PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Acompanhe uma rápida retrospectiva das realizações do Cremesp durante a gestão 2003-2008


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Em entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal


GERAL 1 (JC pág. 4)
Pesquisa realizada pelo Cremesp comprova a desvalorização do salário médico também nas cidades do interior paulista


GERAL 2 (JC pág. 5)
Veja o que dizem os sindicalistas sobre a pesquisa do Cremesp relacionada aos salários dos médicos do interior do Estado


BALANÇO 1 (JC pág. 6)
Conselheiros da gestão 2003-2008 apresentam resultados do trabalho realizado em 5 anos


BALANÇO 2 (JC pág. 7)
Ao longo desta gestão foram realizados eventos de grande interesse para a classe, além de homenagens aos médicos do Estado com mais de 50 anos de profissão


BALANÇO 3 (JC pág. 8)
Preservar a qualidade do ensino médico esteve entre as principais ações dos diretores desta gestão


BALANÇO 4 (JC pág. 9)
Cremesp disponibiliza aos médicos do Estado informações científicas de qualidade, com a criação do site Medicina em Evidência


BALANÇO 5 (JC pág. 10/11)
CBHPM, Ato Médico, Pacto pela Saúde, Defesa do SUS: estas são apenas algumas das ações nas quais este Conselho empenhou-se ativamente pela classe médica e pela sociedade


BALANÇO 6 (JC pág. 12/13)
Atual gestão otimizou as lutas da classe médica em prol de melhores condições de trabalho, para o atendimento na Saúde com qualidade e dignidade


BALANÇO 7 (JC pág. 14/15)
A área Administrativa e Judicante, e o Depto de Comunicação, representaram pontos fortes de transformações que beneficiaram os médicos no acesso à informação e serviços eletrônicos


ATIVIDADES 1 (JC pág. 16)
Centenas de médicos participaram do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, na capital e no interior


ATIVIDADES 2 (JC pág. 17)
Conselho faz a entrega das primeiras novas cédulas de identidade médica


ATIVIDADES 3 (JC pág. 18)
A quarta edição do Exame do Cremesp já está recebendo inscrições de sextanistas e recém-formados em Medicina de todo o país (exceto do Estado do Espírito Santo)


ALERTA ÉTICO (pág. 19)
Cirurgia plástica e estética: tire suas dúvidas sobre especificidades associadas aos procedimentos médicos, em questões especialmente selecionadas pelo nosso Centro de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 249 - 06/2008

ATIVIDADES 1 (JC pág. 16)

Centenas de médicos participaram do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, na capital e no interior


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA


Renato Azevedo Junior dá palestra sobre dor torácica

Módulos do Programa são realizados na Capital e em vários municípios do Estado com a presença de centenas de médicos

Urgências de Pronto-Socorro foi a temática do 18º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, realizado nos dias 16 e 17 de maio, com a participação de cerca de 250 médicos. Os temas tratados foram: A Ética Médica no atendimento de urgências em pronto-socorro (Henrique Carlos Gonçalves); Diarréias Agudas (Tadeu Orlando Franconieri); Estados Hiperglicêmicos (Adriano Namo Cury); Dor Torácica (Renato Azevedo Júnior); Choque (Rosa Goldstein Alheira Rocha); Insuficiência Respiratória (Antonio José Appezzato); Parada cardiorrespiratória - atendimento inicial (Bruno Vaz Kerges Bueno); e Atendimento inicial ao politraumatizado (Mozar Horn).

Saúde Mental
Nos últimos dias 30 e 31 de maio, foi realizado o 19° módulo sobre Saúde Mental. Na sexta, sob a coordenação do conselheiro José Manoel Bombarda foram tratados os seguintes temas: Momento Ético (Henrique Carlos Gonçalves); A entrevista psiquiátrica (Luiz Carlos Aiex Alves); Diagnóstico e tratamento da depressão importante (Francisco Lotufo Neto); Tratamento de pacientes com dependência de álcool (Renato Del Sant); e Diagnóstico e tratamento da esquizofrenia (Itiro Shirakawa). No sábado, sob a coordenação do conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves, os temas foram: Tratamento de pacientes com distúrbio de personalidade borderline (Darcy Antônio Portolese); Tratamento de pacientes com delirium (Gabriel Roberto Figueiredo); Avaliação e tratamento de pacientes com comportamentos suicidas (Ibiracy de Barros Camargo); e Tratamento de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (Mauro Gomes Aranha de Lima).

