PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Macular a imagem do Cremesp significa macular a própria imagem dos médicos paulistas - Henrique Carlos Gonçalves


PRESTANDO CONTAS (JC pág. 3)
Denúncias anônimas tentam ferir a imagem do Conselho e as de seus últimos presidentes


PRESTANDO CONTAS (JC pág. 4)
Documentos comprovam idoneidade e a forma correta de trabalho com que esta Casa é administrada


ESPECIAL (JC pág. 6 e 7)
Congresso de Bioética, realizado em Ribeirão Preto, reuniu público recorde na discussão de temas de grande interesse científico


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 8)
Tudo o que você precisa saber para participar das Eleições do Cremesp - quinquênio 2008-2013


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 9)
Acompanhe os componentes da Chapa 1 - Unidade Médica, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 10)
Acompanhe os componentes da Chapa 2, Resgate - A Renovação Inteligente, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 11)
Acompanhe os componentes da Chapa 3, Médico em 1º lugar, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 12)
Acompanhe os componentes da Chapa 4, Opção Ética, concorrentes às eleições do Cremesp 2008


EXAME 2008 (JC pág. 13)
Exame do Cremesp 2008 tem inscrições prorrogadas até 31 de julho


ENTREVISTA (JC pág. 14)
Luiz Arnaldo Szutan, novo diretor da FCMSC-SP, é o entrevistado desta edição


ATIVIDADES 1 (JC pág. 15)
Portal científico do Cremesp dará acesso a 135 títulos de periódicos internacionais


ATIVIDADES 2 (JC pág. 16)
Veja os Módulos de Educação Médica Continuada deste mês de julho


ATIVIDADES 3 (JC pág. 17)
Neste mês de julho, Cremesp abriu licitação pública para comunicação institucional


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 17)
Álvaro Bien, geriatra e clínico geral, quer passar sua experiência de vida, como profissional da Medicina, aos filhos


ALERTA ÉTICO (pág. 18)
Tire suas dúvidas sobre o fornecimento da declaração de óbito do paciente a familiares


GERAL (JC pág. 19)
Presidente do Conselho é homenageado por oftalmologistas em Simpósio Internacional


GALERIA DE FOTOS



Edição 250 - 07/2008

ATIVIDADES 1 (JC pág. 15)

Portal científico do Cremesp dará acesso a 135 títulos de periódicos internacionais


Cremesp assina consórcio com a Capes/Copere

Médicos do Estado de São Paulo terão acesso a conteúdo
exclusivo do portal científico
http://www.medicinaemevidencia.org.br

Os médicos cadastrados no portal Medicina em Evidência, do Cremesp, terão acesso, a partir deste segundo semestre de 2008, a um dos mais poderosos bancos de periódicos científicos internacionais disponíveis no meio eletrônico, com 135 títulos das mais respeitadas publicações internacionais.

Com a nova assinatura do consórcio firmado entre o Cremesp e a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Capes/Copere), os médicos cadastrados poderão acessar títulos das mais respeitadas publicações internacionais, entre elas aquelas publicadas pela American Medical Association (AMA) (veja matéria abaixo).

Este novo investimento no site científico – lançado pelo Cremesp no final de 2007 – objetiva oferecer à classe médica brasileira um portal de conteúdo ainda mais diferenciado, com resumos das principais atualizações nas diversas especialidades médicas.

De acesso simples e seguro, o portal oferece, a médicos de todos os Estados brasileiros, a oportunidade de contar com mais uma ferramenta para sua tomada de decisão, alicerçada em revisões sistemáticas que interligam a experiência clínica à conduta racional para abordagem do paciente.

Hoje, o portal conta com duas importantes fontes para a captação de informações científicas altamente qualificadas: Centro Cochrane do Brasil e a versão eletrônica do periódico Evidence Based Medicine (EBM). Com o primeiro, o Cremesp selou uma parceria que permite a seleção e transcrição de estudos comentados em temas médicos variados, reunidos na Biblioteca Virtual Cochrane; já a assinatura eletrônica da EBM permite que todos os médicos cadastrados no portal acessem, na íntegra, uma seleção de artigos publicados pelas edições quinzenais do periódico, traduzidos para o português.
Agora, o conteúdo do portal – que num primeiro momento estava subdividido em quatro especialidades (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria) e outros canais de informações, como Artigos Científicos Gerais, Atualização Profissional, Biblioteca Virtual, Links Interessantes e Eventos (nacionais e internacionais) – deverá crescer exponencialmente. Cadastre-se para receber o boletim eletrônico quinzenal em: http://www.medicinaemevidencia.org.br

Assinatura disponibilizará 135 títulos de periódicos internacionais

O acesso eletrônico a 135 títulos dos mais relevantes periódicos internacionais sobre Medicina estará disponível, a partir de agosto, aos médicos do Estado de São Paulo. Os artigos trazem grandes pesquisas, descobertas, novas experiências e abordagens de várias especialidades médicas. A iniciativa faz parte dos investimentos que estão sendo realizados em 2008 para o conteúdo do portal científico Medicina em Evidência.

Entre as publicações incluídas no pacote estão o New England Journal of Medicine, Journal of the American Medical Association (Jama), Chest e Circulation, entre outras. O serviço é fornecido pela Dot.Lib, que viabilizou o consórcio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Consórcio de Periódicos Eletrônicos  (Capes/Copere) e o Cremesp.

De acordo com Marcos Criado, gerente de negócios da Dot.Lib  para o Estado de São Paulo, a proposta envolve o pacote da base OVID, uma das mais importantes editoras de títulos eletrônicos da área médica, operando inclusive como agregadora de publicações de entidades científicas de todo o mundo. “Numa única interface de pesquisa, o médico conseguirá acesso a artigos técnicos especializados e de qualidade, com o auxílio de uma poderosa ferramenta de busca”, afirmou.

Criado explica que o sistema possibilita, de maneira simples e direta, uma varredura em todas as publicações médicas de renome, para localização segura da informação desejada. “é extremamente importante ter entre nossos clientes o maior Conselho Regional de Medicina do país, entidade conceituada e respeitada não somente pela classe médica, mas também pelo meio acadêmico e pela sociedade”, acrescentou.

O acesso ao conteúdo do consórcio Capes/Copere será realizado mediante cadastramento do visitante, que deve ser obrigatoriamente graduado em Medicina e devidamente registrado no Cremesp. Ao contrário da assinatura individual das publicações, bastante onerosa para o médico, o acesso a fontes exclusivas de informação (cerca de 90% do conteúdo é protegido por direito autoral) não representará qualquer ônus ao profissional cadastrado.

Conselho lança Manual de Fiscalização

O Cremesp lançou neste mês o Manual de Fiscalização – Normas e rotinas para a ação do médico fiscal do Departamento de Fiscalização.  Este departamento tem a função de exercer a prerrogativa legal do Conselho de vistoriar as condições de exercício profissional dos médicos, bem como as condições dos serviços médicos prestados à população.

“O Manual reúne conceitos, procedimentos e atividades, fixando os princípios gerais e a sistemática de fiscalização dos locais de trabalho médico”, explicou o conselheiro diretor do Departamento de Fiscalização, João Ladislau Rosa. O objetivo, acrescentou, “é consolidar esses procedimentos, resgatando e organizando a experiência prática da ação fiscalizadora de mais de duas décadas do Cremesp, a fim de propiciar maior uniformidade desses conhecimentos entre os médicos fiscais, os conselheiros e os delegados do Conselho”.

Segundo o presidente  Henrique Carlos Gonçalves, o Cremesp “foi o pioneiro na criação do Departamento de Fiscalização, área em que possui grande experiência, tanto nas atividades de rotina quanto nas ações fiscalizadoras em parceria com o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e outras instituições”.

O Manual foi desenvolvido com a participação da equipe de médicos fiscais do Cremesp; e o texto final foi elaborado pelo  chefe do Departamento de Fiscalização, Paulo de Tarso Puccini. A tiragem da publicação será distribuída entre os conselheiros, Delegacias Regionais do Cremesp, CRMs de outros Estados, bibliotecas etc.

CLUBE DO FÍGADO
A reunião do Clube do Fígado ficou  sob a responsabilidade da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no último dia 1º de julho, integrando o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp. Sob a coordenação de Marcelo de Moura Linhares e de Maria de Fátima Santos, foram discutidas condutas e controvérsias a partir de dois casos clínicos, sendo abordados os seguintes temas: Carcinoma hepatocelular em portador de vírus C da hepatite na ausência de hepatopatia crônica e Tumor de Klatskin. A próxima reunião acontece dia 5 de agosto, às 10 horas, no auditório do Cremesp, e ficará sob responsabilidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Cursos & Eventos

Diabetes
O 13° Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multipro¬fissional em Diabetes e a 13ª Exposição Brasileira de Produtos e Alimentos para Portadores de Diabetes, acontecem entre os dias 25 e 27 de julho, na UNIP – Rua Vergueiro, 1211, em São Paulo. As inscrições para temas livres já se encontram abertas. Informações e inscrições: (11) 5572-6179 e (11)5572 – 6559 ou pelo site http://www.anad.org.br

Obstetrícia e Ginecologia
O XIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, já iniciou os trabalhos para organização do evento, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Haverá, também, na área de exposição, um restaurante do Hotel Transamérica com capacidade para 400 pessoas. Informações: http://www.sogesp.com.br ou na Central de Eventos Sogesp, pelo telefone (11) 3884 – 7100.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 445 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.