PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Acompanhe uma rápida retrospectiva das realizações do Cremesp durante a gestão 2003-2008


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Em entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal


GERAL 1 (JC pág. 4)
Pesquisa realizada pelo Cremesp comprova a desvalorização do salário médico também nas cidades do interior paulista


GERAL 2 (JC pág. 5)
Veja o que dizem os sindicalistas sobre a pesquisa do Cremesp relacionada aos salários dos médicos do interior do Estado


BALANÇO 1 (JC pág. 6)
Conselheiros da gestão 2003-2008 apresentam resultados do trabalho realizado em 5 anos


BALANÇO 2 (JC pág. 7)
Ao longo desta gestão foram realizados eventos de grande interesse para a classe, além de homenagens aos médicos do Estado com mais de 50 anos de profissão


BALANÇO 3 (JC pág. 8)
Preservar a qualidade do ensino médico esteve entre as principais ações dos diretores desta gestão


BALANÇO 4 (JC pág. 9)
Cremesp disponibiliza aos médicos do Estado informações científicas de qualidade, com a criação do site Medicina em Evidência


BALANÇO 5 (JC pág. 10/11)
CBHPM, Ato Médico, Pacto pela Saúde, Defesa do SUS: estas são apenas algumas das ações nas quais este Conselho empenhou-se ativamente pela classe médica e pela sociedade


BALANÇO 6 (JC pág. 12/13)
Atual gestão otimizou as lutas da classe médica em prol de melhores condições de trabalho, para o atendimento na Saúde com qualidade e dignidade


BALANÇO 7 (JC pág. 14/15)
A área Administrativa e Judicante, e o Depto de Comunicação, representaram pontos fortes de transformações que beneficiaram os médicos no acesso à informação e serviços eletrônicos


ATIVIDADES 1 (JC pág. 16)
Centenas de médicos participaram do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, na capital e no interior


ATIVIDADES 2 (JC pág. 17)
Conselho faz a entrega das primeiras novas cédulas de identidade médica


ATIVIDADES 3 (JC pág. 18)
A quarta edição do Exame do Cremesp já está recebendo inscrições de sextanistas e recém-formados em Medicina de todo o país (exceto do Estado do Espírito Santo)


ALERTA ÉTICO (pág. 19)
Cirurgia plástica e estética: tire suas dúvidas sobre especificidades associadas aos procedimentos médicos, em questões especialmente selecionadas pelo nosso Centro de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 249 - 06/2008

ATIVIDADES 2 (JC pág. 17)

Conselho faz a entrega das primeiras novas cédulas de identidade médica


Realizada cerimônia de entrega das
novas cédulas de identidade médica


Zid Albuquerque, um dos primeiros profissionais a receber a nova identidade médica

O auditório da sede do Cremesp foi palco, no último dia 28, da solenidade de entrega da nova cédula de identidade médica e homenagem aos primeiros médicos registrados no Conselho, com mais de 50 anos de exercício profissional. O evento selou um compromisso firmado pela atual gestão do Conselho, por ocasião do início do processo de recadastramento, ocorrido em outubro de 2006.

Com a presença maciça dos conselheiros da casa e de lideranças médicas paulistas, constituíram a mesa da cerimônia: Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp, Renato Azevedo Jr., diretor primeiro-secretário, Carlos Alberto Grandini Izzo, representando Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Ikira Ishida, representando Jorge Carlos Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), e Gerson Zafalon Martins, presidente do Conselho de Medicina do Paraná.

Os primeiros médicos a receber as novas identidades foram: Jair Xavier Guimarães, Domingos Lerário, Helga Maria Mazzarolo Cruz, Elias Mutchnik, Zid Albuquerque, Luiz Sterman, Emílio Mastroianni, Antônio Varella Junqueira de Almeida e Jenner Cruz. Os respectivos registros no Conselho figuram entre os números 3 e 159. “Todos os que estão recebendo as novas identidades, e são agora homenageados, têm mais de 50 anos de atividade profissional e nunca infringiram o código de ética. E este é um patrimônio da medicina do Estado de São Paulo. Queremos que estes colegas e todos os demais que fazem parte desse conjunto, sintam-se aqui também homenageados”, declarou o presidente do Cremesp.