Interior

Presidente Prudente

Em parceria com a Sociedade de Medicina, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, o Sindicato dos Médicos e a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, o Cremesp realizou, no dia 29 de maio, sob a coordenação do conselheiro Henrique Salvador (na foto acima entre palestrantes e médicas assistentes) e do delegado regional da região, Jaime Ribeiro Barbosa, o módulo do Programa de Educação Médica Continuada, sob o tema Saúde da Criança, na sede da Sociedade. O curso contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre médicos, profissionais da saúde e residentes, e abordou os seguintes temas: Obesidade, hipertensão e diabetes na criança, e puberdade precoce (Adriana Siviero Miachon); Diagnóstico diferencial das anemias (Paula Andreia Martins Carrilho); Icterícia neonatal (Giovana Marioto Pelizari); Imunobiológicos especiais (Mitsuji Seki) e Discussão de casos clínicos versando sobre adolescentes usuários de drogas e submetidos à violência (Haroldo Katayma, Alessandra Alessi Ribeiro, Suzete Motta Peretti, Sandro Belluzzo Vecchi e Rita Higa), sob a coordenação de Henrique Salvador, Jaime Barbosa e Elza Utino.

São Carlos
No dia 5 de maio, foi realizado o 34° módulo do Programa de Educação Médica Continuada, na Sociedade Médica de São Carlos. Os temas tratados foram: Momento Ético (José Manoel Bombarda); Asma – abordagem prática (Suzana Renata Perez Orrico); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Febre Amarela (Luciana Souza Jorge); e Tratamento de hipertensão (José Fernando Vilela Martin). 

Santa Fé do Sul


Renato Ferreira e representantes das entidades

O 35° módulo do PEMC aconteceu no dia 19 de maio, na Associação Atlética Banco do Brasil, em Santa Fé do Sul. Os temas tratados foram: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Febre Amarela (Luciana Souza Jorge); Acidente vascular cerebral (Fábio de Nazaré Oliveira); e Asma – abordagem prática (Suzana Renata Perez Orrico).

Fernandópolis 
Foi realizado pelo Cremesp, no dia 26 de maio, o 36° módulo do Programa, com a presença de 52 participantes. Os temas foram os seguintes: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Dengue e Febre Amarela (Luciana Souza Jorge); Acidentes vasculares encefálicos (Fábio de Nazaré Oliveira); e Asma e Doenças pulmonares obstrutivas crônicas (Suzana Renata Perez Orrico).

Franca
O Educação Médica realizou seu 37° módulo na sede Recreativa do Centro Médico de Franca, em 29 de maio. Os temas tratados foram: Momento Ético (Lavínio Nilton Camarim); Atendimento inicial ao Politraumatizado (José Ivan de Andrade); e Dor torácica (José Henrique de Andrade Vila). “Foi um grande sucesso. Houve amplo debate, e essa troca de experiências, considero muito valiosa”, afirmou José Henrique Andrade Vila.

Pirangi
O 38º módulo foi realizado na cidade de Pirangi, nos dias 30 e 31 de maio. Os temas tratados foram: Conduta no paciente com infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Diabetes e síndrome metabólica (Marco Antônio Fernandes Dias); Hipertensão arterial crônica (José Fernando Vilela Martin); Insuficiência coronariana (Maurício de Nassau Machado); e Condutas no diagnóstico e tratamento do AVC agudo (Fábio de Nazaré Oliveira).

Itapeva
No dia 30 de maio, a Delegacia Regional de Sorocaba realizou o 39º módulo do Programa em Itapeva. Foram destacados temas de interesse prático: Como agir para evitar denúncias (João Márcio Garcia); Dor abdominal (Milton Steinman) e Dor torácica (Renato Azevedo Júnior). Cerca de setenta pessoas estiveram presentes, e a abertura foi realizada por Mário Sérgio Tassinari, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Bebedouro
No dia 9 de junho, o 40º módulo aconteceu no hospital Unimed II de Bebedouro, com os seguintes temas: Momento Ético (Carlos Marcelo Borges Santiago e José Eduardo Pereira); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Dengue e Febre Amarela (Luciana Souza Jorge); Acidentes vasculares encefálicos (Fábio de Nazaré Oliveira); e Asma e Doenças pulmonares obstrutivas crônicas (Suzana Renata Perez Orrico).

Amparo
O 41º módulo do Programa foi apresentado pela Associação Paulista de Medicina da cidade de Amparo, nos dias 13 e 14 de junho. Os temas foram: Momento Ético (Moacyr Esteves Perche); Aspectos legais (Mônica Santiago Amaral Carvalho); Atualização em infectologia (Flávia Alves Ferreira Rossini); Interações medicamentosas indesejáveis em medicina interna (José Henrique Andrade Vila); Doenças psíquicas e incapacidade laborativa (José Ari Carletti de Oliveira). 


Este conteúdo teve 1669 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 67 usuários on-line - 1669
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior