dermatologia não tem mais áreas de atuação, tudo é Dermatologia.
2. Inclusão da Endoscopia Digestiva também como área de atuação da especialidade Cirurgia Geral. Já o era em relação às especialidades como: Endoscopia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia e Coloproctologia.
3. Reconhecimento da Medicina Aeroespacial como nova área de atuação, relacionada às especialidades Medicina de Tráfego ou Clínica Médica.
4. Reconhecimento da Perícia Médica como nova área de atuação relacionada a todas as especialidades médicas.

Com essas últimas alterações, temos hoje, no Brasil, 53 especialidades médicas e 54 áreas de atuação, todas funcionando harmonicamente entre si.

Robin Hood às avessas


Isac Jorge Filho

e-mail: ijfilho@terra.com.br



O Brasil gastou cerca de três milhões de dólares (perto de cinco milhões de reais) para tratar portadores do HIV de outros países. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados pelo jornal “Folha de São Paulo”, de 8 de junho de 2008.

Foram 1.209 pacientes tratados, sendo na maioria portugueses (181), argentinos (158) e italianos (89).  Enquanto isso, lutamos por medidas, como a Emenda 29, para que possamos ter mais recursos para a saúde dos brasileiros. Hospitais estão em crise, profissionais da saúde são parcamente remunerados e trabalham em péssimas condições, doenças da miséria, como dengue e febre amarela, estão aí, matando e trazendo sofrimento.

O investimento com esses pacientes estrangeiros com AIDS é ainda maior quando se informa que o Brasil trata 3.500 bolivianos na Bolívia e 1.100 paraguaios no Paraguai, doando medicamentos para tratamento da AIDS para esses países. A doação de medicamentos e tratamento de pacientes da América do Sul, irmãos de luta, de fé e de sofrimento, é ação que se pode entender. O mesmo se diga com relação a países africanos como Angola (52 pacientes) e Moçambique (14 pacientes). Mas tratar doentes de países muito mais ricos que o Brasil, como Itália (89), Espanha (41 pacientes), EUA (35 pacientes), Alemanha (32 pacientes) e França (23 pacientes), com recursos que poderiam ser usados para cuidar da saúde de brasileiros, não se pode admitir.

A alocação de recursos para a Saúde Pública é um problema bioético da maior relevância. Fatos como os citados acima mostram que é imperioso que se faça ampla revisão do destino do dinheiro público utilizado na área da Saúde.

*Clóvis Francisco Constantino (titular) e Isac Jorge Filho (suplente) são representantes de São Paulo no Conselho Federal de Medicina.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 301 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.