Cremesp homenageia médicos do ABC


Desiré Callegari, ao centro, e médicos homenageados, em frente ao seu quadro como ex-presidente

E faz descerramento de quadro do ex-presidente Desiré Callegari

Médicos com mais de 50 anos de exercício da Medicina e lideranças médicas da região do ABC paulista foram homenageados pelo Cremesp, em cerimônia realizada no último dia 6, no auditório da Sede. Na ocasião também houve o descerramento do quadro em homenagem ao ex-presidente e atual diretor jurídico e conselheiro, Desiré Carlos Callegari.

Os médicos com mais de 50 anos de exercício profissional receberam um diploma pelos valiosos serviços prestados à comunidade, e o livro de 50 anos de história do Cremesp. Foram homenageados: Mario Casemiro, Rubens Awada, Raul Aleixo de Souza, Sérgio Raphael Fusari e Túlio Negro. Além desses, as seguintes lideranças médicas da região do ABC foram homenageadas com uma placa, pela sua atuação em prol da categoria: Artur Prado Marsicano, Delcides Zucon, José Roberto Espíndola Xavier, Nadjanara Dorna Bueno e Tomas Patrício Smith-Howard.

Quadro
No auditório Flamínio Fávero, que abriga os quadros de todos os ex-presidentes do Cremesp, passa agora a figurar o do atual diretor jurídico e conselheiro, Desiré Carlos Callegari, que presidiu a entidade no período de abril de 2006 a junho de 2007. Callegari manifestou sua gratidão a todos os presentes e também aos conselheiros, delegados e funcionários do Cremesp. “Tenho certeza de que, olhando nos olhos uns dos outros, sabemos que valeu a pena todo o esforço que fizemos”, afirmou.

Diretores clínicos se reúnem no Cremesp

Mais uma reunião com os diretores clínicos foi realizada no dia 11 de junho,  na sede do Cremesp. O encontro abordou o processo eletivo em hospitais de ensino. O vice-presidente do Conselho, Luis Alberto Bacheschi, e a conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenaram o encontro, que contou com a presença dos diretores da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Alair Benedito de Almeida (presidente) e Antonio Carlos Forte (vice-presidente). O foco do encontro foi a avaliação das particularidades dos hospitais de ensino, no que se refere à escolha de candidatos elegíveis para a composição da diretoria naquelas instituições, tomando como referência a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.716, de 11/02/2004. “O encontro foi extremamente produtivo e esclarecedor. Acordamos que é preciso observar a autonomia universitária dos hospitais de ensino, de tal forma que permita o estabelecimento de critérios mínimos para a elegibilidade de candidatos a diretores clínicos nessas instituições, aprimorando a resolução do CFM vigente”, avaliou Maria do Patrocínio. 

Médicos auditores realizam encontro na sub-sede
Com o  objetivo de discutir a reativação  da Sociedade de Médicos Auditores do Estado de São Paulo (Somaesp), foi realizada, no dia 8 de maio, uma reunião de médicos auditores na Delegacia Metropolitana da Vila Mariana. O Cremesp esteve representado pelo diretor e conselheiro Antonio Pereira Filho, que enfatizou “a importância de uma sociedade de médicos auditores que atue em consonância com as normas da ANS/Anvisa, as diretrizes da AMB e as resoluções e pareceres do CFM e Cremesp”. Segundo ele, desde 2001, o Conselho possui um comitê multidisciplinar de auditoria médica à disposição da classe médica. “Nosso objetivo é orientar e dirimir dúvidas éticas que surjam entre médicos auditores, prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde”, afirmou Pereira.

Renovação de compromisso marca posse no Simesp
A posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) – reeleita com mais de 90% dos votos, com Cid Carvalhaes à frente do comando da entidade –, foi realizada  dia 6 de junho, no Clube Sírio. O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e por diversos representantes de entidades médicas, dentre eles  o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, Clóvis Constantino (representando o Conselho Federal de Medicina), Márcio Bichara (representando a Fenam) e o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Curi. O discurso dos quatro teve alguns pontos comuns, como a imprescindível manutenção da unidade médica, “conquistada diariamente”, como definiu o representante do CFM.


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 534 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.